Um minutinho da sua atenção

Tamas

Participante: mas eu não consigo pensar em uma coisa só.

Conseguir isso é o fruto de um trabalho e não algo que surge espontaneamente.

Participante: penso em quatro cinco coisas ao mesmo tempo. Fico nervosa com pessoas que ficam atentas apenas a uma coisa e não conseguem pensar em outras ao mesmo tempo.

O que você está dizendo é que fica nervosa com pessoas que possuem pensamento com características tamas. Chegamos ao segundo guna, a segunda característica presente em um pensamento: tamas.

Quando se fala no guna tamas, estamos falando de uma qualidade de pensamento que gera indolência, omissão, do impulso para nada fazer, o não raciocinar. Estamos falando em não pensar sobre algumas.

Isso é bem diferente de meditação. Na meditação se raciocina o raciocínio; na omissão não se pensa em nada.

Participante: fico irritada com quem não faz nada.

Nesse caso, você não está mais falando de pensamentos, mas de atos. Está julgando a ação. Isso não tem nada a ver com o tamas. O que lhe faz chegar a essa conclusão é a presença do guna rajas na sua construção mental que analisa o outro. Ele é que faz você acusar quem não age.

O que estamos conversando é sobre não fazer (omitir-se) como característica de pensamento, não como ação. Estamos falando de ter pensamentos que levem incitem a não pensar sobre as coisas.

Uma linha de pensamento é a rajas, aquela que impulsiona o ser a agir no sentido de preservar o que gosta, o que acha certo, o que quer. Outra linha é a tamas, que é a característica dos pensamentos que impulsiona a se omitir, a não fazer, a não ligar para nada.

Tamas é uma linha de pensamento, ou seja, é um gênero de provas do espírito. É a linha de pensamento onde o raciocínio compele o ser a se omitir, a não fazer.

Sei que para vocês que estão aqui é difícil compreender esse guna, porque como característica de provas possuem pensamentos com qualidade rajas e não tamas. Apesar disso, saibam que muitos possuem essa linha de raciocínio.

Por ser um instrumento do carma, do mesmo jeito de rajas, aquele que possui pensamentos fundamentado em tamas não está errado. Ele tem esse pensamento para poder exercer seu livre arbítrio e não viver o que a consciência diz que é real.