Encarnação - Textos

O dualismo não existe

Mas, mesmo o dualismo criado pelo ego é falso. No Universo não existe nada dual.

Um dia perguntei a uma pessoa: como é o nome desse piso que vocês usam? Ele me respondeu: cerâmica. Aí perguntei: do que ele é feito? De terra, barro, responderam-me. A partir disso eu perguntei: o que vai sobre este piso que vocês chamam de sujeira?

Pois é, a sujeira terra e barro é feia quando está sobre a cerâmica que é terra e barro. Ambíguo isso, não?

Aí o ser humano me respondeu humanamente: mas isso é cerâmica, aquilo é sujeira. Não, isso é terra e barro e aquilo é terra e barro. Eles são iguais porque são compostos pelos mesmos elementos. É o ego, o gerador de provações do espírito, que separa terra e barro em cerâmica e em sujeira.

NOTA: Apesar de não ter citado diretamente, o comentário do espírito amigo fala de conceitos. O mesmo elemento humano sujeito a conceitos pré-formados pode deixar de ser bom para ser ruim, de ser belo para ser feio.

Além de separar a terra e barro em duas verdades, gerar o dualismo, o ego cria a sensação de que sujeira não é bom e que cerâmica sem sujeira é, o que se consiste em um novo dualismo. Mais: cria a ideia de que a terra e barro chamada de sujeira não deve estar ali, apesar de tecnicamente ser a mesma coisa da cerâmica. Isso gera um novo dualismo: estar ou não estar.

Se tudo o que o ego cria é irreal, posso dizer, portanto, que todo dualismo, toda visão dual sobre as coisas deste mundo, é apenas uma ilusão gerada pela personalidade transitória. Tudo é uma coisa só (fluído cósmico universal e não possuem as qualidades que o ego dá a elas.

“30. A matéria é formada de um só ou de muitos elementos? De um só elemento primitivo. Os corpos que considerais simples não são verdadeiros elementos, são transformações da matéria primitiva. (O Livro dos Espíritos).