Expiação e arrependimento

Pergunta 1016

Em que sentido se deve entender a palavra céu?

Julgas que seja um lugar, como os campos Elíseos dos antigos, onde todos os bons Espíritos estão promiscuamente aglomerados, sem outra preocupação que a de gozar, pela eternidade toda, de uma felicidade passiva? Não; é o espaço universal; são os planetas, as estrelas e todos os mundos superiores, onde os Espíritos gozam plenamente de suas faculdades, sem as tribulações da vida material, nem as angústias peculiares à inferioridade.

Céu é o universo. É isso que se deve entender como reino do céu. Céu é o universo como um todo e não locais circunspectos, circunscritos. Então, uma cidade espiritual não é o céu, é uma cidade espiritual apenas, pois o céu é o TODO Universal.

É esse o céu que Cristo falava. Quando se referia ao reino do céu, falava do Todo Universal e não de determinados lugares. Os chamados paraísos das mais diversas religiões são criações mentais humanas que materializam o que é espiritual.

Cada religião materializa um céu para si. Os espíritas criaram as cidades espirituais, os mulçumanos criaram a tenda onde há virgens esperando, os católicos criaram o paraíso como um jardim do Eden, os budistas acham que vão para o Nirvana.

Enfim, cada uma tem a sua materialização, mas, nenhuma delas é o céu que os mestres falaram. O céu é o Universo como um todo, o TODO UNIVERSAL.