O novo acordo - Carta aos Coríntios 2

Conselho contra a influência dos pagãos

Reproduzir todos os áudiosDownload
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Parte 9
Parte 10
Parte 11
Parte 12
Parte 13

Quem é o pagão?

Participante: quem não é batizado

Mas seria só isso mesmo? Vamos usar este termo no sentido de quem não acredita nas religiões e, por conseguinte, em Deus.

Pergunto: acreditar em Deus é por si só importante? Deus quer que você O idolatre? Que você O cubra de elogios? Que você O reconheça? Ele quer posição e status, é isso? Claro que não... Então, o que Deus quer? Que você ame universalmente.

Ora, se Deus quer que você ame universalmente e pagão é aquele que não faz isso, posso dizer que pagão é o individualista, é aquele que vive para si mesmo. Não importa se o ser humano acredita mentalmente em Deus ou não, se não vive para Deus, ele é pagão. Se ele não vive com amor universal, ele é pagão.

É a mesma coisa da diferença que estabelecemos espiritualismo e materialismo. Espiritualista não é só aquele que acredita haver em si algo mais do que a carne. Espiritualista é aquele que vive para o espírito, que vive para a vida espiritual, que vive para Deus. Já aquele que acredita em reencarnação e no mundo espiritual, que acredita em Deus, no Espírito Santo e em Maria, mas não vive em comunhão e para a espiritualidade, é materialista, pois vive para o mundo material.

Não se juntem aos descrentes para trabalharem com eles. Como é que o certo e o errado podem ser companheiros? Como podem viver juntas a luz e a escuridão? (Capítulo 06 – versículo 14)

Vamos entender o que Paulo diz.

Definimos pagão como aquele que vive para si. Agora Paulo diz: não se juntem com os pagãos para o trabalho. Que trabalho? Trabalho espiritual, para a sua profissão de fé.

Na vida carnal, por mais que você se eleve, não vai conseguir toda a elevação: ainda ficarão restos do seu ego. Sendo assim, posso dizer que a sua vida, desde o momento em que você inicia a busca da elevação espiritual até o desencarne, será uma constante luta contra o seu individualismo. Agora, se você se expõe a um individualista, a tentação de ceder aos seus impulsos individualistas torna-se bem maior.

Jesus Cristo conseguiu vencer o diabo no deserto, mas nós ainda não temos a elevação de Cristo. Por isso é preferível para o trabalho da elevação espiritual, não me ligar com um individualista, não buscar junto com eles. Fazendo isso, vou redobrar a dificuldade do meu trabalho...

Por isso Paulo fala: como pode o certo conviver com o errado? Ou seja, como pode aquele que está buscando elevação espiritual conseguir realizar o seu trabalho convivendo com um individualista? Só conseguirá realizar se ele tiver uma determinação muito sólida, se estiver bem avançado na elevação espiritual.

Não estou falando de deixar de conviver socialmente com os pagãos, mas na busca espiritual: nos momentos que você se dedica a conhecer e praticar... Expondo-se a eles neste momento, você pode reascender a sua chama individualista e alterar a interpretação que se dá aos ensinamentos.

Sei que vocês têm ansiedade de levar aos outros o que aprendem. Acham que se a luz entrar na escuridão, essa acaba. Mas, precisamos entender que a nossa luz é muito fraca, pois ainda estamos no caminho da evolução. Pode ser que a escuridão acabe amortecendo a luz.

É isso que Paulo está ensinando.

Participante: isso me lembra uma das divisões das igrejas evangélicas em que os adeptos, eles se fecham na comunidade daquela igreja e não convivem com os outros. Eu conheço muita gente assim. Eles se afastam das pessoas que não são da mesma religião. Isso não acaba de certo modo criando um outro tipo de individualismo? A pessoa se fechar dentro do grupo?

Não estou dizendo para você não conviver diuturnamente com outras pessoas, mas evitá-las apenas no seu trabalho espiritual.

Participante: não entendi.

Então vou explicar.

O que é o trabalho espiritual? O que é o seu trabalho espiritual?

Participante: não sei. Pelo o que o senhor está falando aí, é a minha forma de cultuar a Deus.

Certo, a sua forma de cultuar a Deus. Qual é a sua forma de cultuar a Deus?

Participante: eu não tenho uma forma especifica.

Mas deveria ter, pois a elevação espiritual é um culto a Deus.

Qual é o culto a Deus que nós estamos ensinando? Eliminar todos os desejos, todos as paixões e todas as intencionalidades. Esse é o caminho da evolução espiritual que os Mestres nos ensinaram e que nós estamos conversando.

A partir disso, qual é o seu trabalho? Qual é o seu culto a Deus ? Prestar atenção aos seus pensamentos para eliminar deles todo resquício de individualismo, todos os conceitos, todas as paixões, todos os desejos e todas as intenções.

Esse é o seu trabalho espiritual. Não é ir à missa, vir aqui, ir ao centro ou ao culto. O trabalho da busca espiritual, da ligação a Deus deve ser exercida a cada segundo através do orai e vigiai: estar de mãos dadas com Deus e vigiar o seu pensamento para que ele não largue essa mão...

É nesse momento que você não deve se ligar a um individualista. Ou seja, não discuta o que está acontecendo com um individualista.

Participante: ainda não estou entendendo...

Então vamos entender. Porque que esse maço de cigarro caiu no chão?

Participante: porque o senhor jogou.

Estou falando de acordo com o ensinamento de tirar todo desejo, toda intenção, todo conceito... Porque esse maço caiu no chão? Porque caiu...

Essa é a realidade. Aquele cigarro caiu no chão porque caiu. Se eu soltei, se caiu por acaso ou de propósito, se a mão é minha ou se não é, não interessa. Para se viver com Deus temos que saber apenas que ele caiu no chão... Esse é o meu culto a Deus: lutar contra o meu pensamento para ele não me dizer mais nada do que isso.

Agora, se eu discutir com um individualista porque isso caiu no chão, ele vai dizer caiu porque a mão abriu, porque alguém jogou, etc. Ou seja, ele vai me passar influências do que acha e essas podem me conduzir pelo mesmo caminho, ou seja, pode me fazer acreditar nelas como verdades.

Participante: a gente para evoluir não tem que viver em sociedade e por isso não podemos nos isolar? O senhor está dizendo que eu tenho que me isolar.

Não, não estou dizendo que você tenha que se isolar; estou dizendo que você não tem que discutir o que acha das coisas com um individualista. Faça o seu trabalho espiritual, busque se libertar das intenções e conceitos, mas não debata com o outro a sua opinião...

Participante: mas eu não vou estar perdendo uma chance de estar passando para ele o que eu acredito?

Passar para ele o que você acredita é uma coisa; querer saber a opinião dele sobre um acontecimento é outra.

Participante: mas se ele não der a opinião dele não vou ter como conversar com ele.

Você sabe a opinião dele. Seja qual for a opinião do pagão ela é calcada no materialismo: alguém teve culpa, alguém teve uma intenção. Então, para que perguntar?

Você precisa viver em coletividade, mas não adianta ficar debatendo as suas conclusões inerentes ao trabalho da elevação espiritual com aquele que só tem conclusão material. Perguntando ao pagão sobre o que aconteceu agora pouco, ele via disser que o maço caiu no chão. Nesse momento, você não deve lutar para provar para ele que simplesmente caiu. Você deve lutar é contra si mesmo para não acreditar no que ele está dizendo...

Eu não falo em se isolar; falo em viver em coletividade, mas não fazer o seu trabalho espiritual em acordo com o outro. Isso porque o outro é individualista e vai lhe tentar para que você utilize o restinho de individualismo que está no seu ego...

É a tentação que Jesus Cristo passou no deserto: ajoelhe-se frente a mim que eu te darei todas as coisas materiais. A isso Cristo respondeu: nem só de pão vive o homem, irmão.

Como podem Cristo e o diabo estarem de acordo? O que é que um cristão e um descrente tem em comum? Que relação pode haver entre o templo de Deus e os ídolos pagãos? (Capítulo 06 – versículo 15)

O que um cristão e um descrente tem em comum? O que pretende da vida um cristão?

Participante: seguir os passos de Cristo.

Qual o ensinamento de Cristo? Amar ao próximo como a si mesmo, ou seja, servir ao outro. O que o descrente quer?

Participante: é o que o senhor já falou. A pessoa pode ser até um descrente, não acreditar em Deus e amar o próximo. Eu já vi muita gente assim.

Mas aí ele não é descrente. Cristão é quem vive com amor, mesmo que não acredite em Cristo. Quem vive com amor, é um cristão, pois está fazendo o que Cristo quer. Ele pode rejeitar o título, mas é.

O descrente é o que não acredita no amor. É aquele que vive para si, por si e para ganhar sempre. Esse é um descrente, mesmo que acredite em Cristo.

Cristão é aquele que não vive para si, mesmo que não acredite no Cristo. Pode ser chamado de cristão porque cumpre o mandamento de Cristo: vive para servir ao próximo e ama a Deus sobre todas as coisas.

O problema é nos apegarmos à palavras: cristão é aquele que acredita em Cristo.... Não, Cristo não é Cristo. Cristo é o amor em ação. Por isso cristão é aquele que acredita no amor em ação e descrente é aquele que não acredita no amor e por isso vive para se servir e não para servir ao próximo.

Pois nós somos o templo do Deus vivo. Como o próprio Deus já disse: 'Eu vou morar e viver com ele. Serei o Deus deles e eles serão o meu povo'. E o Senhor disse ainda: 'vocês precisam deixá-los e separar-se deles. Não toquem em nada que seja impuro, e então eu os aceitarei. Eu serei o pai de vocês, e vocês serão meus filhos e minhas filhas, disse o Senhor todo poderoso. (Capítulo 06 – versículo 16 a 18)

Só para complementar o que já falamos, impuro é aquilo que é ganho como resultado de um desejo. Ele é impuro porque não foi recebido com amor, mas como fruto de um desejo. Por haver o desejo, aquela coisa, se tornou impura.

Meus queridos amigos, todas essas promessas são para nós. Purifiquemos a nós mesmos de tudo o que torna impuro o nosso corpo ou a nossa alma. E, temendo a Deus, dediquemo-nos completamente a Ele. (Capítulo 07 – versículo 01)