Senhor da Yoga - Cap. 2 - Caminho do discernimento

Versículo 29

Reproduzir todos os áudiosDownload
Senhor da yoga - versículo 29
Senhor da yoga - versículo 29

29. O ser, alguns o consideram como algo maravilhoso; outros falam dele maravilhados; outros mais, ouvem falar dele com assombro e existem ainda aqueles que, mesmo que ouçam falar dele, o desconhecem.

Para podermos compreender bem o ensinamento de Krishna neste trecho, vamos ver cada uma das suas falas. A primeira: alguns consideram o ser como algo maravilhoso. O que quer dizer isso? Alguns acham o ser, o espírito como algo maravilhoso e por isso vivem com a intenção de vivenciar o ser, o atma, o mundo espiritual, pois acham maravilhoso este tipo de vida.

Segunda frase de Krishna: outros falam dele maravilhados... Quem são estes? São aqueles que conhecem o mundo espiritual, o acha muito bom, mas não deixam de viver a vida carnal pelos valores materiais...

Terceira frase: outros mais ouvem falar dele com assombro... Alguns,quando descobrem a existência do mundo espiritual, se assombram com o que descobrem. Na verdade esses não estão buscando nada, a não ser satisfazer a sua curiosidade. No entanto, este é o princípio da caminhada.

Assombrar-se com as coisas espirituais é o início do caminho de todos aqueles que buscam a Deus. É a partir do caminho do assombro que o ser humanizado poderá, posteriormente, se maravilhar ou falar dele maravilhado. O assombro do ser humanizado é o início do caminho. É quando ele descobre a existência do Universo além da percepção. A partir do momento que descobre a existência do Universo extra perceptivo pode buscar a maravilha ou falar maravilhado do que descobriu.

Quarta frase de Krishna: existem aqueles que, mesmo que ouçam falar dele, o desconhecem... Nesta frase o mestre fala que existem aqueles que possuem apenas o conhecimento material sobre o atma, porque ouvem falar dele, mas o desconhece.

 Portanto, neste trecho completo, Krishna nos fala das formas de contato que o ser humanizado pode ter com o mundo espiritual. Aqueles que ouviram falar do mundo espiritual mas o desconhece, aqueles que, por buscar conhecê-lo, se assombram com as coisas do mundo espiritual e que depois deste primeiro contato podem maravilhar-se com este novo mundo ou apenas falar dele maravilhado. Estes últimos falarão dele, mas não o conhecerão... Estes são aqueles que se prendem a uma imagem humana do mundo espiritual.

Como já dissemos não se pode imaginar o mundo espiritual pelos valores materiais. Mas, existem muitos que se relacionam com o atma deste jeito. São aqueles que querem descobrir os segredos científicos do mundo espiritual, querem aprender técnicas ditas espirituais.

Só que este conhecimento do atma é irreal, não é real. Qualquer coisa que o ser humanizado possa compreender pela razão a respeito do mundo espiritual não é real, pois ele é impensável. Estes são os últimos sobre os quais Krishna fala: aqueles que têm muita cultura sobre o atma, mas que só possuem cultura material sobre ele.

Mas, como já disse, isto é caminho. Este ser, depois de se deslumbrar com o mundo espiritual, começa a falar dele deslumbrado. Este falar, no entanto, ainda não é a realização, pois o ser humanizado que imagina conhecer o atma pela razão ainda está preso ao prazer e dor.

Este ser fala maravilhado do mundo espiritual, fala da maravilha que é o universalismo, mas ainda busca ganhar sempre durante a vida carnal, ainda busca satisfazer seus desejos e vontades. Só depois que ele entra na última etapa, quando se entrega à maravilha que é o mundo espiritual e desliga-se tanto do conhecimento quanto da busca da realização dos desejos é que o alcança a unidade com Deus.

Estas são as etapas de evolução de um ser humanizado. É isto que Krishna está ensinando a Arjuna neste trecho. Todos os seres humanizados no planeta Terra estão distribuídos nestas quatro faixas. Todos podem nascer e morrer (reencarnar) na mesma faixa constantemente. A reforma íntima consiste-se justamente em mudar de posição dentro destas faixas: passar do assombro para a busca cultural; ultrapassá-la quando começar a falar maravilhado; e, por fim, entregar-se totalmente à maravilha...

É preciso você descobrir onde está nesta escala, para poder buscar alcançar a próxima fase. Se ainda está na fase cultural, a próxima será falar maravilhado e não viver na maravilha. Isso é inexorável, pois, ninguém pula de faixa. Já dissemos isso: a natureza não anda em saltos...

Apesar de não poder ultrapassar nenhuma fase, é importante que saiba que existe todo este caminho a ser percorrido. Isto porque, quem entra numa faixa imagina que já alcançou tudo o que poderia alcançar... Aquele que se assombra, quando descobre o conhecimento racional sobre o atma diz que nada mais há para ser conhecido; quando começa a falar maravilhado vê que ainda faltava alguma coisa, mas acha que agora conquistou tudo o que havia para ser conquistado...

É isso que Krishna está ensinando a Arjuna e ao mesmo tempo perguntando a ele: que tipo de devoto é você? Que tipo de ser em evolução é você?