Expiação e arrependimento

Pergunta 1005

Ao Espírito sofredor, o tempo se afigura tão ou menos longo do que quando estava vivo?

Parece-lhe mais longo: para ele não existe o sono. Só para os Espíritos que já chegaram a certo grau de purificação, o tempo, por assim dizer, se apaga diante do infinito. (240)

Nós viemos estudando o que acontece com o espírito depois do desencarne, ou seja, ainda ligado a um ego, mas sem matéria carnal. O local onde se desenrola essa vivência é o que vocês chamam de umbral. Estamos falando daqueles que vivem no umbral.

Antes vimos que a sensação de sofrimento é mil vezes mais forte quando se está ligado a um ego e não mais encarnado. Agora o Espírito da Verdade diz que, além da sensação ser mais forte, o tempo demora mais a passar.

 Somando as duas informações vocês podem ter uma ideia do que é viver fora da carne de uma forma humana, ou seja, ligado ao ego depois do desencarne. São muitos sofrimentos. Sofrimentos mais fortes que os carnais e que custam muito mais a passar do que quando encarnado. Por isso volto a falar o que já disse anteriormente: nem que seja para não sofrer futuramente, é melhor fazer o trabalho de despossuir agora.

Sabe tudo que não quer abrir mão? Com certeza um dia terá que abrir. Só que antes de fazer isso depois do desencarne o que está possuindo agora vai lhe fazer sofrer fortemente e por muito tempo.

Sabe tudo que não quer repartir com o próximo? Terá que fazê-lo. Sabe todas as suas verdades? Terão que ser abandonadas. Mais: enquanto não forem serão instrumentos contra você mesmo.

Então, nem que seja para poupar o sacrifício, o sofrimento, depois do desencarne, é melhor fazer agora. É melhor dar ao outro o direito de ser, estar e fazer o que quiser; é melhor repartir os seus bens agora, ao invés de ficar dizendo que precisa disso ou daquilo para viver.

É isso que o Espírito da Verdade nos ensina nesse trecho. Essa é a base da doutrina chamada Espiritismo, a doutrina que os Espíritos trouxeram. É a doutrina do não ser, não ter, não estar, não saber.

Lembre-se: toda vez que você é, está ou sabe algo, vive o egoísmo. E, por conta dele, na próxima vida terá mil vezes mais sensações de sofrimento que se alongarão por mais tempo.