Encarnação - Textos

Resumo do que já foi visto

Vamos, então, continuando nossa conversa sobre encarnação.

No primeiro dia estudamos a encarnação dizendo que ela é uma grande aventura para o espírito. Depois, a caracterizamos não como vir à carne, mas como a união do espírito com outra consciência. Dissemos que abandonar a consciência espiritual e ligar-se a uma consciência material que chamamos de ego é encarnar.

No segundo dia estudamos a realidade humana. Descobrimos que ela é formada pelo ego a partir de dois sistemas: o técnico, que cria as formas, e o sentimental, que dá as sensações para o espírito. Vimos que a partir das realidades criadas pelo ego o espírito deve escolher um sentimento para reagir à realidade.

A partir de agora, como disse antes, já temos condições de começar a entender a vida humana, de entender a encarnação, de entender a aventura do espírito. Disse, ainda que se comparássemos nossa palestra a uma escalada de um pico alto, tínhamos usados os dois primeiros dias como preparativos para a jornada. Só a partir de agora, então, iríamos começar a subir a montanha realmente.

Isso foi tudo que conversamos até aqui. Vamos, portanto, começar a escalada...