Senhor da Yoga - Cap. 3 - Caminho da ação

Versículo 25

Reproduzir todos os áudiosDownload
Senhor da yoga - versículo 25

25 - Oh Bhârata! com o mesmo zelo com que os ignorantes ape¬gados trabalham para si mesmos, os Sábios desapegados têm de trabalhar para os demais.

O que se entende fazer como zelo é buscar realizar as coisas que precisam ser feitas da melhor forma possível. Por isso Krishna utiliza este termo aqui.

Ele quer dizer o seguinte: da mesma forma que o ser humanizado que vive para sua humanidade, ou seja, aquele que está preso às suas paixões, sempre busca ganhar, não importa o que seja, o sábio luta para não vivenciar paixões durante os acontecimentos da vida. Os primeiros vivem zelando por si mesmo; o segundo está zelando pela coletividade, pelo bem comum. Os primeiros se preocupam em amar a si acima dos outros; o sábio se preocupa em amar ao próximo como a si mesmo...

É preciso ser zeloso durante a sua vida carnal com as coisas espirituais. Não adianta dizer: eu não consigo. Pensar assim denota apenas falta de zelo. É preciso zelar pelo espiritual na luta contra as suas formações mentais, contra a sua vontade de que o mundo mude para lhe agradar.

Saibam de uma coisa: ao não zelar pelo universalismo, automaticamente você está zelando pelo individualismo.