Senhor da Yoga - Cap. 3 - Caminho da ação

Versículo 30

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Senhor da yoga - versículo 30
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Senhor da yoga - versículo 30
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30 - Oferecendo todos os teus atos e supostos frutos a Mim, e fixando a mente no SER interior, despoja-te dos anelos que tens pelos resultados e liberta-te de toda noção de "eu" e "meu"; só depois disso, ó Arjuna, poderás lutar sem a febre mental.

'Oferecendo' significa sacrificando a intencionalidade do ato: o querer e o não querer. 'Fixando a mente no ser interior' significa fixar a mente em você espírito, se concentrar no espiritualismo, no ecumenismo e no universalismo.

Portanto, Krishna recomenda que você deve estar concentrado o tempo inteiro em obter bens no céu; tem que estar concentrado o tempo inteiro em atingir a consciência amorosa da prática da ação; tem que estar concentrado o tempo inteiro em se harmonizar com o Universo. Ele aconselha isso porque os seres humanizados estão concentrados no 'eu externo', ou seja, no ser humano. Estão sempre procurando o que é bom para o ser humano; estão sempre procurando sempre seguir os seus códigos de leis; estão procurando superar o próximo. Este é o problema.

Espiritualismo, ecumenismo e universalismo tem que ser objetivo de vida. Se vier à mente de um sábio que ele não gosta de ver uma pessoa descalça, ele, como está concentrado no Ser interior, no universalismo, ao invés de aceitar esta idéia criada pela mente, procura se harmonizar com aquela pessoa, amando-lhe com e sem sapato. Ele não se harmoniza com a idéia de ter que lhe criticar, obrigá-la a colocar o sapato porque ele gosta ou porque quer. Esse é o comportamento do sábio...

Na hora que vocês viverem para amar ao próximo, ou seja, para se harmonizar com o outro, a vida vai mudar. Só que vocês vivem o tempo inteiro querendo domesticar o próximo. Não se assustem com a palavra, é essa mesmo: vocês vivem querendo domar o outro, subordiná-lo aos seus desejos... Vocês vivem pensando assim; 'não gosto de quem não usa sapato, então tenho que comentar isso com ele, tenho que fazê-lo entender a importância de andar de sapato'.

 A harmonia nasce não quando um tem que ser igual ao outro. Para que haja harmonia é preciso que você se harmonize com o outro como ele está. A igualdade que pregamos não é aquela que é caracterizada por um ser cópia um do outro, mas sim a que se fundamenta no direito de cada um ser diferente. Se o outro gosta de fumar, o que você tem a ver com isso? O problema é dele... Se o cigarro dá câncer, quem vai morrer é ele... Porque que você acha que tem o direito de obrigá-lo a parar de fumar? Isso é uma violência contra o outro, contra os direitos dos outros...

Vocês ficam muito impressionados quando falo de estupro, mas vocês estupram o outro a cada segundo: estupram a vontade, o desejo, estupram o direito do outro ser ele mesmo, ser quem quiser ser...

Quem quer fumar, que fume! Quem é você para acusá-lo de qualquer coisa ou achar que tem o direito de comandar a vida alheia? Por acaso você é o dono da verdade, o salvador da humanidade, aquele que conhece todas as verdades?

Participante: Na verdade até hoje aprendemos que ajudar ao próximo é levá-lo para o bom caminho. Agora essa questão de que nem todos que fumam tem câncer ou que alguns fumam para ter câncer tem que falar em Deus Causa Primária e tem que falar em livro da vida e muita gente não acredita nisso.

Não precisa se falar em Deus Causa Primária nem em livro da vida. O argumento que você pode usar para os outros é mais simples...

Quem disse que o certo é ficar vivo? Você não vai morrer? Então, porque não morrer de câncer? Este é um argumento que você pode usar para falar aos outros e nem precisa entrar na questão da fatalidade...

Mais argumentos. Porque se defende a vida se a morte é certa? Quem lhe deu a posição de juiz da vida do outro? As pessoas rebaterão: 'ah, mas, eu sou amigo dele'... Sim, você é amigo dele, mas não é seu dono...

Perceba que com a insistência da crítica – que vocês chamam de conselho – o querem é tomar conta do outro, querem dizer o que ele tem que fazer, a hora, o jeito e o que deve ser feito. Isso é querer dominar, é querer ser senhor do outro.

Veja, eu não falei em Deus Causa Primária, em livro da vida ou em qualquer tema que envolva a fatalidade. Aliás, não falei nem em religião. Eu falei o seguinte: se você acha que tem o direito de fazer o que quer, dê ao próximo esse direito também.

Participante: Ah, mas você está me prejudicando fumando perto de mim...

Certo, então vou fumar longe de você. Mas, mesmo que fizesse isso, quando retornar para o seu lado, você começará a me criticar: 'já foi fumar de novo?' Eu respeitei o seu direito de não fumar, mas quando voltei, ainda tive que ouvir crítica. Compreendeu?

Não precisa de falar em Deus como Causa Primária de todas as coisas. É só dizer: 'se você acha alguma coisa, ache, mas me deixe em paz com o que eu acho’... Se você gosta de andar arrumado, ande; eu não gosto; eu gosto de andar assim. Porque tenho que andar igual a você? Você é o juiz do mundo? Você detém a verdade do mundo?

Essa é a liberdade que nós temos que nos dar: a liberdade de não seguir os padrões dos outros. Mas, se queremos esta liberdade, temos que dar ao outro o direito fazer o que quer e não obrigá-lo a fazer o que você quer.

Essa é a base do amar ao próximo como a você mesmo que Cristo nos ensinou: dar o direito ao próximo de ele fazer o que quer.

Participante: É, mas aí você perde o amigo.

Se isso acontecer, não perdeu nada: perdeu apenas uma falsidade. Você achava que ele era seu amigo, mas na primeira desavença ele deixou de ser. Isso quer dizer que nunca houve amizade, mas uma falsidade...

Essa é a concentração perfeita no Ser, no Espírito e não no ser humano: estar constantemente se preocupando em sacrificar os seus desejos e verdades a Deus para poder dar ao próximo o direito dele ser o que ele quer ser. Saiba que se você não der esse direito ao próximo, não tem direito algum.

Com a perda do seu direito vem o carma, a ação carmática. Quando ela chega trazendo coisas que vocês não gostam de vivenciar sofrem. Mas, por que sofrem? Porque querem ter o direito de ser, estar e fazer o que querem, mas não deixam os outros serem o que querem. Plantando restrições ao próximo só podem colher restrições a si mesmo... É isso que gera um determinado tipo de carma onde você sofre.

Agora, se liberta-se de tudo (os seus conceitos de certo e errado, bonito e feio) irá transitar entre as coisas sem estar apegado a elas. Esta forma de vivenciar os acontecimentos da vida lhe gera um carma diferente...

Mas, ouça bem: libertar-se dos conceitos não lhe tira o direito de agir. Se você entra aqui e percebe que está sujo, limpe, se limpar. Isso você pode fazer, se fizer. Agora, não reclame de quem não limpou. Uma vez você me disse que mandou seu filho arrumar o quanto. Passado um tempo ele disse que já tinha arrumado. Depois você foi ao quarto e disse que ainda estava uma bagunça. Acha isso certo? Você tem que dar a ele o direito de achar que ele arrumou, mesmo que para você não esteja arrumado. Mas, dar a ele este direito não retira o seu de mudar a arrumação que ele fez. Você não precisa deixar do jeito que está. Se quiser vá lá e arrume do seu jeito, mas não o critique por que acha que a arrumação dele não estava como você achava que devia estar.

Não estou falando que deva deixar de fazer. Estou dizendo apenas que deve dar ao outro o direito de ele querer ser quem é, de achar que o que ele fez foi uma arrumação. Essa é a concentração do eu no Ser necessária para quem busca a elevação espiritual: o tempo inteiro estar preocupado em harmonizar-se com o mundo do jeito que ele está e não querer trocar o mundo para o que você acha certo.

Participante: Então eu não tenho que fazer nada?

Depende... Se você quiser fazer alguma coisa faça: vá lá pegue o que acha que está fora de lugar e guarde onde imaginar que é o certo de se guardar. Se quiser, também, pode deixar tudo do jeito de que está. Na verdade, pode fazer muitas coisas, mas a única coisa que não pode fazer é acusar, criticar, sofrer, o que, aliás, é só o que vocês humanos fazem neste caso, não?

Compreendam uma coisa: não adianta brigar que nada vai mudar. Será que vocês ainda não repararam que por mais que se esforcem em mudar os outros eles nunca mudam? A única que sai perdendo com tudo isso é você: perde a sua paz, a sua harmonia, a sua tranqüilidade... Só quem perde é você.