Encarnação - Textos

Reencarnar

Participante: segundo o espiritismo temos que retornar à encarnação até que aja a evolução. Isso é real?

Sim, o espírito tem que reencarnar até que aprenda a viver espiritualmente falando numa aventura (encarnação).

O processo de encarnar repetidas vezes tem o objetivo de elevar espiritualmente o ser universal. Como esta elevação se caracteriza pela vivência do espiritualismo mesmo preso à uma personalidade humana que, por natureza, é materialista, o espírito precisa viver na matéria carnal diversas vezes até que um dia viva uma vida onde não mais se subordine ao ego.

Participante: quando é que a pessoa vai perceber que alcançou isso?

Quando você se refere à pessoa está certamente falando da personalidade humana, do ego. Por isso, pergunto: como é que a personalidade humana seria capaz de perceber isso? Vendo, ouvindo, pensando, sentindo? Mas, quem cria a audição, o pensamento, a visão ou a percepção da personalidade humana? O ego. Então, se o ser humano percebesse que alcançou o espiritualismo, continuaria materialista, pois seria o ego dizendo a ele mesmo que se libertou dele.

Se a personalidade humana fizer isso e o espírito acreditar nela, o ser libertou-se de quem? De ninguém, pois ainda acredita naquilo que o ego está lhe dizendo que é real.

Sendo assim, afirmo que a elevação espiritual jamais poderá ser compreendida racionalmente. Ela jamais poderá ser constatada pela razão.

Mas, isso quer dizer que o espírito não pode saber se ele alcançou a elevação ou não? Claro que pode.

Quando é que o espírito pode saber se já se elevou?

Participante: quando não sentir necessidade de agir de acordo com o que o ego diz que deve agir...

Ou seja, quando ele, que é você, não se prender mais ao ego.

Quando o ego lhe disser que deve sofrer e você, internamente, permanecer em paz, pode saber que se elevou. Quando o ego lhe disser que deve exaltar-se de prazer e você, o espírito, permanecer em paz, pode saber que se elevou. Quando o ego disser que deve desejar algo que pertença a outro e você, o espírito, não acreditar nesta necessidade, se elevou. Ou seja, quando você, o ser universal, atingir internamente um estado de paz, harmonia e felicidade incondicional, se elevou.

Este estado do espírito não será alcançado através da razão (compreender racionalmente que se está em paz), mas será sentido no coração. Essa percepção, no entanto, é impossível de ser alcançada pela personalidade humana, porque se a razão disser o que o coração está sentindo, não será mais sentimento, mas sim razão.

Lembre-se: qualquer coisa que exista para personalidade humana é fruto de uma compreensão racional. Se não houver esta compreensão o acontecimento não existe, não foi percebido pelo ser humano.

Sendo assim, como vocês seres humanos só compreendem pela cabeça, mesmo que seja o sentimento que está no coração, vocês nunca vão saber se o espírito ao qual estão ligados alcançou ou não a elevação espiritual.