Senhor, Senhor

Ser cristão

(Palestra realizada em 28/06/2014 em Uberlândia-MG)

Alguém aqui já ouviu falar em um tal de Cristo? Alguém aqui reconhece Cristo como Mestre? Então, eu poderia dizer que vocês são cristãos, não?

Vocês seguem Cristo; é isso? Que bom. Agora, será que seguem mesmo? Vamos ver se sim?

O que é seguir Cristo? O que é ser cristão? Será que ser cristão é carregar uma cruzinha em uma corrente? Acho que não...

Então, o que é ser cristão? O que é aceitar Cristo como seu Mestre? Alguém saberia me dizer?

Participante: Eu diria que é viver segundo os ensinamentos de Cristo.

Viver segundo os ensinamentos de Cristo, sim. Mas, quando viver segundo os ensinamentos desse mestre? O dia inteiro. Isso é ser cristão: seguir os ensinamentos de Cristo o tempo todo.

Agora, o que é seguir Cristo? É viver como Ele ensinou a viver. Isso é seguir Cristo.

É assim que vivem? Acho que não... Vocês têm momentos de cristãos. Esses momentos são quando vão ao centro na quarta-feira ou a missa no domingo. Este é o horário que têm para Deus.

Vocês possuem um horário para seguir Cristo. E no resto do tempo, o que fazem? É sobre isso que quero conversar com vocês.

Aceitar Cristo como mestre é algo que lhe traz uma responsabilidade. Quem aceita Cristo como mestre, gera para si uma responsabilidade. Esta responsabilidade não é assumida com ninguém, mas com você mesmo.

Que responsabilidade é essa? A de colocar os ensinamentos em prática no dia a dia. Não adianta nada se dizer cristão e durante o dia nem lembrar que existe um Cristo. Ou melhor, não lembrar dos ensinamentos, pois de Cristo vocês não esquecem. Toda hora estão pedindo alguma coisa a ele: “me ajuda”, “me protege”, “me salva”.

Esquecem o que ele ensinou, mas não se esquecem de pedir. É por isso que tem uma passagem na Bíblia, que, aliás, é o tema da nossa conversa de hoje, onde Cristo diz assim: nem todos que chamarem senhor, senhor eu falarei por eles junto ao meu Pai.

Por aqueles que exclamam senhor, senhor apenas na hora de sua religiosidade Cristo não vai falar.

Esse falar por que está no ensinamento quer dizer que Cristo reconhece que esse foi aprovado, honrou a sua encarnação. Reconhece que esse fez o seu trabalho de elevação.

Realizar o trabalho de uma encarnação requer muito mais do que ter religiosidade. Precisa muito mais do que se dizer cristão, hindu, budista, ou religioso de qualquer outra religião. É preciso muito mais que isso para que se possa honrar os compromissos assumidos antes da encarnação.

É por isso que quero conversar com vocês hoje sobre este assunto. Quero falar em como viver de uma forma crística, ou seja, como aproveitar essa vida para se obter sucesso na encarnação.

Ficou clara essa questão? Alguém quer perguntar alguma coisa? Concordam com o tema? Então, vamos lá.