Senhor da Yoga - Cap. 6 - Caminho da meditação

Versículo 19

Reproduzir todos os áudiosDownload
Senhor da yoga - versículo 19

19. A luz de uma lâmpada não vacila se situada num ponto em que não bata o vento; o mesmo exemplo serve para definir o yogue de mente apaziguada, que pratica a união com o ser.

Para a perfeita compreensão deste texto precisamos nos lembrar que essa lâmpada não é luz elétrica. No tempo de Krishna não existia luz elétrica e por isso ele não podia usá-la como exemplo. A lâmpada deste ensinamento é uma tocha de fogo. Sendo assim, temos que entender que o bendito senhor está dizendo que a chama da tocha não balança quando não tem vento.

O que é o vento? O vento é a sua humanidade: as suas posses, paixões e desejos. É a sua vivência dos acontecimentos entre o gostar e não gostar, o querer e o não querer, o saber e o não saber, a vontade e a não vontade. Quem vive desse jeito a sua chama balança, porque existem diversas correntes contrárias que podem ser aplicadas àquele momento.

Quem vive preso à humanidade está sempre vivendo de forma dual, está sempre indo de um lado para o outro. Já aquele que vive para o ser, que é permanente, sua luz, sua forma de viver os acontecimentos do mundo, jamais balança. Isso por conta da neutralidade que ele mantém frente os acontecimentos do mundo.