Senhor da yoga - Cap. 4 - Caminho do conhecimento

Versículo 29

Reproduzir todos os áudiosDownload
Senhor da yoga - versículo 29

29 - Alguns há que praticam o "prânayâma" (ou o controle dos pranas ou forças vitais), oferecendo "prâna" (ou a exalação) no "apana" (ou na inalação) e "apana" no "prâna", depois de restringir a saída e a entrada dessas forças. Enquanto outros que regulam sua alimentação, oferecem as funções dos "prânas" nos "prânas" ou os sentidos. (Depois de dominar um dos cinco "prâ¬nas", o yogue passa a concebê-los como um fogo sagrado, e nes¬se oferece os quatro prânas restantes como oblação. O yogue per¬feito controla os cinco prânas ou o corpo psicofísico, que é o que chamamos corpo e alma humana.)

O yogue perfeito é o que controla tudo. Por isso existem diversos caminhos, diversas yogas ou ações espirituais de entrega a Deus, mas elas somente serão completas quando o yogue dominar tudo.

Portanto, não adianta você fazer, por exemplo, a caridade doando a austeridade a Deus ('deixo de comprar pra mim pra comprar para o pobre') sem que tenha dominado também a mente. É válido praticar a caridade? É yoga? Sim, é um caminho para a elevação, mas ainda não é o caminho completo. Ele só estará completo quando houver o domínio de todos os sentidos, inclusive a mente.