O novo acordo - Carta aos Coríntios 2

Tesouros espirituais em pote de barro

Reproduzir todos os áudiosDownload
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5

Assim nunca ficamos desanimados, pois Deus na sua misericórdia nos deu esse trabalho. Temos rejeitado tudo que é feito às escondidas e tudo o que é vergonhoso. Não agimos de má fé nem falsificamos a mensagem de Deus. (Capítulo 04 – versículo 01 a 02)

Quando você houve algo como 'reza um terço para arrumar um emprego', está ouvindo uma falsificação da mensagem de Deus. Não que seja errado rezar o terço; não é isso. Cristo nos disse que nós deveríamos procurar o bem no céu e não na terra. Por isso incitar o pedido de um bem material a ele é falsear com os ensinamentos dele. A falsidade está em se buscar o bem na terra.

Ensinar que deve se confiar em Deus e Cristo para ganhar bens na terra é falsear com os ensinamentos. Isso porque Cristo deixou e todos os Mestres deixaram bem claro: deve se buscar bens no céu.

Sendo assim, devemos incitar as pessoas a rezar o terço para que elas busquem bens no céu ou seja, o apoio, a força para passar pelas suas situações negativas e não para que Deus venha como um super-herói para salvar o ser humano da situação negativa.

Ao contrário, sempre agimos de acordo com a verdade, e é isso que nos recomenda a todos diante de Deus. Porque, se o Evangelho que anunciamos está escondido, está escondido somente para os que estão se perdendo. Eles não creem porque o deus mau deste mundo conservou a mente deles na escuridão. (Capítulo 04 – versículo 02 a 04)

Conservou a mente na escuridão.

O deus mau desse mundo, que é o seu ego, conserva a sua mente na escuridão, ou seja, faz você buscar a qualquer preço o prazer terreno em nome de uma satisfação temporária que de nada vai servir para a sua vida eterna.

É desse ponto que Paulo está falando... Ele chama o ego de deus porque você o idolatra, o serve, apega-=se às suas vontades.

Ele não deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa noticia a respeito da gloria de Cristo, o qual é a verdadeira semelhança de Deus. (Capítulo 04 – versículo 04)

A luz que vem do acordo, dos testamentos, dos evangelhos ou seja, a gloria da outra vida.

O ego não lhe deixa ver a gloria da outra vida para lhe manter preso na escuridão do prazer. Ele não lhe deixa sentir amor universal...

Como ele faz isso? Lhe cobrando ações dentro dos padrões humanos... 'Você não vai reagir não? Vai ser chamado de bobo'...

Este tipo de pensamento é o ego lhe cobrando uma busca do prazer. E ele faz isso para não deixar você sentir a felicidade espiritual, a gloria espiritual.

Pois não anunciamos a nós mesmos; anunciamos Jesus Cristo como senhor e a nós como servos de vocês, por causa de Jesus. O Deus que disse 'da escuridão brilhará a luz' é o mesmo que fez a luz brilhar em nossos corações. E isso para nos trazer a luz do conhecimento da gloria de Deus, que brilha no rosto de Cristo.

Porém, nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro comum para poder mostrar que o poder supremo pertence a Deus e não a nós. (Capítulo 04 – versículo 05 a 07)

Vamos entender isso...

A gloria de Deus que resplandece dentro de cada um é o amor. Paulo está nos deixando bem claro que esse amor é de Deus: ele apenas reflete em você. Portanto não é seu...

Sendo assim, nem se orgulhar de ser um espírito amoroso você pode. Não deve se orgulhar porque esse amor que você está botando para, fora não é seu, não foi você que criou, não foi você que fez surgir. Você simplesmente está colocando para fora o que Deus lhe deu.

É como a lua... Nós sabemos que a lua não tem luz própria: ela simplesmente reflete a luz do sol. Se ela se orgulhasse de seu próprio brilho e dissesse 'sol você não precisa iluminar mais porque tomo conta das noites', ela não iluminará mais nada.

Esta comparação é a mesma coisa que você dissesse: 'Deus, não precisa mais me mandar amor porque eu sei amar. Se isso acontecesse, você jamais amaria ninguém, pois o amor que se reflete no ser humano é simplesmente um reflexo do criado por Deus.

Muitas vezes estamos em dificuldades, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca desesperados. Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Às vezes somos feridos, mas não destruídos. Levamos sempre nos nossos corpos mortais a morte de Jesus para que também se veja a vida dele nos nossos próprios corpos. Durante a nossa vida estamos sempre em perigo de morte por causa de Jesus, para que se veja a vida dele no nosso corpo mortal. De modo que a morte faz o seu trabalho em nós, e a vida faz o seu trabalho em vocês.

As Escrituras Sagradas dizem: eu cri e por isso falei. Pois assim também nós, que temos o mesmo espírito de fé, falamos porque cremos. Porque sabemos que Deus, que ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará também com ele e nos levará, junto com vocês, à presença Dele. Tudo isso aconteceu para o bem de vocês, a fim de que a graça de Deus atinja cada vez maior número de pessoas, e estas ofereçam mais orações de agradecimento, para a gloria de Deus. (Capítulo 04 – versículo 08 a 14)

Pelas palavras de Paulo podemos compreender que não é preciso esperar Jesus Cristo voltar à Terra para ressuscitar. Se o apóstolo compreende que ele também será ressuscitado por Deus, se servir amorosamente, deixa, então, um recado: não precisa se esperar Jesus Cristo voltar à Terra para haver ressurreição; cada um que viver para Deus será ressuscitado no dia da sua morte.