Hidra

O sistema humano, o ego e o espírito

Participante: Joaquim, só para entender um pouco melhor, quando você fala de sistema humano de vida, posso dizer que na encarnação eu sou o espírito inserido no sistema humano de vida, ou melhor, que o sistema humano de vida é inserido no espírito?

Não.

O sistema humano de vida rege o ego. É ele que leva a men-te humanizada a viver com determinadas realidades e verdades.

O ego está dentro do espírito e o sistema está no ego. No entanto, não podemos dizer que o ser universal se subordina ao sistema; ele se subordina ao ego, que é subordinado ao sistema.

Participante: Então, posso dizer que o sistema humano de vida seria aquele ego que é a base de todos os egos encarnados?

Não posso dizer que é a base de qualquer coisa porque ele não é coisa. Trata-se apenas de um sistema.

Você entende melhor do que eu sobre a questão de siste-mas. Sistema é sistema; funcionamento dele é outra coisa. O sis-tema é quem rege o funcionamento.

Participante: e esse sistema está incorporado em nós?

Está incorporado no ego. E o que é o ego? São pensamen-tos e emoções, personalidade. É à personalidade que o espírito está subordinado.

Então, o ser se subordina, vamos dizer assim, por tabela ao sistema, já que o que é gerado pelo sistema é o ego. Ao acreditar na realidade que o ego cria que o espírito se subordina ao sistema humano de vida.

Participante: Então, podemos dizer que os considerados feli-zes, ou iluminados, ou mestres, são aqueles que ainda mantém o ego, porém, a personalidade não está subordinada ao sistema huma-no de vida?

Não.

Esse seres ainda mantem um ego que está subordinado ao sistema humano de vida. O que ocorre é que eles não são subordi-nados a personalidade humana.

Participante: Ah, eles não são subordinados ao ego.

O ego diz a esses seres “aquela mãe está errada” e eles res-pondem: “não sei se estão”. O ego diz que “aquela pessoa devia fazer isso” e eles dizem: “não sei se devia”.

Enfim, eles são libertos do ego. A personalidade ainda conti-nua subordinada ao sistema humano de vida, já que a base para gerar a realidade é o sistema humano de vida. Isso não se altera.

Participante: Isso é a humanidade que você fala? Os espíritos encarnados no planeta Terra são isso?

Os espíritos que estão encarnados na Terra são subordina-dos a egos que são gerados a partir do sistema humano de vida. Isso é encarnar na Terra.

Encarna neste mundo é subordinar-se a um ego, ter uma per-sonalidade temporária, que está subordinada e funciona a partir do sistema humano de vida. Já o sistema é aquilo que vai criando as realidades do mundo.

Participante: Portanto, a elevação, o morrer para o renascer, é o morrer para esse ego subordinado ao sistema humano de vida para renascer liberto dele, mesmo que esse ego esteja sempre vivencian-do realidades subordinadas a esse sistema.

Morrer para essa personalidade para ser uma personalidade diferente dessa. Não diferente no sentido de contrária, mas diferen-te no sentido de não ser essa. De não se ver como essa personali-dade se vê.

Participante: Se ver como espírito, não como ego. Porém, o ego está presente.

Exatamente.

Participante: o ego vai continuar te sugerindo inveja, ambição...

Se você se reconhecer como um ser universal sem saber o que é espírito.