Senhor da mente - textos - livro 2

Versículo 23 - Preocupação

Em tais cidades os homens que estão com os sentidos sobre controle me buscam diretamente a Mim o inescrutável senhor.

Em tais cidades, ou seja, ligados a egos humanos, os espíritos que estão com a mente sob controle não se preocupam com os elementos materiais. Vivem para Deus, com Deus e em Deus. Eles não têm preocupação com saúde, com dinheiro.

Isso não quer dizer que o ego não crie essa preocupação. É o espírito que se liberta de viver essas preocupações. Apesar de haver na razão, o ser liberto não se preocupa com posses, em estar do lado de quem gosta, não se preocupa se com que os outros fazem. Não têm nenhuma preocupação internamente. Conseguem viver assim porque estão com Deus, em Deus, vivem para Deus. É isso que Krishna está ensinando.

É por isso que dei essa resposta quando me perguntaram como se ligar em Deus: se desligando do ego. Enquanto você for ligado à razão, acreditar no que o ego cria, não conseguirá se ligar em Deus. Isso é impossível porque a razão humana não possui elementos para fazer essa ligação ou criar, mesmo que falsamente, essa ligação.

Participante: existe algum exercício ou algo para se poder ver o mundo espiritual? Ou qualquer visão sobre isso é uma criação falsa do ego?

Você fala ver com os olhos, ou com imagens na mente?

Participante: com os olhos.

Não.

Toda imagem que exista na mente, tenha passado pelos olhos ou não, é criação do ego. Não são imagens reais do mundo externo, mas visões criadas pela mente de acordo com as provas de cada um.

O que pode fazer nesse aspecto é sentir o mundo espiritual. Só que nesse sentir não existirá palavras, descrições, sons ou imagens, já que no mundo espiritual não existem esses elementos.