Meu maior problema

Não há culpados

Porque a compreensão de tudo o que falei até agora é importante? Primeiro, como já disse, para você se libertar do passado e do futuro e viver apenas o presente. Segundo, para saber que no presente não há culpas.

Se você não faz nada, do que se culpar? Tudo que imagina viver lhe é apresentado. Portanto, não tem o menor controle sobre o que está acontecendo.

Você acabou de me dizer que vive trazendo o assunto à baila. O que foi isso?

Participante: eu comprando a ideia da mente.

Não, foi a sua vida que criou esta ideia e você a tomou como uma ação sua.

Portanto, não é você que vive trazendo a questão à mente toda hora, mas a vida que vive sistematicamente lhe apresentando este assunto. Por este motivo tenho que lhe aconselhar a não dizer que você vive trazendo este ou outro assunto à tona.

Porque lhe dou este conselho? Qual o problema de dizer que você faz alguma coisa? Qual o problema de dizer que é você que se lembra, que foi você que comeu, dormiu, trabalhou, se vestiu, etc.?

Participante: porque se tira a causa primária de Deus.

Não, esqueça tudo que se refere a Deus. Hoje não vamos falar deste assunto. Ele não faz parte desta vida que está vivendo agora.

Acreditar nestas coisas lhe traz problema porque na hora que se coloca como agente na ação, alguém que age, no pensamento ou no ato, certamente se culpará por alguma coisa. Mais: imaginará que aquilo poderia ser feito de uma forma diferente ou poderia até não ter sido feito.

Quando você diz que vive trazendo o desejo à mente, está embutido nesta afirmação a ideia que está errado, julgamento, ao ficar pensando nisso e que deveria parar de trazer este desejo à tona. A partir desta ideia, aceita a sua vida quando ela for a cobrança para não fazer o que faz, para não pensar no que pensa.

Se não depende de você fazer ou pensar em qualquer coisa especifica, mas sim da vida apresentar, se ela continua apresentando o mesmo pensamento ou a mesma ação, sofrerá. Achará que não consegue colocar em prática os ensinamentos, que é uma besta quadrada, pois deveria agir de forma diferente, que deveria controlar seus pensamentos e ações. Veja quanta coisa acontece quando não se entende o que é a vida.

Mas, de onde surge todo este sofrimento? De achar que você vive a vida, que a ação que chama de minha vida é feita por você. De não viver com a realidade de que ela lhe é apresentada e não possui agente algum.

Participante: algumas coisas até a gente consegue viver desse jeito, mas quando é o seu calcanhar de Aquiles é difícil.

Posso aceitar que neste caso seja mais difícil, mas não impossível. Não estou falando em extinguir o seu maior problema, mas pelo menos entender o que está acontecendo. Digo isso porque na hora que compreender esta questão, o problema estará lá, a ideia de não fazer mais estará presente, só que entendendo o processo descobre que não tem condições de ser diferente. Só isso.

No momento que entende que a vida lhe é apresentada e não vivida, você pode se harmoniza com ela. Sem este entendimento é impossível de se harmonizar. Só conseguirá a harmonia quando entender que os acontecimentos que diz fazer na sua vida lhe é apresentado pronto pela própria vida.

Participante: temos que ter a nossa prova, não é mesmo?

Esquece esses assuntos. Hoje não vamos falar de provas, de Deus ou de qualquer coisa que não possam compreender. Esses assuntos não interessam a vocês, pois não possuem valor algum, a não ser aquele que a vida der a eles.

Vocês já cansaram de ler tantas informações em tantos lugares, não só de mim. Já viram um monte de ensinamentos. Porque, então, não colocaram em prática. Vocês são burros? Acho que não. Porque não conseguem colocar. Porque tantas pessoas que me ouvem a tanto tempo não conseguem colocar em prática esses ensinamentos?

‘Porque o seu ensinamento é revolucionário, é difícil’, você me responderia. Não, ele não tem nada de difícil nem de revolucionário. A única coisa de diferente nele é que trato a realidade por ela mesmo e não pela ilusão, pela lógica humana.

Portanto, tudo o que falamos aqui é fundamental para qualquer ser que viva a vida humana, pois enquanto não entender que ninguém pratica ação, mas a vida é a própria ação, física e mental, e que ela é apresentada ao ser, não conseguirá harmonia nunca. Ainda viverá o sonho de agir.