Expiação e arrependimento

Pergunta 1010

O dogma da ressurreição da carne será a consagração da reencarnação ensinada pelos Espíritos?

Como quereríeis que fosse de outro modo? Conforme sucede com tantas outras, estas palavras só parecem despropositadas, no entender de algumas pessoas, porque as tomam ao pé da letra. Levam, por isso, à incredulidade. Dai-lhes uma interpretação lógica e os que chamais livres pensadores as admitirão sem dificuldades, precisamente pela razão de que refletem. Por que, não vos enganeis, esses livres pensadores o que mais pedem e desejam é crer. Têm, como os outros, ou, talvez, mais que os outros, a sede do futuro, mas não podem admitir o que a ciência desmente. A doutrina da pluralidade das existências é consentânea com a justiça de Deus; só ela explica o que, sem ela, é inexplicável. Como havíeis de pretender que o seu princípio não estivesse na própria religião?

— Assim, pelo dogma da ressurreição da carne, a própria Igreja ensina a doutrina da reencarnação?

É evidente. Demais, essa doutrina decorre de muitas coisas que têm passado despercebidas e que dentro em pouco se compreenderão neste sentido. Reconhecer-se-á em breve que o Espiritismo ressalta a cada passo do texto mesmo das Escrituras sagradas. Os Espíritos, portanto, não vêm subverter a religião, como alguns o pretendem. Vêm, ao contrário, confirmá-la, sancioná-la por provas irrecusáveis. Como, porém, são chegados os tempos de não mais empregarem linguagem figurada, eles se exprimem sem alegorias e dão às coisas sentido claro e preciso, que não possa estar sujeito a qualquer interpretação falsa. Eis por que, daqui a algum tempo, muito maior será do que é hoje o número de pessoas sinceramente religiosas e crentes. SÃO LUÍS

Estamos falando de ressureição da carne que é algo de difícil entendimento. Por isso vamos incialmente falar sobre o que é ressurreição na carne.

O que pode ser entendido como ressureição da carne é a reencarnação. Essa seria a definição, mas há outra compreensão sobre o temo.

Ressureição – ato ou efeito de ressurgir ou ressuscitar.

Ressuscitar - fazer voltar a vida, reviver.

Ressurgir – tornar a viver, reviver

(Mini Dicionário Aurélio)

Ressureição da carne, portanto, pode ser compreendido como a reencarnação, mas quando se fala em tornar a viver há uma ressureição muito mais importante do que essa: a ressureição do espírito.

Estou falando da volta do espírito à vida espiritual, da volta do ser ao universo, à realidade universal. Essa importância pode ser compreendida pelo ensinamento de Cristo: “Em verdade em verdade vos digo, quem não nascer de novo não verá o reino do céu”.

Portanto, o dogma da ressureição da carne pode ser entendido como sendo a reencarnação do ser, mas, muito mais do que isso, é preciso compreender que cada segundo da existência carnal é um momento de fazer uma ressurreição. É um passo no caminho da ressureição espiritual, ou seja, de voltar a consciência espiritual, voltar a sua vida espiritual, abandonando a ilusão da matéria. Aí está o verdadeiro trabalho da vida.

Sabe, tem muita gente que dá uma importância imensa a reencarnação. Na verdade, ela não tem nada de importante. Ela se trata de algo que foi criado para alunos faltosos e não para aqueles que se esforçam para avançar. Digo isso porque só reencarna quem ainda não cumpriu a sua tarefa de casa.

Por isso, dizer que a reencarnação é importante é valorizar o apego ao mundo material, valorizar o querer ficar preso a sansara, ao desejo de voltar. Quem realmente compreende o processo universal luta a cada encarnação para não voltar e por isso não dá um valor grande a chance de reencarnar.

É a partir dessa conclusão que afirmo que mais do que ensinar o dogma da reencarnação do espírito ou da ressureição da carne, acho que os professores da lei deveriam estar preocupados em despertar, em renascer como espírito. Aliás foi isso que Cristo ensinou, como já vimos.

Participante: Jesus disse que o reino dele não é desse mundo e que ele iria preparar o nosso lugar.

Exatamente.

A vida carnal não é lugar para espírito. Ele está aqui porque precisa libertar-se disso através das provações. Libertando-se, então, vive só no mundo espiritual. A partir dessa constatação o ser encarnado precisa compreender que cada segundo dessa existência é uma oportunidade de se libertar do que está vivendo naquele momento, ao invés de se apegar àquilo.

Participante: mas, Deus está presente aqui também.

Não falei o contrário.

Claro que se Deus está em tudo que é lugar, está aqui também. Mas veja, se você ficar apegado a essa estada, vai querer ficar aqui. Com isso não vai alcançar a ressureição nunca.

Deus está em todo lugar. Por isso, liberte-se de onde você está agora para estar com Ele em todos os lugares.

Participante: faz sentido dizer que Jesus voltará a Terra em uma nova encarnação?

Jesus ou Cristo?

Participante: Jesus.

Jesus voltará; já voltou. Jesus já está encarnado.

Cristo não. Cristo não encarnará nunca mais.