Expiação e arrependimento

Pergunta 1004

Em que se baseia a duração dos sofrimentos do culpado?

No tempo necessário a que se melhore. Sendo o estado de sofrimento ou de felicidade proporcionado ao grau de purificação do Espírito, a duração e a natureza de seus sofrimentos dependem do tempo que ele gaste em melhorar-se. À medida que progride e que os sentimentos se lhe depuram, seus sofrimentos diminuem e mudam de natureza.” SÃO LUÍS

Que grande lição!

Outro dia estava conversando aqui citei um texto da Madre Tereza de Calcutá. Ele afirma que no final é tudo entre você e Deus. Lembro que comentei: na verdade no final é tudo entre você e você mesmo.

Ninguém vai interferir no seu estado de espírito. Ninguém pode lhe causar nenhum sentimento ou sensação. Tudo que sente é escolhido por você. Por isso sentirá o que escolher durante o tempo que quiser e ninguém poderá interferir. Se quer sofrer – falo assim porque ninguém lhe faz sofrer, você sofre por que quer – sofrerá durante o tempo que quiser sofrer.

É por isso que se diz que os tempos apaga as magoas. Na verdade não é o tempo e sim você que esquece de ficar magoado. O tempo não apaga o sofrimento; na verdade é você que com o tempo abre mão de sofrer. Se esquece-se de sofrer aquele sofrimento.

Então, quando se fala de vida depois da carne, ou seja, quando se fala daquele período em que o espírito ainda está ligado ao ego sem estar unido a uma matéria carnal, precisa se entender que existe o sofrimento e que ele durará o tempo que o ser quiser. Isso porque tudo naquele período da existência do espírito continua como era quando ligado à matéria carnal.

Participante: dá para passar uma receita de como fazer esse tempo passar mais rápido?

Não!

Não existe receita, existe decisão. Vai demorar o tempo que você decidir sofrer. Enquanto quiser, vai sofrer. Não há outra saída.

Assim como ninguém pode lhe fazer sofrer, não pode fazer parar de sofrer. Tudo é uma decisão de foro íntimo. Só você pode começar ou encerrar o processo.

Participante: pode explicar melhor a questão de não estar ligado ao ego? Seria uma vida depois da vida espiritual?

 Não. É a vida espiritual depois da carnal.

Qual o seu nome?

Participante: Vitor.

Vitor é o nome de um ego, de um personagem. O espírito não tem nome, raça ou sexo. Enquanto se achar Vitor, estará ligado a esse ego. Na hora que transcender ao Vitor, encarnado ou não, estará liberto desse personalidade.

Existem espíritos que saem da vida carnal ligados ao ego, ou seja, achando que são o Vitor, o personagem. Se acham que são, eles são. Esses são espíritos desencarnados, mas ainda humanizados, pois o Vitor, aquele que acha que é, é o ser humano.

Resumindo, o espírito que sai da carne e se acha Vitor, continua sendo Vitor mesmo desligado da matéria carnal. Nessa condição ele vive tudo o que o Victor vivia antes do desencarne.

Quando ele se liberta do Vitor, na carne ou fora dela, entra na posse da sua consciência espiritual. Só aí pode viver conscientemente a vida espiritual de acordo com o seu nível de elevação.

Diria que volta a ser o que era, espiritualmente falando, antes da encarnação. Aí prepara um novo ego, uma nova encarnação e o processo todo se inicia.