Encarnação - Textos

Espiritualismo

Podemos, agora, começar a falar dos instrumentos da ação da reforma íntima, que, como disse, são instrumentos que precisam alterar realidades da vida humana. Estes instrumentos são em número de três.

O primeiro: o espiritualismo. Vamos conversar sobre esse instrumento da reforma íntima ensinado pelos mestres.

Nos ensinamentos dos mestres existe uma única definição de espiritualismo. Ela está em O Livro dos Espíritos: ‘espiritualista é aquele que acredita haver em si algo mais do que a matéria’. Mas, essa definição, que me perdoe Kardec, é muito pobre.

Mais adiante, em sua própria obra, Kardec ensina: de nada vale o conhecimento sem ação, de nada vale o apego à letra morta. Aliás, este ensinamento também está presente em Krishna e em Cristo. Sendo assim, não se pode ser espiritualista apenas por imaginar-se algo mais do que o corpo físico, mas é preciso viver para esse algo mais. Por isso, vou tomar a liberdade de criar uma nova definição para os termos espiritualista e espiritualismo.

Espiritualismo ou espiritualista é aquele que acredita haver dentro dele algo mais – que pode ser chamado de espírito, alma, anjo ou o nome que você quiser dar – e que vive para esse algo mais. Espiritualista é aquele que vive para o espírito. Aquele que sabe que é e vive para aquilo que sabe o que é.

Por isso disse que a definição era pobre: não adianta apenas saber-se um espírito, para ser espiritualista é preciso viver para o ser universal.

Esta arma ou instrumento da reforma intima é fundamental para os seres universais que querem alterar as realidades que vivem. Por quê? Porque quem vive para o espírito não se vê como humano e por isso não participa das coisas como o ser humano participa. Ou seja, não participa dos acontecimentos do mundo preso às percepções e a partir do individualismo da personalidade humana.

Por isso Cristo também ensinou através do Evangelho de Tomé: é preciso reconhecer que era antes de existir. Disse mais: se você encontrar alguém que saiba que não é filho de mulher, ajoelhe-se, pois este é o seu mestre.

Então, espiritualismo é algo fundamental para o ser que busca a elevação espiritual. É um instrumento de libertação da realidade criada pelo ego.