Senhor, Senhor

Falando sobre Deus e o amor

Participante: fala-se muito em Deus. Se diz que precisamos amá-Lo, mas eu não O vejo nem O percebo. Fale um pouco como Ele se manifesta na minha vida.

Como Deus se manifesta na sua vida? Sendo a sua própria vida.

Você fez esse ato agora? Não! Foi Deus que fez. Deus é o que se faz e o que ou quem faz. Nada disso é feito por você, que aliás também é Deus.

Portanto, o que é Deus? Tudo. Todas as pessoas, os objetos, os acontecimentos. Todas as coisas que existem. Por isso, para cumprir o mandamento é preciso amar a tudo.

Participante: então, não temos que pensar em nós mesmos.

Sim, deve pensar em você no sentido de estar vigilante quanto ao seu amor a Deus acima de tudo, mas não no sentido de ter que ganhar algo, em ser beneficiado.

Participante: tem diferença entre pensar em você naquele momento e ser egoísta.

O que é o pensar em si mesmo que estou dizendo? Pensar em amar a Deu sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. O que estou dizendo é que deve pensar o tempo inteiro se você está amando a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Quanto a pensar qualquer outra coisa sobre si mesmo, esqueça. Não é importante ...

Participante: como eu sou uma coisa, tenho que amar a mim acima de mim.

Sim, acima de você mesmo, ou seja, acima da busca da sua satisfação pessoal.

Participante: eu sou feito à imagem e semelhança de Deus. Não é isso?

Sim, você é a imagem e semelhança de Deus.

Participante: então, quando estou amando é Deus, o próximo é Deus. Tudo é Deus.

Sim, tudo é Deus.

Tudo é uma coisa só. Quem separou as coisas do universo foi a personalidade humana. Fez isso para contentar o seu individualismo, egoísmo, mas todas as coisas são um.

Vocês humanos acreditam em identidade. Não existe identidade. Existe Universo.

Gosto muito de ouvir assim da pessoa: “eu vou morrer e sair daqui e vou pra lá”. Vai para lá, onde? “Ah, lá no mundo espiritual”. Se você vai para o mundo espiritual aqui é o que? Mundo material? Matéria pensa? Matéria fala? Como, então, se dizer que este é o reino da matéria?

Só existe um lugar no Universo. Sabe onde é? O universo. Tudo é Universo e só ele existe.

Participante: é fluido cósmico universal?

Fluido cósmico é matéria. No Universo, existe a matéria, o espírito e, acima de tudo, Deus.

Participante: Eu queria perguntar sobre o propósito de tudo. Cada um tem um propósito ...

Não, cada um não tem um propósito. Independente de cada ser humanizado, todos têm só um propósito durante a vida: amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a si mesmo. Esse é o único propósito de todos.

Participante: é que quando nós não temos clareza sobre as tarefas que temos que cumprir, não sabemos o caminho que temos que seguir de acordo com o que foi combinado.

Veja, falando com clareza do caminho que qualquer ser humanizado tem a seguir de acordo com o que foi combinado ele se consiste na vivência dos acontecimentos da vida com a certeza de que Deus é a causa primária de todas as coisas. Se tiver essa certeza, nunca sairá do caminho combinado.

Sabe, se Deus é a origem de tudo, se Ele é que causa, não importa o que você ou qualquer outro faça, será Deus fazendo. Nesse momento poderá amar a tudo e com isso jamais estará do caminho. Mesmo que ache que está fora do caminho, o próprio achar que está é o seu caminho.

Participante: Joaquim, e quando você tem todo esse conhecimento e acontece a prova, leva um tapa na cara mesmo sabendo tudo isso, e a vida, o lado humano, te faz perder. Aí, você lembra: “não, eu tenho que amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo”. Como é isso na prática?

Lembrar-se que é preciso amar a Deus acima de todas as coisas.

A sua dúvida existe porque você está querendo atacar um pouco para frente. Só se destrói uma casa se batermos na fundação. Se você vier quebrando do telhado para baixo, vai demorar muito. É a mesma história do tijolinho que já falei: quando para de quebrar, constroem-se novos.

Você tem de atacar a fundação da sua vida. Qual é a fundação dela? A ideia de que você é um humano. Precisa destruir essa fundação e gerar uma nova: eu sou um espírito.

Qual é a importância disso que aconteceu para mim, o espírito? Alguém entrou na minha casa e roubou a minha televisão. Qual é a importância disso para o espírito? Alguém saberia me dizer? Só que para vocês tem. Porque? Porque sabem-se humanos.

Sabe o que estão jogando fora quando vocês xingam e acusam o bandido, quando vocês gritam contra ele?

Participante: oportunidade.

Que oportunidade nenhuma!

Sabe o que jogam fora? O amor de Deus! Deus lhes amou e vocês jogaram fora esse amor em troca de terem uma televisão.

Se você não mudarem em baixo – ou seja, eu sou um espírito, qual a importância disso que me aconteceu agora para minha existência eterna espiritual – não mudam nada.

É o que eu falei do peso, do sacrifício.

Participante: aí, entra a leveza, de você se ver como espírito. Isso não é importante. Tudo é ilusão, tudo é ilusão da matéria. Aí, você fica leve.