Senhor, Senhor

Mercadejar com Deus

Participante: Quem ama o próximo tem condição de dar um tapa no próximo?

Deixe-me falar uma coisa. Você já ouviu falar na passagem onde Jesus pegou o chicote e deu no lombo dos mercadores no templo? Acha que nesse momento ele não amava ao próximo? Amava, mas assim mesmo sentou o chicote nos mercadores. Porque o amor é interno e o ato é externo.

Participante: Diversas passagens da Bíblia foram adulteradas....

Na pergunta 1 de O Livro dos Espíritos se diz que Deus é causa primária de todas as coisas. Sendo isso verdade, quem adulterou a Bíblia? Deus. O que Deus adultera fica adulterado ou é a verdade?

Desculpe, mas essa passagem é real. Ele realmente sentou o chicote nos mercadores só que não sentou e chorou depois pelo que fez. Disse: “Pai faça-me instrumento da tua vontade”.

O importante dessa passagem não está nas chicotadas, mas na lição que ela contém. Essa vocês não veem porque estão preocupados com o ato.

Vocês criticam os pastores que envolvem o pedido de dinheiro com os cultos a Deus. Sim, isso é fazer mercado com as coisas de Deus, mas quem faz troca de favores dentro dos locais sagrados, quem vai aos centros, as igrejas, pedir favores a Deus em troca de promessas ou de amor também não está fazendo mercado com Deus?

Vocês vão aos templos e centros pedir a Deus: “Me salva pelo amor de Deus. Eu juro que nunca mais faço isso”. Isso não é um negócio? Não se faz negócio na casa do meu pai. Essa lição vocês esquecem porque estão preocupados em criticar os outros e em atribuir valores a atos físicos.

O importante não é o ato, mas entender o ensinamento de Cristo. Aliás, esse aspecto do ensinamento do mestre fica mais forte se você ler o que ele quando da transmissão da oração ‘Pai Nosso’.

Ele diz assim: “quando você for rezar, não faça como os hipócritas que ficam pedindo coisas”. Pelo que eu saiba, vocês só sabem rezar para pedir alguma coisa em benefício próprio, não é mesmo?

Portanto, Cristo enfiou o chicote sim, mas continua enfiando até hoje. Por isso diz que não falará por todos que o chamarem de Senhor, Senhor ...

Mas, como reagir frente as adversidades da vida se não podemos rezar a Deus pedindo o fim delas? Fazendo o que Cristo ensinou da Santa Ceia, quando sabia que o a cruz estava perto: “sinto uma grande aflição, mas o que vou dizer? Pai, afasta de mim esse cálice? Mas, eu nasci para isso. Pai, glorifica seu nome através de mim”.

Essa passagem, então, é verdadeira. Ele sentou o chicote, mas agiu assim com a consciência de que estava seguindo as ordens de Deus. Mais: com a certeza de que estava ensinando alguma coisa. Infelizmente, vocês se preocuparam com o ato e esqueceram o ensinamento.