Meu maior problema

Não valorize tanto a sua dor

Participante: isso ajuda você a ser solidário com as outras pessoas.

Sim, ajuda neste ponto, mas também ajuda em outro aspecto: a não valorizar tanto a sua dor.

As pessoas que, por exemplo, o filho não liga para elas, acha que a dor delas é muito mais forte do que a sua que não quer agir de determinada forma.

Participante: elas dizem que os problemas dos outros são de fácil solução.

Isso. Dizem que basta apenas você se conter que não terá mais problema algum. Mas, a sua dor e a dos outros é a mesma. Pior: elas possuem a mesma intensidade.

Afirmo isso porque a dor não existe por conta da forma que o filho trata o pai, mas sim porque não aceita o que a vida lhe dá, o que ela apresenta. E, se não trabalha com a consciência que estamos conversando hoje, continuará vivendo o que a vida lhe apresentou agora a pouco: quando é o calcanhar de Aquiles é mais difícil conviver com o que a vida apesenta.

Isso é uma falácia, é uma ilusão. Não existe dor mais difícil de conviver, pois elas são todas as mesmas. Na verdade, foi a vida que apresentou a ideia de que aquela dor era muito forte, que este é um ponto nevrálgico e você engoliu isso, acreditou nesta história. Por causa desta crença acha que essa dor é especial, é fruto de um apego muito grande.

Tudo isso é ilusão. Na verdade foi a vida que lhe apresentou todas estas ideias e você aceitou. Esta dor que agora sente e que diz ser difícil de se libertar não é desse jeito. É tão fácil você libertar-se dela quanto livrar-se do sofrimento de não ter uma blusa nova.

Sabe aquelas dorezinhas com as quais já aprendeu a lidar? Esta que diz que é de importância maior não tem diferença alguma. A valorização da dor é criada pela vida e apresentada a você que a aceita.

Como a vida apresentou esta dor e disse que ela é a mais importante, a mais difícil de se libertar, você achou que isso é real e por isso não conseguiu se libertar dela.

Participante: realmente o que o senhor está falando nos ajuda a lidar com os nossos sofrimentos e com o dos outros.

Exatamente. Quantas pessoas você já não ouvi dizer que as suas dores são mais fortes do que a de outras pessoas. Isso é ilusão: a dor de todos por qualquer motivo é igual.

Sabe, acho que nenhum de vocês possui a capacidade de medir a dor que cada um sente. No entanto, mesmo assim não deixam de dizer que as suas dores são mais fortes e mais difíceis de se libertar do que a dos outros. Dizem que os outros sofrem por bobeiras, por questões menores e que as razões dele sofrer são muito mais fortes e por isso a sua dor é maior.

Está começando a entender o que estou falando? Não importa do que você reclame, só encontrará solução para os seus problemas quando começar a compreender a vida.