Revelações da revelação - Livro I

Provas da existência de Deus

Reproduzir todos os áudiosDownload
Pergunta 4
Pergunta 5
Pergunta 6
Pergunta 7
Pergunta 8
Pergunta 9

004. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá.

Onde se pode saber que um Deus está presente? Como se pode saber que existe a presença de Deus em algum lugar? Como vimos na pergunta 001, Deus só pode ser conhecido e sua presença reconhecida pelo ser humanizado através da existência de uma Causa Primária. Portanto, a existência de Deus se comprova quando se descobre que existe uma Causa Primária, uma Causa que causa todas as coisas.

Essa é a prova maior da existência de Deus: não existe efeito sem causa. Tudo que acontece é reação a alguma ação, a uma ação primária. Essa ação primeira é o Deus.

Dessa forma, como se pode saber que existe um Deus? Sabendo que atrás daquilo que está acontecendo existe algo mais que não é perceptível, mas que está causando primariamente tudo.

Eu sempre digo para as pessoas: é preciso meditar. Meditar é você analisar o seu próprio pensamento, ou seja, descobrir o que origina o seu próprio pensamento. Esse é o caminho para chegar a Deus, pois cada vez que o ser humanizado analisar o que está sendo formado em sua mente verá que aquilo que acha que é causa primária, na verdade é o efeito causado por alguma coisa.

É isso que os seres humanizados precisam se perguntar: o que é a causa, o que causou a formação daquele pensamento? Sem essa pergunta constante não se chega a Deus.

005. Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, que todos os homens trazem em si, da existência de Deus? A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sentimento, se não tivesse uma base? É ainda uma conseqüência do princípio – não há efeito sem causa.

Desde que o mundo é mundo, ou melhor, desde que começaram as encarnações neste planeta, todas as civilizações foram marcadas pela existência de um ser superior desconhecido do homem. Repare que são civilizações distantes uma da outra. Quem será, então, que causou a idéia da existência de um ser superior?

Para compreender precisamos voltar ao conhecimento obtido com a resposta à pergunta 001: procure sempre a causa. Quem causou aos gregos, troianos, africanos e japoneses que se encontravam distantes uns dos outros? Aos índios aqui nessa terra... Quem causou neles a idéia de buscar esse ser superior se eles não se comunicavam entre si? O próprio Deus.

Essa consciência coletiva de que existe um próprio Deus é a prova maior que existe uma causa primária para todos, não importando localização geográfica, cultura, nem tradições.

Deus é um só e único para todos, independente da forma como o ser humanizado convive com a intuição dada pelo próprio Pai da Sua existência. O que muda a concepção sobre o Ser Supremo não é Ele mesmo, mas sim a própria humanidade que quer dizer que o seu deus é verdadeiro e o dos outros.

Existe um único Deus que causa em todas as raças do planeta as idéias e esse Deus é Único, é um só. Mais do que se apropriar do Deus, precisamos começar a compreender isso para servi-Lo. Com isso poderemos respeitar a crença de cada um.

Quem entende e pratica a universalização vive com Deus e não com o seu deus, o que é muito diferente.

006. O sentimento íntimo que temos da existência de Deus não poderia ser fruto da educação, resultado de idéias adquiridas? Se assim fosse, por que existiria nos vossos selvagens este sentimento?

Se assim fosse, quem pela primeira vez lançou a idéia de haver um ser superior? Voltamos ainda a questão inicial: para compreender alguma coisa é sempre preciso buscar a causa primária, que está escondida atrás dos objetos, pessoas ou acontecimentos.

Você não pode consagrar a origem de qualquer coisa em uma fonte sua conhecida, porque, por trás dela, existe uma causa primária, que não é perceptível ao ser humanizado. Esta causa foi o que causou originariamente o que a fonte conhecida por você fez.

Então, não importa o que você quer saber: é preciso compreender que sempre haverá escondida uma causa primária, que causará originalmente aquilo que você vê acontecer através de instrumentos da ação.

Respondendo, então, a esta pergunta específica, podemos dizer que Deus existe não porque alguém O criou, mas sim porque Ele deu aos seres humanizados a idéia de sua existência.

007. Poder-se-ia achar nas propriedades íntimas da matéria a causa primária da formação das coisas? Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades? É indispensável sempre uma causa primária.

Até aqui falamos do conhecimento que se pode ter de Deus de uma forma teórica. Agora iremos aplicar este conhecimento à realidade vivida pelos seres universais, encarnados ou não.

A primeira informação prática deste livro é que a formação das coisas não está nas propriedades íntimas das matérias, pois elas também estão sujeitas à Causa Primária para poderem executar ou não a ação.

Vejamos um exemplo. O ser humanizado quando está com dor de cabeça toma um remédio. Na realidade este ser não está tomando um remédio (uma coisa), mas diversos elementos químicos condensados sob a forma de pílula ou líquido. Ele toma este remédio porque acredita que estes elementos químicos têm a propriedade de curar a sua dor de cabeça.

O ser humanizado, mesmo aquele que se diz espírita, acha que o elemento químico Dipirona – um dos princípios ativos que cura a dor de cabeça – possui a propriedade de acabar com esta dor. Mas, veja, a resposta do Espírito da Verdade é bem clara e a utilizando ele tem que perguntar a si mesmo: o que está por trás da propriedade da Dipirona? Deus... Aceitando o que diz o Espírito da Verdade, o ser humanizado precisa compreender que por trás da Dipirona há uma Causa para que ela aja. Sem esta Causa – sem Deus fazê-la agir – ela não age.

É por isso que um remédio não cura todas as pessoas que o toma. Pegue cem pessoas com a mesma doença e dê a elas o mesmo remédio e você verá que uma parte se cura e outra não. Isso é a prova maior de que não é a propriedade do elemento químico que compõe o remédio que cura – se fosse deveria fazer o mesmo efeito em todos – mas sim a Causa Primária que faz o elemento agir ou não, em determinados casos.

A reação do remédio, sejam onde a Causa Primária faça as propriedades da Dipirona funcionar ou não, se chama merecimento. O ser humanizado pode tomar um remédio, mas só se merecer que Deus faça a com que a propriedade íntima do elemento químico acabe com a dor de cabeça, ela acabará. Agora se este espírito encarnado não tiver o merecimento para a cura, pode se entupir de remédio que nada acontecerá.

Partindo deste minúsculo exercício de raciocínio, podemos estender este conceito para todos os acontecimentos do Universo: todas as coisas que acontecem não são causadas por suas propriedades, mas por Deus. Outro exemplo? Fogo...

A propriedade do fogo é queimar, mas quem é causa do queimar-se? Deus. Por isso o fogo queima alguns e não outros... Não acredita? O que você me diz das pessoas que andam descalças sobre brasas e não queimam a sola do pé?

É isso que é fundamental ao ser humanizado compreender deste texto. Mas, mais do que compreender, é preciso colocar na prática.

Esta prática deve nos levar a entender que tudo aquilo que um ser humanizado sabe, trata como certeza, é baseada no seu conhecimento das propriedades das coisas. No entanto, esta certeza deve ser abolida, pois estes seres não percebem a Ação Primária de Deus que faz as propriedades funcionarem ou não.

Justamente por não perceberem a Ação Primária do Pai agindo é que os seres humanizados nomeiam o remédio o seu deus (causa primária) para a cura da dor. Mas, ele não pode ser causa primeira de nenhuma ação, porque é burro... Somente uma Inteligência Suprema pode criar a Realidade, a Verdade Absoluta.

É isso que precisamos começar a compreender. De nada adianta ler e estudar O Livro dos Espíritos sem se aplicar os ensinamentos que estão nele aos acontecimentos da vida. De nada adianta para a busca espiritual dizer que estuda o espiritismo ou que é espírita e ainda continuar achando que são as propriedades íntimas dos elementos químicos que formam o remédio que agirão e curarão a dor de cabeça...

Não adianta estudar tudo isso e ainda achar que a gasolina é que movimenta o carro. Mas quem causa primariamente a combustão para que o motor funcione? Deus.

Precisamos levar o conhecimento trazido não só pelo Espírito da Verdade como por todos os mestres, aos mínimos detalhes da vida, das coisas (pessoas objetos e acontecimentos).

Na sua casa certamente há um sofá. Pergunto, então: quem mantém os átomos do sofá preso dentro daquela forma? Deus, porque se Ele não mantivesse a coesão dos átomos eles estariam livres e se espalhariam pelo Universo. Você sentaria onde? Viu como o conhecimento na prática transforma o mundo? Seu sofá não existe mais por si só, mas sim como algo causado primariamente pela Inteligência Suprema do Universo.

Parece que estamos usando exemplos simples, bestas, sem muito debate técnico-científico sobre as coisas, mas isso é irreal. Estou falando da prática. É o que acabei de falar: se não aplicarmos o conhecimento adquirido ao dia a dia, de nada valeria a pena estudar.

Deus é a causa de tudo: ponto final.

É a causa de haver uma voz que cria sons que chega aos seus ouvidos. Não é a pessoa, a garganta, o microfone nem a linha do telefone que gera som, pois por trás de todas estas coisas está presente uma Causa Primária. É a causa de haver este livro, pois se Ele não causasse primariamente as propriedades da folha, da tinta, das máquinas que imprimiram e do seu olho para ver, nada disso existiria para você.

Portanto, é preciso não só compreender o que os mestres ensinaram, mas também aplicar estes ensinamentos – principalmente os do Espírito da Verdade para aqueles que se dizem espíritas – no dia a dia da vida. Sem se vivenciar os ensinamentos na prática é como se nada tivesse feito, pois o conhecimento sem prática é apenas uma informação, uma cultura que de nada servirá para a elevação espiritual.

 Compreensão de Kardec sobre este tema::

Atribuir a formação primária das coisas às propriedades íntimas da matéria seria tomar o efeito pela causa, porquanto essas propriedades são, também elas, um efeito que há de ter uma causa.

008. Que se deve pensar da opinião dos que atribuem a formação primária a uma combinação fortuita da matéria, ou, por outra, ao acaso? Outro absurdo! Que homem de bom senso pode considerar o acaso um ser inteligente? E, demais, que é o acaso? Nada.

Vamos antes entender o ensinamento e depois buscar a prática.

Não se pode atribuir ao acaso, à sorte ou ao azar a combinação fortuita de elementos para que determinada ação aconteça. Isto porque o acaso, a sorte e o azar não são inteligentes, ou seja, não tem capacidade de analisar e dar a cada o que merece.

Este é o ensinamento. Ele está certo? Sim, seguindo a linha de raciocínio do Espírito da Verdade, sim. Agora vamos aplicar este ensinamento à vida...

Para isso, volto a perguntar: foi por um acaso que uma mulher descobriu a radioatividade, o que levou a humanidade o conhecimento sobre a energia atômica? Foi por acaso que um homem pegou esta descoberta e criou a bomba atômica? Foi por acaso que outro homem decidiu jogar esta bomba exatamente sobre duas cidades. E se foi por um acaso, a partir do que a bomba funcionou? Pela propriedade íntima da matéria?

Se aplicarmos o que já vimos até aqui em O Livro dos Espíritos, teremos que dizer que nada disso aconteceu por um acaso ou que foi obra causada primariamente por alguém, mas que tudo se originou em Deus...

Desmistificar o mundo: este é o resultado que a prática dos ensinamentos dos mestres alcança. Não há acasos nem intencionalidade individuais porque atrás de qualquer propriedade, humana ou material, existe uma Causa Primária.

Não há acaso na humanidade ter, naquele exato momento, às vésperas de uma guerra, transformado a descoberta da radioatividade em uma bomba de alta destruição. Não há acaso no homem ter direcionado todo seu esforço para construir a bomba. Não acaso nesta bomba ter caído exatamente naquelas duas cidades enquanto milhares de outras estavam também em guerra.

Há sempre uma Causa Primária e ela não pode ser gerada pelo acaso, pois ele não é nada. Esta Causa Inteligente é gerada pela Inteligência Suprema do Universo, ou seja, aquele que sabe a Verdade.

Aplicando-se esta linha de raciocínio que foi ensinada pelo Espírito da Verdade àquilo que temos notícia, temos que entender que a energia atômica foi descoberta na hora que precisava ser descoberta. Para que? Para criar a bomba atômica na hora que ela deveria existir para cair na cidade que tinha que cair... Acabou.

Acabou a sorte, o azar, o acaso, a maldade... Acabou tudo, porque em tudo se colocou a Causa Primária de todas as coisas. Colocou-se Deus.

Esta é a prática deste estudo que estamos fazendo. Sem ela não adianta nada estudar, pois ficaremos presos à letra fria de O Livro dos Espíritos, que foi escrito por alguém que disse que não devemos nos prender à letra fria das coisas.

Tudo que acontece tem uma Causa Primária e esta é fruto da ação de uma Inteligência Suprema, ou seja, é Perfeito, é Verdade, é Realidade. Pouco importa o que o ser humano ache ou pensa a respeito das coisas...

Sem esta aplicação prática o ser humanizado não entende o mundo e por isso fica preso ao seu certo e errado, ruim e bom, ao que gosta ou não... Estes conceitos, independente de quaisquer valores que eles contenham, não são certos, porque não são universais: não duram eternamente, pois se extinguem quando o véu da materialidade se levanta.

Quer um exemplo disso? Os seres humanizados imaginam que a morte é ruim e por isso acusam o ato do assassinato de ser mal. Mas, o melhor momento para um espírito é o desencarne, pois ele liberta-se do mundo de aparências e retorna à sua real pátria.

O ser humanizado, no entanto, acha que a morte é ruim porque não quer morrer, porque está apegado ao mundo material. Para estes eu tenho uma triste notícia: todos vão morrer... Qual o problema de morrer hoje ou amanhã?

Participante: Então todas as catástrofes que o homem fez têm a mesma origem: o carma coletivo?

Todas as catástrofes que Deus (Causa Primária) fez através do homem (agente reagente da Causa Primária), têm origem no carma coletivo. Só estavam nas cidades onde caíram as bombas atômicas aqueles que precisavam e mereciam passar por aquilo como caminho para a elevação espiritual.

Neste exemplo (a bomba atômica sobre as cidades japonesas), fica difícil compreender o que estou dizendo, porque já faz muito tempo e você não teve notícias completas a respeito do episódio. Vamos ver outro exemplo mais recente para que você possa entender.

Lembra-se dos aviões que se chocaram com os prédios nos Estados Unidos (World Trade Center)? Aconteceu, e você teve notícias de pessoas que nunca se atrasaram para o trabalho, mas naquele dia não chegaram na hora; outras passaram mal e não foram trabalhar naquele dia... Aconteceu, ainda, de outros que não deviam estar lá naquele momento e, por um motivo ou por outro, estavam. Ou seja, só estava dentro do prédio naquele momento aqueles que, instigados pela Causa Primária, foram para lá.

Na verdade, Deus causou a reunião de todos aqueles que mereciam e precisavam passar por aquela situação e ali deu a cada um de acordo com as suas obras: uns morreram instantaneamente, outros ficaram por muito tempo sofrendo e alguns escaparam.

Agora estamos falando a Realidade: Deus causando primariamente de acordo com o carma coletivo dos espíritos ditos humanizados, mas levando em conta, também, o de cada um deles especificamente.

Compreensão de Kardec sobre este tema::

A harmonia existente no mecanismo do Universo patenteia combinações e desígnios determinados e, por isso mesmo, revela um poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso é insensatez, pois que o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a inteligência produz. Um acaso inteligente já não seria acaso.

009. Em que é que, na causa primária, se revela uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências?

Antes de vermos a resposta do Espírito da Verdade, deixe-me fazer um pequeno comentário.

Até aqui tínhamos visto que Deus é a Causa Primária de todas as coisas (pergunta 001). Depois vimos a ação desta Causa Primária sobre as coisas materiais (pergunta 007). Agora Kardec quer saber se há atuação da Causa Primária sobre as inteligências, ou seja, sobre o ser humano, o espírito encarnado.

Com isso, o conhecimento sobre a Causa Primária se completará. Isso porque já havíamos visto a ação da Causa Primária sobre as coisas materiais e agora vamos ver a ação desta mesma Causa sobre as inteligências, ou seja, sobre o elemento espírito.

Tendes um provérbio que diz: pela obra se reconhece o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. O orgulho é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si. Por isso é que ele se denomina a si mesmo de espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!

A resposta do Espírito da Verdade é muito clara: onde se vê a existência da Causa Primária na inteligência? No resultado, na obra. Portanto, tudo que aparentemente resulta da ação de uma inteligência humana, na verdade, é gerado, inicialmente por uma Causa Primária.

Veja a obra e pergunte a si mesmo: quem será que poderia construir um prédio? Quem será que poderia vencer a lei da gravidade para construir prédios tão altos? Quem poderia construir uma estrada? Quem poderia manter as células do asfalto coesas para que a estrada permanecesse sempre no mesmo lugar? Com certeza não a inteligência secundária (o espírito humanizado), pois ela é apenas um agente e não um Criador. Por isso o Espírito da Verdade afirma: em tudo está a presença da Causa Primária.

O ensinamento que Deus é a Causa Primária das atitudes, das ações humanas, já estava escrito em O Livro dos Espíritos, bem antes de nós comentarmos. Mas, o Espírito da Verdade foi ainda mais longe do que já havíamos ido... Ele disse: é a incredulidade do homem que não o deixa ver que por trás das suas idéias luminosas existe uma Causa Primária. É, pobre homem que um simples sopro de Deus pode arrasar.

Deus pode tudo... Por isso o homem nada pode, pois se pudesse, haveria algo que Deus não pôde fazer: aquilo que o homem fez..O homem nada mais é do que um reflexo da Causa Primária dada por Deus.

Mas, há um comentário de Kardec depois desta pergunta que pode nos ajudar muito neste estudo. Vamos vê-lo.

COMENTÁRIO DE KARDEC

Do poder de uma inteligência se julga pelas suas obras. Não podendo nenhum ser humano criar o que a Natureza produz, a causa primária é, conseguintemente, uma inteligência superior à Humanidade.

O homem não pode criar o que a Natureza produz: esta é a afirmação de Kardec... Vamos observar atentamente este aspecto.

Por exemplo, quem constrói um prédio é a Natureza?

Participante: Não, segundo a crença humana são os engenheiros...

Mas, quem criou os elementos que o homem usa para construir o edifício? Mais ainda: o que é um edifício, senão o somatório de diversos elementos oriundos da Natureza? Pergunto ainda: quem mantém os átomos do cimento coesos para dar a sustentação ao prédio?

Participante: Então, a sua pergunta não é quem constrói, mas do que é construído.

Não, minha pergunta é quem constrói, pois quem realmente constrói o edifício são os elementos da Natureza já que sem eles não haveria a obra. O homem pode desenhar formas e juntar elementos, mas se não houver os elementos e a ação dos seus átomos, não há prédio.

Portanto, o prédio é construído pela Natureza. O homem simplesmente põe o material ali de acordo com um desenho que ele fez, mas quem faz realmente o edifício existir é a Natureza através de seus elementos.

Aliás, tudo o que o homem constrói é produzido a partir de algo que existe, de alguma coisa que está na Natureza. Sendo assim, não é construção (criação), mas adaptação do que já existe. Se o homem pudesse realmente criar, a sua criação teria que partir do nada e nem poderia se utilizar de qualquer elemento pré-existente. Ele pode isso?

É isso que Kardec está mostrando. O homem sem a Natureza não seria capaz de fazer nada. O homem sem a Natureza não seria capaz sequer de existir, porque é a Natureza é que gera e mantém os próprios corpos que os humanos acham que são eles...

Mas, Kardec fala um pouco mais. Vamos ver a continuação do comentário dele.

Quaisquer que sejam os prodígios que a inteligência humana tenha operado, ela própria tem uma causa e, quanto maior for o que opere, tanto maior há de ser a causa primária. Aquela inteligência superior é que é a causa primária de todas as coisas, seja qual for o nome que lhe dêem.

Com este comentário fica, então, muito claro o ensinamento: existe uma Causa Primária que faz as inteligências secundárias funcionarem. Sem ela, ou seja, sem Deus dar aos espíritos o funcionamento da inteligência – e este funcionamento para vocês é o pensamento – o ser humano não existiria, não agiria, não construiria nada.

Mas, para aqueles que vêm acompanhando nossos estudos, este ensinamento é antigo. Há muito tempo que estamos falando que Deus é a Causa Primária de todas as coisas. Muitos acharam que o que falávamos era novidade, mas não era, pois estava escrito em O Livro dos Espíritos desde o século XIX.

Agora, depois do estudo deste capítulo fica então bem claro: Deus é a Causa Primária de todas as coisas. Tanto faz com relação à ação das coisas materiais, como para as coisas que se imagina oriunda da mente humana.

Participante: Eu estava lendo um livro – “Confissões”, Santo Agostinho. Ele nasceu por volta do ano 300 dc e já naquela época falava em Deus como Causa Primária, como única Verdade e Realidade...

Mas, Cristo falava em Deus Causa Primária... Buda, Krishna e todos os mestres também. Todos falam em Deus como o Senhor Onipotente, Onisciente e Onipresente. Todos falam isso.

A humanidade hoje é que expulsou Deus do planeta, trancafiando-O no céu, onde existe apenas como espectador do homem, que tem a liberdade de agir como quiser. É por isso que afirmo que a humanidade não vive com Deus presente e que, para ela Deus está morto.