Revelações da revelação - Livro I

Panteísmo

Reproduzir todos os áudiosDownload
Pergunta 14
Pergunta 15
Pergunta 16

014. Deus é um ser distinto, ou será, como opinam alguns, a resultante de todas as forças e de todas as inteligências do Universo reunidas? Se fosse assim, Deus não existiria, porquanto seria efeito e não causa. Ele não pode ser ao mesmo tempo uma e outra coisa.

Deus existe como individualidade. Ele é uma individualidade e não uma idéia ou o próprio Universo. Isso precisa ficar bem claro para podermos compreender o Universo: a Causa Primária do Universo é um ser, um espírito que é o Deus.

Esta é a Causa Primária do Universo. Ela não é exercida por uma reunião de espíritos nem é uma ilusão coletiva, como muitos dizem, mas sim o fruto de um ser que comanda tudo e cria toda a coletividade.

Deus existe; disso não podeis duvidar e é o essencial. Crede-me, não vades além. Não vos percais num labirinto donde não lograreis sair. Isso não vos tornaria melhores, antes um pouco mais orgulhosos, pois que acreditaríeis saber, quando na realidade nada saberíeis.

Prestem bem atenção a estas palavras... Estou dando este conselho principalmente para aqueles que se queixam da vida...

Sabe por que para vocês a vida está ruim? Porque não sabem que existe uma Causa Primária, porque não vivem com a Realidade de uma Causa Primária. Mas, não vivem com esta Realidade porque ainda querem descobrir um Deus a partir de seus valores materiais e se perdem num labirinto sem saída, sem achar solução para a sua vida.

É isso que o Espírito da Verdade está respondendo. Precisamos parar com esta busca inútil e fútil de Deus, porque isso não nos leva a lugar algum. Só o que pode nos ajudar realmente nesta vida é compreender o que é Deus, não quem é Ele.

Na hora que vocês pararem de buscar quem é Deus e compreenderem o que Ele é, entenderão os acontecimentos da vida e aí não sofrerão, não verão nada mais errado e por isso, não terão mais situações negativas em suas vidas.

Participante: Depois dizem que a cigana os enganou...

Isso... Os seres humanizados ficam presos na busca de compreender Deus através dos seus valores materiais e depois dizem que deram um azar desgraçado na vida... Afirmam que a vida não está boa porque os outros a atrapalha.

Na verdade é o ser humanizado que não sabe viver dentro da Realidade... E, por não saber viver, culpa todo mundo da sua incapacidade de viver, de aprender a conviver com Deus a cada segundo.

Deixai, conseguintemente, de lado todos esses sistemas; tendes bastantes coisas que vos tocam mais de perto, a começar por vós mesmos. Estudai as vossas próprias imperfeições, a fim de vos libertardes delas, o que será mais útil do que pretenderdes penetrar no que é impenetrável.

“Deixai de lado todos os sistemas”...

No mundo material proliferam hoje os estabelecimentos que aplicam diversos sistemas técnico-científicos para realizar a busca do universal, do espiritual. E, ainda por cima, se auto proclamam espiritualistas...

Em quantos lugares hoje eu vejo os locais que deveriam servir para a religação com Deus transformados em academias científicas daquilo que não pode ser compreendido pela mente humana? Em vez da fé – da entrega com confiança ao Pai, que deveria ser a base sentimental para a vivência da Causa Primária – os seres humanizados buscam criar elementos e fórmulas matemáticas para ensinar a espiritualização...

Em um local que fiz palestra as pessoas juntam-se várias vezes por semana para compreender o que é ser espírito... Perguntei a eles: porque estão buscando aprender a ser espírito? Vocês já são...

O ser humanizado chama de espiritualização o estudo da mediunidade, dos elementos do mundo invisível, o aprendizado do sair do corpo... Para que estes estudos? É como se eles nunca tivessem sido espíritos e precisassem vir para a carne para aprender a ser...

Parem com isso! Vocês se perdem nestes labirintos e não vão a canto algum. Preste atenção em vocês, no seu interior. Cada ser do Universo veio à carne para aprender a si dominar, a dominar o seu ego, as suas paixões, os seus desejos.

É para isso que vocês nasceram. Ao invés disso ficam criando uma ciência para o espírito e dedicam-se a ela com a intenção de aprender a ser espírito, como se nunca houvessem sido.

Joguem fora todos os livros científicos e aprendam a conviver com as suas projeções mentais em paz, harmonia e felicidade. Mas, para isso precisam aprender a conviver com as suas projeções com a certeza que Deus é a Causa Primária delas, a origem do seu modo de ver a vida...

Isso pode lhe garantir um bom futuro...

Vamos supor um diálogo entre um espírito humanizado que dedicou a sua vida a este tipo de espiritualização e o seu mentor logo após o desencarne.

- Pois bem, o que você fez para a sua elevação espiritual?

- Freqüentei durante dez anos seguidos um centro...

- O que aprendeu?

- Aprendi a fazer projeção astral, a sair do corpo conscientemente...

- Mas, isso se chama volitar e isso você já fazia antes da encarnação. O que mais aprendeu?

- Aprendi que o Universo é composto de energias...

- Isso é natural para qualquer espírito, você já sabia que elas existiam antes de ir para a carne. Que mais aprendeu?

- Aprendi a ser médium...

- A mediunidade é um instrumento de Deus para servir aos seus filhos. Por este motivo é Ele que comanda todo processo mediúnico. Que mais aprendeu?

Este espírito chegará à triste conclusão: não aprendeu nada. Isso porque ficou querendo aprender o que já sabia apenas para poder satisfazer à curiosidade humana, às curiosidades geradas pelo ego. Com isso deixou de fazer o que tinha que fazer: a reforma íntima...

Participante: Devemos viver o nosso presente de forma constante, pois será através dele que viveremos nosso futuro.

Devemos viver o presente incessantemente sem colocar nele nenhuma outra compreensão de que ele é Causa primária de todas as coisas agindo.

Devemos viver o presente incessantemente como resultado de uma análise profunda de Deus sobre o nosso passado .

Devemos viver o presente intensamente sabendo que tudo que ocorre é justo e amoroso, justamente porque é fruto desta análise.

Devemos viver o presente intensamente sabendo que ele não é obra do acaso, da sorte ou do azar, nem espelha uma punição, mas uma nova oportunidade de construir um futuro diferente, através da vivência da fé.

Sim, devemos viver o presente incessantemente amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo...

 

015. Que se deve pensar da opinião segundo a qual todos os corpos da natureza, todos os seres, todos os globos do Universo seriam partes da Divindade e constituiriam, em conjunto, a própria Divindade, ou, por outra, que se deve pensar da doutrina panteísta? Não podendo fazer-se Deus, o homem quer ao menos ser uma parte de Deus.

Essa doutrina hoje já perdeu muita força e estudá-la agora seria perda de tempo. Mas, para nós esta resposta do Espírito da Verdade terá alguma utilidade. Vamos conversar...

Deus é uma individualidade, você é outra... Não existe este retorno da sua individualidade para a de Deus. Cada um permanece caminhando no seu próprio caminho. Esta é a primeira notícia.

Mas, precisamos compreender um pouco mais sobre Deus e esta é uma boa oportunidade. Para falar Dele vou usar o ensinamento trazido por Sri Krishna no Bhagavad Gita...

Existem na verdade diversos aspectos do Universo que são o próprio Deus, mas que teremos que chamar a todos de Deus, porque vocês não têm palavras para distinguir as coisas. Existe um Deus Ser, um espírito. Mas, este Deus se emana para o Universo, se irradia através da Causa Primária. Este deus chamaremos de emanação de Deus.

O que é o deus emanado ou a emanação de Deus? Os acontecimentos do mundo. Se tudo é causado por Deus, podemos dizer que tudo é emanação de Deus.

Quando falamos, por exemplo, na física, que as partículas do átomo giram em torno do núcleo, isto não acontece, como já vimos, por causa das propriedades intrínsecas da matéria. Existe uma Causa Primária que faz isso acontecer. Na Verdade, é Deus que cria o movimento das partículas em torno do núcleo. Esta rotação, portanto, é uma emanação de Deus.

Deus causa tudo e tudo que Ele causa é uma emanação Dele mesmo. Aquela pessoa ali imagina que está se coçando, mas isso não é Realidade. Deus é Causa primária daquilo está acontecendo. Então, aquilo que é chamado de coceira é uma emanação de Deus.

Deus Ser, Deus emanado: dois aspectos daquilo que a humanidade chama de Deus. Mas, ainda há outro aspecto que pode ser confundido com o próprio Deus da humanidade.

O ser humanizado não vive só. Ele convive com outros elementos, sejam eles materiais ou humanos. Ou seja, tudo se interdepende no Universo e para que a emanação de Deus ocorra é necessário que haja elementos que sirvam de instrumento para ela acontecer.

Vou dar um exemplo. Eu estou aqui falando e vocês estão aí ouvindo. Isto é o que a percepção de vocês diz, mas será que eu estou falando? Não, as palavras, o som e tudo mais que envolve o falar e o ouvir são emanações de Deus. Se eu estou servindo de instrumento para a emanação de Deus, eu sou um Deus emanado. Por ser instrumento de Deus para a emanação Dele, eu sou o próprio Deus emanado.

Portanto, existe o Deus Ser que emana situações através da Causa Primária (emanação de Deus), mas para isso acontecer Ele se utiliza de instrumentos, que, por isso, se transforma em deuses emanados... Os instrumentos da emanação viram o próprio Deus por ser apenas o reflexo de uma Causa Primária.

Volto a dizer, este tema é complicado por causa da pobreza de linguagem de vocês. Vocês não possuem palavras que possam descrever corretamente as emanações de Deus e os deuses emanados. Mas, é dessa concepção que surge a frase que Cristo ensinou: Deus é tudo e tudo é Deus. E ensinou ainda mais: vós sois deuses...

Deus é tudo porque tudo que acontece é emanação Dele; nós somos deuses porque somos os instrumentos para esta emanação... Esta é a Realidade do Universo e fica bem clara em O Livro dos Espíritos num texto que ainda estudaremos, mas que antecipo agora:

“Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus” (Pergunta 132).

Não é um bom exemplo do que falei? O espírito toma um corpo em harmonia com o mundo em que vive para aí, sob as ordens de Deus (servindo de instrumento fiel à Causa Primária), fazer a sua parte na obra da criação.

Só que tem um detalhe...

Deus, como dissemos, tem todas as suas propriedades elevadas ao extremo. Então, Ele tem o Amor ao próximo elevado ao máximo. A este Amor chamamos de Universalismo e ao ser que o utiliza de Universalista.

Já o espírito não possui o Amor Universalista, pois esta propriedade ainda não está desenvolvida nele. Ele, na verdade, é individualista e por isso ama a si mais do que ao próximo. A este amor chamamos de egoísmo e a seres deste tipo de individualidades individualistas.

Quando Deus emana através dos instrumentos uma Causa Primária, ela é, na sua essência, universalista, pois busca o bem coletivo. Quando o Deus emanado julga a Causa Primária, por causa do seu egoísmo, ele julga a emanação de Deus a partir de suas próprias paixões e desejos.

É daí que nasce o bom e o mau, o certo e o errado. A emanação de Deus é Perfeita (justa e amorosa), mas a avaliação que o Deus emanado faz dela é individualista, pois a realidade criada por esta avaliação (raciocínio) segue suas próprias verdades.

Portanto, Deus é tudo e tudo é Deus. Ele é o próprio Universo, mas também é todas as coisas que existem e sua própria ação, pois tudo é apenas instrumento para a emanação Dele mesmo.

Agora fechamos todo o ciclo do conhecimento sobre Deus.

Sei que isso é complicado e já havia falado para abandonarmos sistemas espirituais, mas é preciso se compreender a Realidade (Deus é tudo e tudo é Deus) porque sem isso não conseguimos viver a vida dentro de um sentido espiritual. Continuaremos vivendo-a dentro do sentido material e continuaremos a ter o mesmo fim de outras encarnações: ter que reencarnar...

016. Pretendem os que professam esta doutrina achar nela a demonstração de alguns dos atributos de Deus: sendo infinitos os mundos, Deus é, por isso mesmo, infinito; não havendo o vazio, ou o nada em parte alguma, Deus está em toda parte; estando Deus em toda parte, pois que tudo é parte integrante de Deus, ele dá a todos os fenômenos da Natureza uma razão de ser inteligente. Que se pode opor a este raciocínio? A razão. Refleti maduramente e não vos será difícil reconhecer-lhe o absurdo.

Não vou discutir Panteísmo. O que tinha para ser dito sobre Deus já o foi...