Comunhão com Deus-Textos-1-A razão

Os efeitos da elevação espiritual

Reforma íntima, portanto, resume-se na mudança do sistema de vida que o ser utiliza na sua existência. Vivendo sob um novo sistema, o ser universal, então, alcança a elevação espiritual. Mas, que efeitos esta elevação terá sobre ele? O Espírito da Verdade nos respondeu a esta questão.

“Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si. Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade”. (O Livro dos Espíritos – pergunta 115)

Quando o ser alcança a perfeição vivencia a felicidade que Deus tem prometido. Sobre esta felicidade já conversamos anteriormente: ela existe quando o ser não se exalta no prazer nem se deixa levar pela depressão da dor. Para os seres humanizados ela é vivenciada quando ele alcança um estado de espírito onde exista a paz e a harmonia consigo mesmo e com o mundo que vive. Mas, existe mais um detalhe que o Espírito da Verdade usa para a caracterização de um ser elevado: ele está próximo de Deus...

Na verdade, nesta resposta o Espírito da Verdade afirma que o Pai dá a cada espírito uma missão com o fim de esclarecê-los. Quando isso acontece, ele aproxima-se de Deus e com isso vive a felicidade que Deus tem prometido. Sendo assim, no trabalho da reforma íntima é importante viver esta felicidade, sobre a qual já conversamos por diversas vezes, mas para que ela exista é importante também compreender como se aproximar de Deus.

  Na verdade, posso afirmar que há poucos pontos onde todos os mestres ensinaram com a mesma letra. Todos eles falaram a mesma coisa, mas com palavras diferentes. Neste ponto, no entanto, todos foram uníssonos ao afirmar que é necessário se aproximar de Deus.

No livro Apocalipse, por exemplo, Cristo afirma que ele e Deus são um só. No Bhagavad Gita, para ensinar a Arjuna, Krishna fala o tempo inteiro na necessidade de se comungar com Deus. Buda também falou da necessidade de se viver harmonicamente com a vida que se tem, que como iremos ver mais tarde, é o próprio Deus. Sendo assim, compreender a questão de como se aproximar do Pai é uma questão importante para todos aqueles que querem aproveitar a encarnação e realizar o trabalho da reforma íntima que leva à elevação espiritual.

Sei que muitos de vocês consideram isso alguma coisa conhecida e até mesmo banal. Acham que apenas ao colocar uma música, acender uma vela e um incenso e fazer uma oração meditativa estão em contato com o Pai, mas isso é irreal. Este estágio que é alcançado com estas atitudes pode ser considerado mais como uma auto hipnose do que realmente uma comunhão com Deus.

Como nosso trabalho é transmitir ensinamentos para a realização da reforma íntima e como a busca desta comunhão com o Pai faz parte deste processo, será sobre isso que iremos conversar hoje.