Senhor da yoga - Cap. 4 - Caminho do conhecimento

Versículo 12

Reproduzir todos os áudiosDownload
Senhor da yoga - versículo 12
Senhor da yoga - versículo 12

12 - Aqueles que anelam o sucesso neste mundo adoram os devas (ou os espíritos da Natureza, e até mesmo os espíritos celestiais), porque no mundo humano o sucesso é rapidamente alcançado graças às ações intencionais.

O que é o sucesso neste mundo? É o prazer. Os seres humanos só se consideram vencedores quando têm o prazer, ou seja, quando seus desejos são satisfeitos.

Aqueles que buscam o prazer adoram os devas, os espíritos que estão ligados ao mundo humano especificamente. Por quê? Porque acreditam que estes seres podem lhe ajudar a ter o prazer. Por isso quem busca apenas ter prazer adora Cristo, Krishna; Buda, o anjo da guarda, o deus do trovão ou o da chuva.

É isso que Krishna está dizendo quando fala sobre quem busca o prazer. Ele diz que este ser humanizado se junta aos devas (seres humanizados sem carne) por acreditar que são eles os responsáveis por satisfazerem seus desejos. Agem assim porque não entendem que no Universo existe uma Causa Primária.

Um santo pode lhe dar emprego se você fizer prece, oração, promessa ou novena?

Participante: os santos não podem interceder por nós, levando a Deus nossos anseios?

Não. Os santos têm consciência de que Deus é Onisciente e Onipresente e não precisa que ninguém leve nada a Ele. Sabem que Deus dá a cada segundo as suas obras (merecimento) e não por pedidos movidos pelo desejo.

Todos os espíritos têm funções no Universo e Deus os usa para dar a cada um de acordo com o seu merecimento de cada um. É isso que os santos compreenderam...

Portanto, de nada adianta se anelar aos devas, mas sim a Deus.

Participante: Então não adianta reunião de desobsessão?

Tudo depende do nível de elevação de cada um. Você pode se livrar de uma desobsessão fazendo cocô no banheiro. Para isso precisa estar livre do prazer. Agora, se não estiver livre, precisa ir a um Centro Espírita. Neste caso, Deus lhe manda a um centro espírita e faz toda aquela palhaçada (teatralização da desobsessão) para você pensar que foi o centro espírita que lhe retirou o obsessor. Mas, isso de nada adianta: se não se livrar da busca do prazer terá que ir e voltar constantemente ao centro.

Sob o ponto de vista humano, o verdadeiro sucesso é alcançado quando a intenção é alcançada, pois só existe sucesso para o ser humanizado quando a intenção, o querer, é alcançado, o que gera o prazer. Mas, repare numa coisa: não querer alguma coisa já é querer. Se você não quiser alguma coisa e acontecer algo, também terá alcançado apenas um sucesso humano, pois aconteceu aquilo que você queria.

Então o que eu estou falando não é de querer ou não: é de estar neutro. Quando se está neutro, se consegue atingir a Deus; quando se está com intencionalidade, só acontece o sucesso material: aquilo que você queria ou não que acontecesse.