Realidade

O tempo da criação

Conhecida a origem e a forma da criação divina nos resta ainda uma pergunta: quando Deus cria? Em que tempo Deus cria?

O Pai não pode criar no passado, porque este não existe; não pode criar no futuro, porque este também não existe. Assim sendo, Deus só pode criar as coisas do universo no presente. Mas, o que é um presente? Quanto tempo dura o presente?

Se formos analisar profundamente o tempo presente veremos que é algo tão fugaz, tão rápido, tão passageiro, que não conse-guimos mensurar. Não se pode dimensionar o tempo presente em qualquer medida conhecida pelo ser humanizado (ano, mês, dia, hora, minuto ou segundo), pois este tempo é muito menor, inclusi-ve, do que aquele que é levado para se pronunciar a palavra presen-te.

Quando estou falando a palavra presente e soletro a letra “r”, a letra “p” já terá ido para o passado e a “e” ainda estará no futuro. Além disso, a própria letra “r” é composta por outros sons (“erre”) e, por isso, pronunciá-la envolve diversos presentes que virão do futu-ro e irão para o passado depois. O tempo presente é, portanto, fugaz.

Apesar disso, somente ele existe, é Real. Quando algo acaba de acontecer, vai para o passado, não mais existe Pode se ter lem-branças daquele momento, mas aquele tempo não mais existe. O futuro é o presente que ainda não ocorreu e que, portanto, também não existe. Pode se fazer conjecturas sobre ele, mas enquanto não se transformar em presente não será Realidade. Apenas o presente é Real.

O Senhor do Universo, portanto, só tem o presente para criar as coisas do universo. Podemos, então, afirmar que Deus cria as coisas universais (tudo que existe) a cada presente, ou seja, a cada micro fração de tempo que não pode ser mensurada.

Deus cria tudo que existe a cada presente através do Seu fa-ça-se, que é oriundo da Sua Vontade: isto é Real, isto é Realidade. Todas as coisas do universo são construídas a cada micro fração de tempo por Deus através do seu faça-se.

Apenas para colocar alguma imagem que possa ser compre-ensível aos seres humanizados, diria que a Realidade assemelha-se a um filme. São diversos fotogramas que se sobrepõe tão rapida-mente que dá a ilusão de movimento.

Cada presente é um momento distinto do outro. Assim como quando um fotograma acaba de ser projetado e vai para o passado leva junto consigo tudo que estava nele, aquilo que existe no uni-verso também acaba quando um novo presente se inicia.

Os seres não conseguem acompanhar a velocidade da cria-ção divina e por isso vê movimento e permanência nas coisas. A Verdade, no entanto é que Deus cria todas as coisas do universo a cada micro fração de tempo.