Você está preparado para morrer?

Não programar futuro

Respondia às perguntas, vamos, então, começar a conversar sobre a preparação para a qualquer momento estar pronto para libertar-se do mundo material.

Como é que um ser liberta-se da Terra? Quando é que ele vai estar apto a se libertar da Terra? Quando passar a viver o presente... Estamos falando de passar a viver o que se tem hoje e não o que poderá existir no futuro.

O futuro não existe. Por isso, quem projeta ou cria futuros para si, está preso à Terra. Prende-se porque imagina que terá tempo para realizar aquilo que projeta para o futuro. Se você está pensando no que vai fazer amanhã, não está pronto para morrer.

Ninguém sabe se vai estar vivo amanhã. E se desencarnar essa noite? Gerando expectativa de coisas a fazer no futuro aqui na Terra, se isso acontecer, sofrerá, pois irá querer viver o amanhã que projetou. Por causa desse sofrimento, não conseguirá casar-se com o noivo.

A vida foi feita não para viver amanhãs, mas sim o hoje. É por querer viver o amanhã que o espírito humanizado torna a vida completamente instável.

Hoje você sai à rua e não sabe se volta para casa. Mesmo tendo a consciência dessa instabilidade, continua projetando futuros como se fosse normal sair de casa e voltar. Mas você não sabe se voltará...

É essa consciência que denota uma preparação para a morte: 'estou saindo de casa; vou voltar? Não sei... Não sei se vou voltar, não sei o que vai acontecer na rua, não sei o que poderá suceder. Quando voltar, eu verei se voltei'

Preparar-se para a morte é isso: viver o que está vivendo neste momento sem se preocupar com mais nada, sem projetar mais nada. Mas, você vive sempre preparando o dia de amanhã, mesmo dizendo que sabe que ele pertence a Deus.

Quem vive projetado para o futuro não está preparado para morrer. Enquanto disser que hoje de noite, amanhã de manhã, na semana que vem, no mês que vem, no ano que vem vai fazer isso e aquilo, saiba que deixou de se preparar para a morte. Quando ele vier, vai estar comprando óleo para a sua lamparina e não vai casar com o Cristo, não vai entrar no recinto do casamento.