Encarnação - Textos

Sintonizar-se com Deus

No primeiro dia dissemos que o espírito precisa viver essa aventura porque só aventurando-se na encarnação ele consegue aproximar-se de Deus. Esse, portanto, é o objetivo da encarnação: aproximar-se de Deus. Mas, o que seria essa aproximação de Deus? O que é elevar-se espiritualmente? Vamos falar disso.

Para começar a falar sobre o tema afirmo: nenhum espírito está longe de Deus e precisa aproximar-se Dele. Deus é como um pai terrestre que mesmo quando o filho não se liga a Ele, Ele está sempre ligado ao filho. Ele sabe onde o filho está, o que está fazendo, como está.

Por isso, é um equívoco se afirmar que o espírito a qualquer momento está longe de Deus. Sendo assim, que história é essa de usar a encarnação para aproximar-se de Deus? Se o espírito nunca está longe de Deus, porque precisa fazer alguma coisa para aproximar-se Dele? Vamos responder a esta questão.

O que vocês chamam de aproximação eu chamaria de sintonização com Deus. O resultado da elevação espiritual não é o aproximar-se de Deus, mas sim sintonizar-se com Deus.

A sintonia com Deus se dá através daquilo que vocês chamam de padrão vibracional ou faixa energética que o espírito vibra, pulsa. Sintonizar-se com Deus, portanto, é o espírito colocar a sua faixa vibracional na mesma frequência do Pai.

Isso é a elevação espiritual. A elevação espiritual tão falada neste planeta não se trata de um aproximar-se físico de Deus, pois, como disse, o Pai jamais está longe do filho. O espírito pode se considerar longe de Deus por não estar ligado a Ele, mas o Pai está ligado no filho e, por isso, o ser universal não está longe Dele.

A evolução espiritual, portanto, se caracteriza pela sintonia do espírito com o Pai. Ela existe quando o espírito passa a vibrar sentimentalmente no mesmo padrão, na mesma frequência de Deus.

Não estou falando em chegar a ser a Deus. Vibrar em uníssono com o Pai não leva o espírito a ser Ele.

Deus vibra amor, mas vibra o Amor na Perfeição. Quando o espírito sintonizar-se com Ele, vibrará amor, amará, mas este amor não será Perfeito como é o de Deus. Por isso o espírito poderá estar ligado em Deus, mas não será Ele...

Não importa se o espírito não consegue viver o Amor Perfeito, ao vibrar amor já terá se sintonizado com o Pai. Vamos dizer assim: já terá realizado a sintonia grossa com Ele. Depois é apenas uma questão de afinar essa sintonia, ou seja, de depurar a vibração ou o amor do espírito.

Isso, então, é elevação espiritual. É isso que o espírito busca naquilo que chamamos da maior aventura do espírito, ou seja, a encanação.

Participante: então, nós encarnamos só para amar?

Não: encarnamos para provar que podemos amar.

Esse ainda é um mundo de provas, não um mundo de regeneração, ou seja, de realizar uma mudança completa. Como vivemos neste mundo, afirmo que encarnamos para provar que podemos amar.

Se a questão da encarnação neste momento fosse ter que amar incondicionalmente em tempo integral, estaríamos devendo muito. Isso porque a quantidade de momentos desta vida vividos pelos espíritos com amor puro são ínfimos, perto da quantidade de momentos onde se vibra um amor individualista.