Revelações da revelação - Livro I

De Deus

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Pergunta 1
Pergunta 2
Pergunta 3

001. O que é Deus? Deus é a Inteligência Suprema, Causa Primária de todas as coisas.

Antes de fazermos comentários a respeito desta questão, busquemos compreender a pergunta. Kardec não pergunta ao Espírito da verdade sobre quem é Deus, mas sim o que é Deus. Dessa forma, a resposta não dá uma descrição de Deus, mas apresenta a função de Deus para o Universo.

Quando Kardec perguntou o que é Deus, quis saber o que representa o Senhor para o universo, onde pode se encontrar Deus no Universo. A resposta, portanto, não se trata de uma descrição do Pai, mas da compreensão da Sua função no universo.

Essa visão altera completamente o sentido da resposta, pois Kardec não está perguntando se Deus tem barbas longas e brancas, mas como se pode reconhecer Deus no nosso cotidiano. Como pode o ser humanizado, com a sua visão tão curta das coisas universais, ver, entender, saber Deus.

Essa é a intenção da pergunta e isso precisa ficar bem claro, pois senão se destrói a resposta. Toda resposta é dada de acordo com a intenção da pergunta. Acho que não precisa se relembrar que os espíritos fora da carne conhecem pela transpiração sentimental as intenções do ser encarnado.

NOTA: Transpiração sentimental são as energias que compõem a aura do ser encarnado. Pela tonalidade da cor da aura, os espíritos fora da carne podem conhecer o padrão sentimental do encarnado, reconhecendo, assim, a sua intenção. Transpirando o encarnado arrogância, o desencarnado consciente sabe que a intenção da ação é se sobrepor ao próximo. Se a transpiração é de sofrimento, o desencarnado sabe que a intenção desse ser é acusar alguém de ter lhe ferido.

Dessa forma, o Espírito da Verdade quando respondia a Kardec conhecia a sua real intenção. Quando bem analisada a pergunta (“o que é Deus”) temos, então, a perfeita compreensão da intenção de Kardec.

Agora podemos começar a analisar a resposta. A primeira parte dela é: “Deus é a Inteligência Suprema”. Busquemos compreender essa informação.

Inteligência é a capacidade de perceber, analisar e armazenar percepções. Quando o Espírito da Verdade diz que Deus é a Inteligência Suprema, quer dizer, então, que o Senhor é aquele Ser do Universo que é capaz de analisar perfeitamente tudo o que se passa.

Cristo ensinou: Deus conhece tudo. Krishna ensinou: Eu sei tudo o que acontece. Deus sabe tudo o que acontece e tudo que Ele analisa se transforma em uma Verdade Absoluta, porque é resultado de uma análise perfeita.

Pegando essa definição dada pelo Espírito da Verdade e a colocando na intenção da pergunta (o que é Deus), podemos, então, dizer que Deus é a Verdade, a Perfeição, a Realidade. Se Deus tem a capacidade suprema de analisar todos os acontecimentos que faz com que o resultado dessa análise seja uma Verdade Pura, Deus é a Verdade Pura e só Ele o é.

Essa é a primeira resposta que o Espírito da Verdade dá a Kardec. Você quer saber o que é Deus para o Universo? Ele é a Verdade, a Realidade do Universo. O Senhor não é simplesmente um Ser que está presente no céu, mas é a Realidade, o que existe de Verdadeiro.

Sendo Deus o que existe de Verdadeiro, todo o resto é falso, ou melhor, ilusório, relativo. Esta é a conclusão que se tem que chegar quando se estuda esta pergunta de O Livro dos Espíritos: tudo que não for Deus, que não for oriundo do Pai, é falso, ilusório, verdade relativa, não uma Verdade Absoluta.

Só para compreendermos perfeitamente o ensinamento, uma Verdade Absoluta ou Universal precisa ter dois aspectos. Primeiro: ser universal, ou seja, valer para todos, ser igual para todos. Segundo: ser eterna, ou seja, nunca se mudar. Essas são as duas características da Verdade Universal ou Absoluta e, portanto, são duas características de Deus.

Participante: Se nós somos ilusão, porém somos partes de Deus. A nossa evolução nos tornará mais próximos da Verdade Absoluta?

  Você é ilusão enquanto não parte de Deus. Na verdade, todos são partes de Deus, mas poucos são conscientes disso, ou seja, vivem com essa consciência. Na hora que cada ser universal souber conscientemente que é parte de Deus deixa de ser ilusão que é hoje e se transforma em Realidade.

Com relação à sua pergunta, sim, a evolução espiritual é se aproximar de Deus e isso quer dizer que você se aproximará da Verdade Absoluta. No entanto, saiba que somente Deus é a Verdade Absoluta e a conhece. Por mais que você evolua poderá estar perto dela e não a ser.

Vamos, então para a segunda parte da resposta à questão 1: “Causa Primária de todas as coisas”. Precisamos analisar cuidadosamente esta questão, pois a incompreensão dessa resposta já gerou muitas verdades relativas.

O que é causa? É aquilo que origina alguma coisa. Toda causa é uma origem. Dessa forma, o Espírito da Verdade ensina que Deus é a origem primária de todas as coisas. Vamos compreender essa informação.

Já houve um tempo em O Livro dos Espíritos que essa frase estava escrita da seguinte forma: origem primeira de todas as coisas. Os vocábulos foram alterados, mas tanto faz, porque o que realmente importa é o que quer dizer primário, ou primeiro.

NOTA: Primário – 1. que antecede outro. 2. elementar, rudimentar (MINI DICIONÁRIO AURÉLIO)

Primário quer dizer início, primeiro, básico, que não possui nada anterior. Dessa forma, podemos compreender no ensinamento do Espírito da Verdade que Deus é a origem por si só de todas as coisas. Nada se origina em outra coisa e nada influencia a Deus na origem das coisas. Ele, pela sua capacidade de análise perfeita, tem a condição de dar o início de todas as coisas do universo. Essa é a primeira informação.

Dela nos decorre duas outras visões. Primeiro: Deus é a origem de todas as coisas. Quando o Espírito da Verdade fala em todas as coisas quer dizer todas as coisas. Não se podem separar as coisas do Universo: estas têm origem em Deus e estas outras não.

Quando o Espírito da Verdade utilizou o vocábulo todas, quis se referir a tudo o que existe. Quando Cristo ensina que devemos amar a todos engloba o amor a tudo o que existe. Não há nos ensinamentos dos mestres condições para serem originados ou amados.

O ser humano dá a Deus a origem de algumas coisas, mas nega esta mesma ação em outras. Por exemplo: Deus é a origem de todas as coisas, mas não é a origem da dor de dente do ser humanizado, não é a origem do seu salário. Isso não pode acontecer. Deus é a origem de todas as coisas, então tudo tem que começar em Deus.

O ser humanizado não pode separar o universo entre o mundo de Deus e o seu mundo próprio. Se isso fosse realidade, o Espírito da Verdade responderia a Kardec: Deus é a origem de todas as coisas espirituais, de todas as coisas do planeta vermelho, das coisas aquáticas. Mas, não é isso que ele fala: deixa bem claro que Deus é a origem de todas as coisas.

É preciso acabar com a hipocrisia. Na reação a esse ensinamento está a maior hipocrisia do ser humanizado, pois ele dá a Deus a causa primária das coisas que ele não sabe, mas no que detém a verdade, mesmo que ilusoriamente, dá a causa primária aos elementos que conhece: o vírus, a comida, o outro, etc. Isto é hipocrisia, pois o ser humanizado submete a Verdade do Universo à sua verdade individual: se ele sabe, não precisa da verdade do Universo.

Para começarmos uma caminhada em direção à elevação espiritual, precisamos compreender que tudo se origina em Deus, tudo mesmo. E, se o ser humanizado acha ao contrário, ele precisa compreender que a sua verdade, como é relativa, precisa ser abandonada.

Agora pouco, me perguntaram sobre chegar perto da Verdade Universal, mas como chegar perto dela se acredita que a sua verdade relativa é Universal, verdadeira, real? Impossível, pois acha que já chegou à Verdade Universal. Você precisa abrir mão do seu saber para poder aprender, pois enquanto souber, não aprenderá nada novo. Este é o primeiro aspecto que gostaria de abordar.

Segundo aspecto: se Deus é a origem de todas as coisas e se Ele ao mesmo tempo é a Perfeição, a Realidade, a Verdade, não pode gerar uma mentira ou uma irrealidade. Portanto, se Deus é a origem de todas as coisas, tudo o que acontece é Real, Verdadeiro, Perfeito. É assim porque é a ação de Deus, porque Deus é a Causa Primária.

A partir desse raciocínio, temos que entender que o universo está equilibrado, pois ele é Verdadeiro na sua origem, pois é a ação de Deus. Deus como Verdade não poderia dizer uma mentira, Deus como Realidade não poderia criar uma ilusão.

São esses três aspectos que devemos realçar no ensinamento contido na resposta à primeira pergunta do Livro dos Espíritos:

tudo é causado por Deus, sem controvérsias com relação a isso;

Deus causa tudo e não uma parte;

no universo não existe errado, feio, mentira, ilusão.

Participante: Posso entender ilusão como ser parte de Deus, mas não consciente disso.

A ilusão não é ser parte de Deus, mas achar que é independente de Deus. A ilusão da humanidade que o ser assume ao encarnar é imaginar-se independente de Deus e a realidade é que ele é parte de Deus.

Participante: A minha verdade faz parte da Verdade Universal ou eu não tenho nenhuma verdade?

A sua verdade, seja qual for, é relativa porque só vale para você, o que quebra o caráter universalista dela. Além disso, cada um tem a consciência que ao longo da sua vida essas verdades já foram alteradas completamente sobre quase todos os aspectos. Isso fere a eternidade necessária para a verdade ser Absoluta.

Então, sim, a sua verdade é somente sua: é relativa. Agora, ela faz parte da Verdade do universo no momento que vem de Deus, mas isso não mais ocorre no momento que você a utiliza como realidade. Essa é a distinção.

No momento que ela parte de Deus, quando Ele a causa primariamente, ela é uma Realidade, mas você precisa entender que ela é restrita a você. Ela é Real porque veio de Deus e esta fonte é a Verdade e não aquilo que você acha que é real.

Ela é verdadeira porque vem de Deus, mas ela em si mesma (o que ela afirma) não é realidade porque não espelha o que Deus sabe, mas é o resultado do seu carma: uma verdade que Deus lhe dá de acordo com o seu carma.

Participante: Ilusão é a minha percepção errada da Verdade?

Isso. Ilusão é a sua percepção – não vou dizer errada, mas individualizada – individualizada sobre a Realidade que é Universal. Isso é ilusão: é o que você acha, sabe, acredita. Isso é ilusão porque é uma individualização da Realidade.

Participante: A origem é verdadeira, mas em geral nossa percepção é ilusória.

A origem é Verdadeira: Deus é a Realidade. Ele origina: isso é Verdade na sua verdade. Agora, o que a sua verdade transmite, ou seja, que você é homem, por exemplo, isto é uma ilusão, porque o espírito não tem sexo.

Então, quando se acha homem está iludido, mas esta ilusão veio de Deus e por isso é Real. Essa Realidade, no entanto, está de acordo com as verdades individuais de cada um (achar que é o corpo que veste), por isso ao ser utilizada pelo ser humanizado se transforma em ilusão.

Respondida as perguntas, deixe-me falar outra coisa importante para encerrar o estudo desta pergunta de O Livro dos Espíritos.

Sempre que você vai escrever um livro, deve ter uma introdução, o desenrolar e o encerramento. A introdução mostra o caminho que será desenrolado durante o livro. Dessa forma, podemos encarar essa pergunta (001) como introdução de O Livro dos Espíritos, ou seja, a base para tudo que será estudado daqui para frente.

Não adianta nada começar a se ler o Livro dos Espíritos no meio, sem compreender perfeitamente a primeira resposta, pois mais tarde, quando vier uma nova informação, o ensinamento traduzido nesta primeira pergunta estará valendo e estará por trás de todas as respostas.

A primeira pergunta apresenta O Livro dos Espíritos e submete todas as respostas posteriores a este sentido: Deus é a Realidade, a Verdade e só Ele é a Causa Primária de todas as coisas. Daqui para frente, qualquer resposta que fuja a isso não poderá compor O Livro dos Espíritos, mas estará compondo o livro que cada um quer ler.

Desta forma, tudo que será falado a partir de agora será analisado a partir do prisma de que Deus é a Inteligência Suprema e a Causa Primária de todas as coisas.

Como já falamos, a pergunta busca compreender o que é Deus e não quem é Ele. Deus é isso, o que se pode conhecer de Deus é isso: que Ele faz tudo acontecer e que tudo que acontece é Perfeito e Verdadeiro, pela sua origem.

002. Que se deve entender por infinito? O que não tem começo nem fim: o desconhecido; tudo o que é desconhecido é infinito.

Esta pergunta expõe a falta de compreensão do ser humanizado. Ele quer saber onde começa o Universo, quando acabará a evolução espiritual, mas tudo isso é infinito e a característica do infinito é não ter começo nem fim.

Para o ser humanizado que vive no mundo dualista, a compreensão desse conceito é algo que não consegue imaginar, porque tudo para ele precisa ter um começo, um ponto de origem. O Espírito da Verdade está classificando infinito como aquilo que não tem ponto de origem nem ponto de chegada: essa definição é o máximo que o ser humanizado pode entender sobre esse aspecto.

Agora quanto ao termo desconhecido utilizado na resposta, podemos compreender como tudo aquilo que o ser humanizado não conhece, não sabe a razão porque começou nem sabe como acabará. Dessa forma, podemos classificar todas as coisas do planeta como infinitas.

003. Poder-se-ia dizer que Deus é o infinito? Definição incompleta. Pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir o que está acima da linguagem dos homens.

Acho que a resposta do Espírito da Verdade traz a compreensão total sobre o assunto: Deus é tudo e se Ele é tudo, Ele é o Infinito e Ele é infinito.

A falta de compreensão sobre o tema surge porque o ser humanizado não sabe o que é infinito nem o que é Deus. Daí o desejo de Kardec de juntar uma coisa a outra porque, como já disse o Espírito da Verdade, tudo o que você não sabe é infinito.

Agora, se Deus é infinito, é, mas também é o Infinito.