Senhor, Senhor

Jesus e Cristo

Participante: Deus se manifesta de várias formas, segundo o que a gente necessita.

Não, Deus só se manifesta de uma forma: da forma que Ele se manifesta. É você que vê a manifestação Dele de diversas formas. É diferente.

Participante: o que eu entendo é que Deus se manifesta de diferentes formas para que eu possa entendê-Lo. Então a gente cria formas de entender Deus. E, em várias passagens da história humana existem várias manifestações de Deus, segundo a necessidade daqueles humanos. Já poderei dizer que Jesus naquela época foi uma manifestação de Deus segundo aquela época. Ghandi seria...

Não! Você está confundindo. Jesus é uma coisa, Cristo é outra coisa.

Jesus foi um ser humano como outro qualquer. Fazia coco, xixi e arrotava. Um ser humano comum. Em determinada época ele recebeu a missão de ser o médium de Cristo. Isso acontece quando é batizado no rio Jordão. A pomba desce e a voz de Deus é ouvida.

Vocês ficam discutindo a questão das chicotadas, só que a Bíblia é toda parábola. Tudo que está lá vale é pelo ensinamento e não pela ação.

Os acontecimentos que são narrados na Bíblia não representam a vida de ninguém. Na verdade, vocês estão querendo discutir uma vida que nunca existiu.

Agora, dentro do que acabou de dizer, deixe-me falar uma coisa para complicar ainda mais. Vocês acreditam que Deus se manifesta de diversas maneiras, mas na realidade Ele se manifesta só de uma. Vocês é que interpretam a manifestação Dele de diversas formas. Mais: algumas de suas manifestações vocês não atribuem como sendo Dele.

Você viu esse senhor?

Participante: vi.

Pois é, Deus está se manifestando ali. Você viu Deus? Não.

Participante: mas Joaquim, Jesus foi pai?

Jesus foi pai.

Agora acabou. Não vamos fazer fofoca da vida dos outros.

Participante: eu entendendo as questões que aquela pessoa está lhe fazendo. Para mim, ele e todos nós humanos, Cristo é um acervo da humanidade que deve ser preservado. Só que na realidade para Cristo um beijo ou chicotada é a mesma coisa.

Pode falar português claro aqui: é a mesma droga. Ele não está preocupado em praticar esta ou aquela ação.

Participante: ele não está nesse nível de acervo da humanidade que falei?

Não. Por que? Porque ele está voltado para o espiritual e não para o material.

Quando você se volta para o espiritual o material perde importância e por isso não há preocupação em satisfazer materialmente. Por isso, vocês que estão presos a essa satisfação não deveriam dar esta importância a ele. É por achar que ele está preocupado com as coisas materiais que se chocam quando se fala de algumas de suas ações.

Participante: mas, Pai Joaquim, o senhor falou agorinha mesmo que Jesus recebe a consciência crística.

Ele não recebe a consciência crística. Deixe-me falar outra coisa. A mente humana não tem a menor capacidade de entender algo que ela não saiba. Por isso, vocês que estão ligados a uma consciência humana não conseguem fazer a menor ideia do que é a sua própria consciência, que dirá uma crística.

Participante: eu usei mal as palavras.

Não, você falou de Jesus, do médium de Cristo. Você acha que o meu médium tem a minha consciência?

Participante: não.

Não. Sendo assim, por analogia não posso dizer que Jesus tenha a mesma consciência do que Cristo, apesar de ser o médium dele.

Participante: o senhor acabou de falou, que Jesus recebeu a missão de ser médium de Cristo depois do batismo. Num momento anterior, quando deu a chicotada, ele não era médium de Cristo?

Já! A chicotada é depois.

Outro detalhe: todo médium tem uma vida própria. Ele anda, passeia, come e bebe. Jesus também tinha. A mediunidade Cristo não dominou Jesus a tal ponto de acabar com o ser humano.

Participante: Pai Joaquim, sobre o que ele falou de Jesus ou Cristo, acredito que o senhor não quer ver da forma que nós vemos. Ele veio justamente para ser o exemplo para a humanidade. Ele traz entendimentos que estão além da nossa capacidade de compreensão.

Ele veio para lhe mostrar o caminho: “eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega a Deus a não ser através de mim”. Esse ensinamento quer dizer que parar chegar a Deus precisa se tornar num Cristo, precisa viver como um Cristo, ou seja, dar prioridade à busca espiritual. Ele veio para lhe trazer essa consciência.

Agora vou juntar o que falei com o que você disse. O problema é que vocês – vocês que eu digo são os seres humanos, porque vocês de agora nem eram vivos nessa época – transformaram os ensinamentos que foram criados originalmente para ganhar no reino do céu para ganhar no da terra. Vocês interpretaram os ensinamentos de Cristo para ganhar agora.

É por isso que para vocês Cristo é bonzinho de uma maneira humana. Vocês precisam de alguém bonzinho humano porque querem bondade humana.