Fatalidade

Tudo é verdade relativa

Para encerrar essa conversa, quero dizer uma coisa: qualquer coisa que afirmar que conquistou ou aprendeu e que de posse disso pode resolver a parte espiritual da sua vida, não importa o que seja, é ilusão. Aquilo vai estagnar o seu processo certamente.

É o que disse: não acreditem em nada que o ego lhe diz. Quem acredita no que a mente afirma ser real, verdade, estagna, no sentido da busca espiritual. Isso porque fica preso a uma só verdade, imaginando que ela é absoluta, mas é apenas relativa.

Tudo que souber é uma realidade relativa, pois é algo que surge no local de outra e que um dia será substituída por outra coisa. Quem até ontem achava determinada coisa e hoje passa a achar outra, certamente amanhã achará outra. Por isso, tudo o que souber sempre será relativo.

Portanto, não aceite a ditadura do ego. Não aceite quando o tentador disser que alguma coisa é verdade ou mentira. Faça isso porque quando aceitar o que ele lhe diz, parou no tempo e vai parar, também, na elevação espiritual. É por isso que já disse muitas vezes e vou dizer de novo: não se restrinja nem apenas no que eu digo.

‘Está certo, você disse que é isso. Só que se o meu ego amanhã cobrar de mim ou de outro por causa do que ouvi, eu não vou acreditar nas conclusões mentais. Farei isso porque não sei se o que Joaquim disse é verdade’.

Aliás, saiba que o que digo não é verdade absoluta: é uma verdade relativa, temporária, é o que você pode compreender hoje, ainda não é a realidade universal. Mesmo sendo algo relativo dentro da sua capacidade de compreensão, você ainda diz que o que falo é muito difícil. Imagina se eu falasse tudo ... Vocês jogariam pedra em mim, me crucificariam, como, aliás, crucificaram Cristo pelo mesmo motivo.