Encarnação - Textos

Consciência amorosa

Portanto, o ecumenismo como não subordinação a código de leis é instrumento necessário para a elevação espiritual porque só ele pode levar o ser a viver em felicidade incondicional.

Enquanto houver subordinação a código de leis a felicidade não será condicional, mas ocorrerá apenas quando os ditames dele forem contemplados. Ou seja, será condicionada a que o outro cumpra o que você acha certo.

Para poder alcançar esta felicidade, a personalidade humana terá que se transformar num juiz, ou seja, terá que estar sempre atenta para verificar se o outro está cumprindo a lei ou não. Este estado de tensão acaba com a sua própria felicidade.

Sim, a personalidade humana que vive apegada a código de leis se coloca no direito de ser juiz, de julgar a humanidade. Ela acredita que tem o direito de julgar o próximo porque conhece a lei, porque sabe o que é certo.

Vocês já ouviram falar disso? Já ouviram falar de alguém que conhece a lei e que por causa disso se imagina com direito de julgar os outros? Cristo falou destas personalidades e as chamou de professores da lei. ‘Ai de vocês, professores das leis, fariseus e hipócritas que ensinam os outros, mas não praticam’.

Sim, os professores da lei (aqueles que sabem o que é certo e querem impô-lo aos outros), sejam elas da lei coletiva ou da individual, não praticam o amor, apesar de disserem que ensinam a amar. Isso porque quando se apegam a um código de leis, padronizam o que é amar e querem obrigar os outros a amar do jeito que eles acham certo. Mas, quem disse que eles sabem o certo?

Só o ecumenismo, a liberdade do certo e do errado pode levar o espírito a uma coisa que chamamos de consciência amorosa. Sendo a liberdade uma parte integrante do amor universal, consciência amorosa ou a consciência que ama é aquela que concede ao próximo o direito de ser quem quiser, de ter a liberdade de agir do jeito que quiser agir sem que esta consciência se veja obrigada a julgá-lo por isso.

Portanto, o ecumenismo é outro instrumento da elevação espiritual. Aliás, um instrumento importantíssimo, pois como aqui descrevemos, leva ao fim dos julgamentos, tema no qual Cristo muito falou quando trouxe os ensinamentos para a elevação espiritual.