4ª conversa - Expectativas, Apego e Amor

Expectativas - Expectativas com o mundo espiritual

Participante: tenho a expectativa de ao final desta encarnação acordar no mundo espiritual me sentindo bem por saber que a missão foi cumprida. Isso é mais uma expectativa humana?

Sim.

Você ainda está projetando um destino e esperando que ele aconteça. No entanto, não pode ter certeza alguma do que acontecerá. Não sabe como é o mundo espiritual? Como já disse, tem muitos que buscam a reforma íntima para evoluírem e se chegarem ao seu destino podem não gostar do que encontrarão.

Por isso não crie expectativa. Até porque, em que ela influencia no seu destino? Em nada. Faça o seu melhor agora e deixe a hora da colheita para quando ela chegar.

Estou falando de fé: de entrega com confiança em alguma coisa. Quem tem fé no seu trabalho se entrega a ele com confiança e por isso não gera expectativas com relação ao futuro. A expectativa que você está me falando é a mesma daqueles que doam cestas básicas para os carentes para poder ter o seu terreninho reservado no céu.

Não importa o que seja, se há a projeção de algo para a outra vida, ainda se está preso ao egoísmo, ao individualismo. Deixe-me lhe dizer algo: a outra vida não é melhor nem pior do que essa. Ela é diferente. O atributo melhor ou pior das coisas é você quem determina. Portanto, se chegar lá e achar melhor, será, se achar pior, também será.

Se o futuro depende só de você, para que ter expectativas? Declare desde já que ela será melhor que com certeza viverá isso.

Participante: vivemos tentando fazer a elevação espiritual para termos acesso a um mundo melhor. Jesus, que já estava elevado, veio para o nosso mundo. Então, esta expectativa que temos é balela. Temos que viver e ponto. Sem expectativas de nada.

Perfeito. Mesmo a expectativa que a outra vida seja melhor do que essa pode existir.

Já falei diversas vezes que quem está apegado a coisas deste mundo (a natureza, uma bebida, uma música, etc.) sofre quando chega no mundo espiritual, pois lá não tem nada disso. Por isso, quando há a expectativa de uma vida melhor no outro mundo é porque se coloca nela tudo o que se gosta daqui, principalmente as coisas que não consegue ter aqui.

Já repararam que pessoas querem morrer para poder encontrar a paz? Porque têm esta esperança? Porque não a possuem aqui. Mas, encontra-la lá, neste caso, é impossível. Se como determinamos no início deste trabalho a paz é o resultado do trabalho por ela, não trabalhando aqui, não a encontrará lá.

De nada adianta ter esperanças de encontrar algo melhor no outro mundo. Como já disse, o motor que move a existência eterna, encarnado ou não, é o carma. Por isso, quem ainda não aprendeu a viver o que tem aqui hoje como o melhor para si mesmo, dificilmente encontrará o melhor lá.

Participante: então lá não é melhor?

Não. É diferente daqui. Não é bom porque não contém aquilo que você espera encontrar, aquilo pelo qual anseia.

Poderá ser bom para você quando estiver adaptado ao que lá existe, mas isso só acontecerá depois da frustração de não encontrar o que esperava. Além do mais, se a boa vida depende da adaptação ao que se tem, esta também pode: basta aprender a conviver com a existência humana como ela se apresenta.

Participante: desde que nasci sinto que vim para uma missão específica. Fico esperando os acontecimentos que desencadearão o início dessa missão. Essa expectativa é a mesma que estamos falando, mais uma viagem da encarnação que vivo?

Exatamente. É a mesma expectativa que estávamos falando quando usamos o exemplo de comprar uma casa ou um carro.

Lembro de uma pessoa que disse que tinha feito um retrocesso à vidas passadas. Lá descobriu que ela e alguém que conhecia tinham vivido muito e se amavam profundamente. Como essa pessoa era profundamente simpática, ela imaginou que o amava nesta vida e que era correspondida. Por isso começou a trabalhar para ter essa relação. Criou um monte de expectativas, mas nada deu certo. Acabou se decepcionando ...

Não acredite em nada que seja criado pela mente, seja sobre esta vida, outras ou sobre a existência eterna. São apenas histórias que servem como provações para esta vida.

Missão, todos têm. Sendo assim, pode já estar exercendo a sua missão sem ter conhecimento deste fato. Nesse caso, essa expectativa que vive é vã.

O problema é que pensam que executar uma missão é ter um grupo de seguidores aos quais você orientará. Missão não é só isso. Dizer a outra pessoa que não deve entregar-se a expectativa para não sofrer já é cumprir uma pessoa. Orientar uma pessoa em qualquer sentido já é cumprir uma missão.

Não espere que sua missão comece. Não tenha esta expectativa. Viva tudo o que tem como parte da sua missão.