Senhor da mente - textos - livro 2

Versículo 20 - Só o espírito é o mestre

Somente o ser é o mestre de todos os seres, principalmente o ser nos homens e é ele que conduz, por meio da reta percepção e do reto entendimento, ao bem-estar, à paz interior

Somente o ser é o mestre.

Por isso parem de chamar algum ser humanizado de mestre. Parem de seguir doutrinas criadas por seres humanizados a partir dos ensinamentos dos verdadeiros mestres. Isso não os leva a lugar algum. Somente o espírito, o ser pode ser um mestre.

O que é um espírito? Segundo o Espírito da Verdade é nada que você, humano, possa compreender. Como podem idolatrar algo que é um nada?

Todos os seres encarnados são espíritos em provação, igualzinho a você. Por isso não podem ser seus mestres.

O ser humanizado tem muita facilidade em criar idolatria por outros seres humanos, principalmente quando o assunto diz respeito às questões espirituais. Não deixe o ego criar isso. Não deixe que crie verdades que idolatram outros seres humanos. Somente o espírito, que é nada que você possa conhecer, pode servir de mestre.

Então, o que o Sublime Senhor ensina ao pretendente de senhor da mente é que não idolatre nenhum ser humano. Por mais que pareça culto, por mais que pareça bom, por mais que pareça certo, não idolatre ninguém.

Participante: mas, o que caracteriza o espírito evoluído não é a felicidade interior? Isso não é perceptível externamente ou pelos outros para que possamos tê-los como mestre?

Não.

A felicidade interior é de vivida por um ser humanizado apenas consigo mesmo. É uma harmonia interna, não externa.

Interiormente o ser pode estar em paz consigo mesmo e com o mundo e externamente estar com uma feição, um ato ou palavras que não exprimam o seu estado de espírito. Por isso não acredite na percepção de estar sentindo que o outro está em paz.

Olhe bem o que falei semana passada quando uma pessoa me disse que os outros falavam dele. Eu disse: ‘ninguém fala, seu ego cria a ideia de estar ouvindo. Usando essa ideia digo agora que ninguém no exterior tem a aparência que você está vendo. Ela é criação do seu ego.