O novo acordo - Carta aos Coríntios 2

Paulo agradece a Deus

Reproduzir todos os áudiosDownload
Parte 1
Parte 2

Louvado seja o Deus e Pai do Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai Bondoso, o Deus de quem todos recebem ajuda. Ele nos auxilia em todas as dificuldades para podermos ajudar os quem tem as mesmas dificuldades que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus. Porque assim como nos tornamos parte dos sofrimentos de Cristo, assim também, por meio dele participamos da sua grande ajuda. Se sofremos, é para auxiliarmos e salvarmos vocês. Se somos ajudados, então vocês também são e recebem forças para suportar os mesmos sofrimentos que nós suportamos. (Capítulo 01 – versículo 03 a 06)

Vamos falar desse pedacinho onde Paulo fala da exemplificação.

Estávamos conversando outro dia a respeito de Jesus. Dissemos que se ele realmente alcançou a evolução, como alcançou, naquela vida, deveria sempre voltar como espírito puríssimo. Mas, eu disse que isso não é verdade.

O espírito quando vem à carne, mesmo o elevado que vem em missão, precisa vencer o seu ego. Ele nasce como qualquer ser humano e aí vai vivenciar uma vida. Nela precisa vencer o seu ego. Nenhum espírito pode vir à carne pronto. Nenhum espírito pode nascer humano puro, pois se assim fosse, não teria valor o ensinamento que ele passasse.

Pegue a vida de todos aqueles que alcançaram a elevação espiritual e vocês verão que eles tiveram um momento de renascimento, um momento de despertar. Eles não nascem puros.

Estou falando disso porque é o que Paulo diz neste trecho. Não é porque você consegue a evolução espiritual que também vão cessar os aparentes problemas na sua vida. É preciso que aquele que vai auxiliar o próximo tenha vivenciado e vivencie sempre situações que ele não gosta, pois com a vivencia destes momentos de uma forma espiritualista, ele se credencia para ensinar os outros.

Desse modo, a esperança que temos em vocês está firme. Pois sabemos que, assim como vocês formam parte nos nossos sofrimentos, assim também participam da ajuda que Deus dá.

Irmãos, queremos que saibam das dificuldades que tivemos na região da Ásia. O sofrimento que suportamos foi tão grande e tão duro que já não tínhamos esperança de escapar de lá com vida. Nós nos sentimos como condenados à morte. Mas isso aconteceu para nos ensinar a confiar não em nós mesmos e sim em Deus, que ressuscita os mortos. (Capítulo 01 – versículo 07 a 09)

Outro ponto importante que Paulo toca: ele passou por muitos problemas na peregrinação, mas tem a consciência de que isso aconteceu para testar a sua fé.

Todo problema da vida de um ser humano é um teste à sua fé. Quando acontece o que você não gosta ou quando acontece uma situação de perigo, Deus está lhe colocando a prova, ou seja, está lhe colocando numa situação onde você precisará exercer sua fé, a confiança e a entrega a Deus. Por isso, você deve ter a certeza que qualquer coisa que lhe acontecer será para o seu próprio benefício. É isso que Paulo fala.

O teste da fé não deve ser vivenciado com a esperança que Deus lhe salve, mas sim com a entrega confiante a Deus o que lhe faz viver o acontecimento sem o menor medo. Quando você tem fé, não importa o que aconteça, será sempre o ideal para você.

Ele nos salvou e nos salvará desse terrível perigo de morte. E nós temos posto Nele a nossa esperança, na certeza que Ele continuará a nos livrar, enquanto vocês nos ajudam com as suas orações. Assim as muitas orações em nosso favor serão respondidas, Deus nos abençoará e muitos lhe agradecerão as bênçãos que Ele dará. (Capítulo 01 – versículo 10 a 11)