1ª conversa - A paz

Sobre a harmonia

Participante: quem causa a desarmonia? É a mente, como prova?

Não, quem causa desarmonia são os inimigos que falamos: o individualismo e os tenentes. São eles que causam a desarmonia. A mente é apenas o transporte da ação do inimigo.

A história do pensamento não causa desarmonia. O que vai causar é o seu individualismo. É ele que vai causar a desarmonia, pois você poderia ter o mesmo pensamento, mas se não cedesse ao individualismo, ou seja, se não cedesse a pensar à partir do eu e querendo que este eu sempre ganhe, não haveria desarmonia.

Participante: querer e desejar são coisas semelhantes?

Sim, são.

Participante: se afastar do que nos tira harmonia é errado?

Não é errado, mas vida. Sendo assim, você, por experiências de situações já vividas, sabe que ao se afastar de alguma coisa, logo aparece outra situação que lhe desarmoniza.

Portanto, afastar-se do que lhe causa desarmonia não é um outro que certamente lhe dará certeza de vitória. O único que pode garantir isso é a agir dentro de si mesmo. Quando fizer isso silenciando a ação dos inimigos da paz, sabe o que acontecerá, estará harmonizado, esteja onde estiver, vivendo a ação que estiver vivendo.

Participante: a desarmonia seria uma ferramenta para nos mostrar que a paz que tanto buscamos está relacionada ao estado espiritual?

A desarmonia só serve para lhe mostrar uma coisa: você não está amando a Deus acima de todas as coisas e nem ao próximo como a si mesmo. Amando a todos e a tudo, está em harmonia com qualquer coisa. Portanto, é um instrumento para lhe mostrar que apesar de dizer que ama, você não ama.

Já reparou nas pessoas que dizem que ensinam os outros a seres a ser, estar e fazer as coisas de alguma forma e dizem que agem desta forma por amor? Esses vivem em desarmonia, porque estão sempre tentando mudar o outro. Que amor é esse que provoca desarmonia? Que amor é esse que cobra alguma coisa dos outros? Que amor é esse que exige mudanças?

A desarmonia ou a perda da paz só lhe faz entender que apesar de dizer que está participando com amor, amando, está apenas sendo egoísta, individualista.

Participante: incesto na família causando desarmonia. Como lidar com isso usando as armas para adquirir a paz?

Libertando-se da ideia de que não pode haver incesto.

Houve, aconteceu? Aconteceu. O que você pode fazer? Já passou, aconteceu ou está acontecendo e você não pode fazer nada para evitar.

Desculpe, mas falei errado: você pode fazer alguma coisa sim. O que? Pode ir à polícia, pode denunciar os incestuosos, pode quebrar os dois de pancada, pode expulsá-los de casa, se morar sob a sua tutela, etc. Tudo isso você pode fazer, mas o que faz? Apenas sofre.

‘Ah, Joaquim, é meu parente, não posso denunciá-los’, você diria. Está certo, eles são seus parentes, mas não estão infringindo a lei e você não se diz justa? Então, tem que denunciá-los.

Repare: o problema nunca está no lado de fora, mas sim dentro de cada um. Sempre será você aprender a se harmonizar com o que ocorre do lado de fora e nunca ao contrário.

Participante: como podemos saber que estamos harmonizados se nem sabemos o que é isso, se tudo o que pensamos sobre harmonia são ideias que a mente cria.

Você está harmonizado quando não há contrariedade com o que está acontecendo no mundo. Quando não ache estranho uma pessoa decapitar outra, um político roubar, um hospital não curar ninguém.

A paz advém de estar em harmonia com os acontecimentos do mundo. Cada pergunta dessas que me fizeram sobre as coisas deste mundo, mostrou uma desarmonia. Não ache essas coisas erradas ou estranhas que conseguirá alcançar a harmonia com o mundo.

Quando me perguntaram sobre ter um drogado na família dando a conotação que isso acontecer é algo ruim, a pessoa que me questionou mostrou a sua desarmonia com a vida. Quando me perguntaram sobre o incesto na família, mostrou a desarmonia com a vida. Digo isso porque drogado e incestuoso sempre existiu e vai continuar existindo enquanto houver vida neste planeta.

Se não houvesse o radical islâmico, o político corrupto, o hospital que não atende com dignidade e presteza, o drogado e o incestuoso, como você poderia vencer o seu individualismo para poder conquistar a sua elevação?

Participante: muitas vezes procuro me harmonizar com as situações buscando sentir a presença de Deus na minha vida, mas muitas vezes me sinto distante dele, muito provavelmente por minha causa. O que fazer nessas situações?

A distância entre você e Deus existe quando se desarmoniza com Ele, com o tudo que existe.

É esta a distância entre você e Deus: a sua desarmonia com as coisas deste mundo. Quando está harmonizado com elas, está ao lado dele; quando não está, está longe.

Participante: é impressão minha ou a nossa desarmonia está se tornando mais frequente, ou seja, hoje em dia existem mais coisas que me fazem me desarmonizar do que no passado.

Veja a palestra intitulada 21 de dezembro de 2012. Nela falei exatamente disso: afirmei que a desarmonia iria aumentar.