Senhor, Senhor

É preciso abandonar alguma coisa

Nenhuma pergunta? Estão aceitando tudo que estou dizendo? Que bom. Na hora que começar a pisar nos calos, aí vocês pulam.

Até agora falei apenas em se mudar. Ainda não falei no que precisa ser abandonado para você se mudar. Esse é o grande problema e é nesta hora que muitos abandonam a busca da reforma. Todo mundo quer evoluir, mas ninguém quer perder o que já tem. Mas, como evoluir sem abandonar alguma coisa? Como mudar-se sem abandonar alguma coisa?

Esse é o segundo aspecto que é preciso interiorizar. Você é um espírito, não um humano e nasceu para fazer a reforma íntima, por isso vai precisar abrir mão de alguma coisa que está apegado ou acredita hoje. Se não fizer isso, não muda.

Alguém aqui está disposto a abrir mão de alguma coisa que possua? Mas, é preciso para que haja mudança. O caminho para a reforma é o despossuir, o abrir mão de coisas.

Só que quando falo que têm que abrir mão, não estou falando que têm que pegar tudo que possuem e entregar ao bispo, ao pastor. Não é isso que estou dizendo.

Ter e possuir são coisas bem diferentes. Alguém sabe a diferença entre ter e possuir?

Participante: não ...

Quem tem carro aqui? Quem possui o seu carro? O que é possuir o carro?

Participante: o meu carro é emprestado.

O seu carro é emprestado, mas se alguém bater nele você vai ficar chateado, não é mesmo? Isso mostra que a sua frase não é bem verdadeira ...

Possuir é depender, é ter que ter. É ser dependente de alguma coisa. É querer comandar o destino daquilo que temos.

Você pode ter tudo o que você quiser e tiver. Isso não tem problema porque, como aquela pessoa falou, são coisas que estão emprestadas para você viver essa vida, para ter as provas dessa vida. Agora, quando se vive com dependência em ter alguma coisa, com a ideia de aquele objeto tem sempre que estar do jeito que você quer, acontece uma escravidão ao humano. Isso acontece porque você passa a depender do que tem.

Quando falo sobre possuir e uso exemplos de objetos, como foi o caso do carro agora pouco, vocês só se lembram da dependência de objetos. Só que a dependência do espírito que se acredita humano vai muito além. Ele depende de muitas coisas nessa vida das quais precisam se libertar para poder realizar a reforma.

Por exemplo: alguém aqui aceita ser desrespeitado? Não? Por que? Porque vocês dependem de ser respeitado. Por isso posso dizer que vocês possuem a necessidade do ser respeitado.

Esse respeito que quer que os outros tenham por você é um bem material, é uma coisa que só pertence à Terra. Digo isso porque está sendo defendida a honra humana. Isso é humano: o ser espiritual não se preocupa em defender a sua honra.

Por isso, é preciso abrir mão disso também para promover a reforma. Se lhe desrespeitarem o que você deve fazer? Segundo o seu Cristo, oferecer a outra face. Alguém aqui tem coragem?

Como falei, os ensinamentos dos mestres têm que ser um guia para se viver. Por isso, se alguém lhe desrespeita, ofereça a outra face.

Se alguém passa na sua frente no emprego, como é que você fica? Feliz? Claro que não. O que é esse sofrimento senão uma dependência da promoção?

“Ah, Joaquim, eu tenho uma família para sustentar. Tenho filhos. Eu preciso ganhar mais”. Na Bíblia está a resposta para esta questão: se Deus dá comida aos passarinhos, será que Ele vai deixar faltar para você?

Alguém é capaz de pensar assim: viver sem se preocupar no que vai comer amanhã? Só que se não pensar desta forma, Cristo não vai falar por você.

Essa questão precisa ser muito debatida e muito bem conversada. Normalmente, escondem estas afirmações de vocês, não é verdade?

Não amealhe bens na Terra: isso está lá no Novo Testamento. Só que o cristão vive o dia inteiro preocupado em amealhar o bem material. Não estou falando apenas de objetos, mas preocupado com a saúde financeira, com a saúde física, com um lugar para morar, com o que vai comer e vestir. Aí ele lembra que tem o terreiro, o centro espírita às quartas e a missa aos domingos e diz: eu preciso ir lá porque sou cristão. Não é assim que vocês vivem?