O exemplo de Francisco

Consertar o mundo

Por que que estou falando disto a vocês? Porque esse arroubo que existia em Francisco, existe em todos vocês.

Cada ser humano se imagina o salvador da pátria. Imagina que é aquele que sabe o certo, aquele que conseguirá mudar tudo o que existe, para que o mundo exista de uma forma perfeita, para que as coisas aconteçam direito.

Estou mentindo? Se perguntar a cada um de vocês, todos têm soluções para os problemas dos outros e para os problemas globais, do país e do mundo. Não resolvem os seus próprios problemas, mas têm soluções para os problemas dos outros, sejam eles particulares ou envolvam questões globais, internacionais, que os próprios governos não conseguem resolver.

Tenho certeza de que vocês sabem como amparar as pessoas que estão fugindo da África e buscando refúgio na Europa. Sabem o que fazer para acabar com a inflação e promover a retomada do crescimento no país de vocês. Possuem um plano perfeito, que levaria ao aumento da exportação e com isso faria o seu país ter mais dinheiro. Acabar com a fome mundial, então, levaria menos de um mês se o mundo seguisse o seu plano, não é verdade?

Todo mundo sabe a solução para todos os problemas mundiais, menos quem está no governo! Concordam comigo?

Participante: É assim que acontece.

Pois é, vocês são iguais a Francisco: querem promover a reforma do mundo de acordo com as suas verdades, e por isso não colocam em prática o ensinamento de Cristo. É por causa desta característica humana, sobre a qual comecei a minha conversa de hoje, contando o exemplo do Santo de Assis.

Esta forma de ser, este arroubo de querer consertar o mundo a partir de suas próprias crenças e verdades, nos dias de hoje, torna-se um grande problema, e pode causar um grande sofrimento a quem não segue o ensinamento de Francisco e exime-se de impor suas ideias ao mundo. Por isso estamos tendo esta conversa.

Vamos, então, conhecer um pouquinho do mundo de hoje, o que está acontecendo neste planeta, para ver se conseguimos, com isso, ter o mesmo aprendizado que o Santo teve.