4ª conversa - Expectativas, Apego e Amor

Expectativas - Caminhando na corda bamba

Este tema também é muito importante.

O que é ter uma expectativa sobre alguma coisa? É ter uma esperança. Quem tem expectativa sobre algo está gerando uma esperança de que algo aconteça do jeito que quer. Aí me desculpem, mas acho que estão cansados de saber que a vida não é governada pelas suas expectativas. Não é governada pelas suas certezas, que dirá pelas expectativas.

A vida corre frouxa, solta, ou seja, a vida vive a vida. Ela cria as coisas de uma forma que não é presa a expectativa de ninguém. Nem poderia ser diferente.

Me lembro de uma vez que estávamos numa conversa que todos ficaram estupefatos. Eles ficaram incrédulos com relação ao que eu estava falando. Só que isso é real. O que disse foi: para alguém ganhar alguma coisa, alguém perdeu algo.

Não tem jeito, não tem como fazer todos ganharem, porque todos são seres humanos diferentes entre si e por isso possuem paixões, posses e desejos diferentes. Se a vida existisse apenas para suprir as expectativas de vocês, estaria sido injusta, porque não estaria dando a outros a oportunidade de receber.

Ter expectativas é gerar uma esperança, um desejo que pode não ser correspondido. Se não for, você sofre, perde a paz, acusa alguém ou alguma coisa de ser o responsável por não ter conseguido o que esperava.

Portanto, a expectativa por alguma coisa – e coloco neste grupo a esperança, porque é a mesma coisa – é uma das armas ou soldadinhos que são usados pelo individualismo, pela posse, pela paixão, pelo desejo e pelas quatro âncoras para que perca a sua paz.

Quem vive esperando alguma coisa está sempre caminhando numa corda bamba, prestes a cair, a sofrer. Este é o primeiro aspecto que queria abordar a respeito de expectativa.