Meu maior problema

Desconfie das mudanças da vida

Agora, lhe dou um conselho: quando a vida se apresentar com uma história diferente, desconfie.

Participante: é uma pegadinha.

Não se envolva no que ela criar com histórias diferentes, pois está apenas trabalhando, ou seja, criando uma história diferente, mas a essência continua a mesma. Vou lhe contar um caso verídico para ilustrar o que estou dizendo.

Recebi uma vez uma pessoa de nosso grupo que era casada, mas que naquele momento a vida lhe tinha sido apresentada como estando apaixonado por outra pessoa. Ela me dizia que estava amando duas pessoas, mas que o fazia universalmente. Para confirmar o que dizia afirmava que amava as duas sem posse.

Eu disse: você acha que amar universalmente é causar dor a outra pessoa? Sim, isso estava acontecendo porque ele estava causando dor a pelo menos uma das pessoas.

Participante: na verdade essa pessoa estava sendo egoísta.

Exatamente. Ela estava sendo egoísta porque estava pensando apenas nela mesma, apenas no seu próprio interesse e não via o que estava causando aos outros. Só que achava que estava amando universalmente.

Então, lhe disse: você não vê que é a sua mente lhe dizendo que está amando dessa forma? Repare que não há amor universal porque o único beneficiário desta situação é você. A sua mente está lhe dizendo isso e você está acreditando, mas não está amando dessa forma.

Portanto, por mais tempo que você me ouça, por mais que imagine entender os ensinamentos, desconfie de tudo que lhe for apresentado. Você não compreende nada, não pensa nada, não sabe de nada. Quem faz tudo isso é a vida. Ela cria e lhe apresenta. Vindo da mente, não acredite em nada.

Uma observação. Neste momento usei a palavra mente como gerador da ideia ao invés de vida, como estava fazendo. Isso não tem problema nenhum. A vida lhe é apresentada através de processos mentais. Por isso, tanto faz eu falar em mente ou vida, estou me referindo a quem cria o que você imagina estar vivendo e lhe apresenta.

Participante: eu também já passei por situações parecidas com a que o senhor falou. Já imaginei estar apaixonado e achar que aquela relação era a coisa mais importante para mim, que era essencial para minha vida. Depois vim descobrir que não era bem assim.

Tudo que você pensa é apenas a mente falando, nada mais do que isso. A importância que ela dá às coisas só tem a ver com a sua provação e não com a realidade. São muitas as coisas que ela cria e dá um valor profundo, para logo depois ela mesmo esquecer aquele assunto ou das uma importância menor.

Agora, se isso acontecer com você, não acredite no que ela está dizendo. Muitas vezes a vida pode parecer esquecer algo que considerava muito importante e depois se lembrar daquilo. Se você no primeiro momento achar que o assunto já foi superado, quando ela apresentar novamente pode sofrer. Por isso estou dando o conselho: se a vida mudar, não confie nisso. Pode ser que ela retorne à forma como estava antes.