Revelações da revelação - Livro I

Conhecimento do princípio das coisas

Reproduzir todos os áudiosDownload
Pergunta 17
Pergunta 18
Pergunta 19
Pergunta 20

Alguém sabe o que é o princípio das coisas? Pelo silêncio vejo que não... Só porque uma palavra foi alterada vocês não sabem... Já conversamos sobre o Deus Causa Primária, mas vocês dizem que não conhecem o princípio das coisas...

O princípio das coisas, portanto, é Deus. Ao utilizar duas palavras para falar da mesma coisa Kardec deu a idéia de que este assunto era diferente do tratado no primeiro capítulo, mas não é. Vamos continuar falando de Deus.

Apesar de termos encerrado o capítulo I onde o título era Deus, vamos continuar falando Dele.

017. É dado ao homem conhecer o princípio das coisas? Não. Deus não permite que ao homem tudo seja revelado neste mundo.

Ou seja, Deus não permite que o ser humanizado conheça a Causa Primária das coisas.

Na verdade, como já tínhamos dito, a pergunta número um estabelece o que é Deus, ou seja, o que Ele representa para o Universo. Por ela ficamos sabendo que Ele é a Causa Primária, mas jamais poderemos saber o que O levou a determinar aquela exata realidade.

É isso que está sendo ensinado aqui. Jamais um ser humanizado saberá qual a sua ação (espiritual, ou seja, sentir) que gerou aquele carma, aquela situação de vida. Isso é fundamental para a elevação espiritual, porque tal tipo de não conhecimento nos leva a viver com aquilo que viemos buscar na carne: a fé.

Se alguém soubesse que hoje está passando por uma determinada situação porque ontem fez aquilo e por isso mantivesse a sua paz, não teria exercido a fé: confiança e entrega a Deus. É por isso que o Senhor não deixa o ser humanizado saber o que fez para originar aquele determinado carma.

Porém, mesmo sem conseguir saber, sem ter consciência da Justiça da Causa Primária, o ser humanizado tem que se entregar a Deus. Este é o trabalho da reforma íntima: entregar-se à Causa Primária mesmo sem compreender a Justiça da ação. É isso que está embutido nesta resposta.

Muita gente até já compreende o ensinamento do Deus Causa Primária, mas quer saber por que Deus está fazendo aquilo, o que fez para merecer. Ou seja, está querendo julgar a Causa Primária, para ver se Deus julga certo, se acertou naquele julgamento.

Participante: O não saber é uma regra aceita por nós para reencarnamos?

Sim. No entanto, não digo que isso é uma regra, mas uma parte integrante do sistema de provação para cada espírito. O não saber a origem do carma faz parte da prova do espírito.

Quando ele vem para a carne sabe das condições da provação que vai fazer e sabe que terá o véu do esquecimento e jamais se lembrará dos motivos que geraram tal ou tal carma. Mas, isso não importa para o espírito. Ele não está preocupado em querer saber, mas em provar que é capaz de amar a Deus acima de todas as coisas. Ou seja, amar a Deus sem condições, incondicionalmente.

Continuando, vimos a utilização deste ensinamento durante a encarnação para aquilo que foi gerado através da mente (criação de realidades). Mas, ainda tem mais o que se comentar nesta resposta, porque a Causa Primária não está presente apenas na mente, mas em tudo.

Seguindo a mesma linha de raciocínio até aqui desenvolvida, diria, então, que Deus jamais deixará o ser humanizado conhecer a ação da Causa Primária das propriedades da matéria.

O ser humanizado descobre muitas verdades científicas sobre a matéria, mas, se você prestar bem atenção, tudo o que um dia foi novidade já foi, posteriormente, negado pela própria ciência. Ou melhor, o conhecimento já foi mais aprofundado, o que negou a ação da propriedade anterior.

Antigamente a doença era transmitida pelo vento. Depois se descobriram os vírus e as bactérias como agentes causadores do mal físico. Hoje já se sabe que muitos males estão previamente escritos no DNA...

A ciência evolui constantemente. Isso quer dizer que tudo aquilo que o homem hoje vivencia como certo, perfeito, como inabalável, será, amanhã, uma não verdade.

Todas as verdades científicas físicas sobre a propriedade das matérias serão quebradas amanhã. Portanto, achar que sabe alguma coisa hoje e apegar-se a este saber como verdade, é, no mínimo, correr o risco de ser desmoralizado amanhã..

Isso também está embutido na resposta. Deus não deixa o ser humanizado conhecer todas as propriedades da matéria. Portanto, o homem precisa declarar que ele não sabe nada. Ele desconfia, tem uma verdade relativa: hoje acha alguma coisa, mas amanhã esse achar se mudará.

Essa declaração de incompetência leva o ser humanizado a vivenciar a ação de Deus nas coisas. Se ele achar que conhece as propriedades da matéria não conseguirá essa vivência e terá a consciência daqueles que hoje vivem a vida carnal: achar que não precisam de Deus porque já possuem o conhecimento transmitido pela ciência.

Participante: Porque Deus não nos deixa saber tudo sobre a matéria?

Ele não deixa a humanidade conhecer tudo sobre as matérias, porque não há nada a saber. Veja, se as propriedades da matéria são geradas pela Causa Primária, o que você acha que tem para conhecer?

A única coisa que você precisa saber é que Deus é a Causa primária de todas as coisas. Quando usar esta verdade que é Absoluta (Universal e Eterna) tudo que é possível ser sabido será.

Você não vai conhecer detalhes, mas conhecerá a Realidade. Ou seja, você poderá não saber como é ou funciona o átomo de cromo, mas quando souber que Deus é Causa Primária de todas as coisas saberá que, sendo ou funcionando de qualquer jeito, ele será a emanação de Deus, o que é a única Realidade do Universo.

Não é por prepotência ou por querer dominar a Verdade que Deus não deixa o ser humanizado conhecer as causas da ação. Ele faz isso porque sabe que quando o ser humanizado conhecer tudo não mais se voltará para o Universo, que é Ele mesmo.

018. Penetrará o homem um dia o mistério das coisas que lhe estão ocultas? O véu se levanta a seus olhos, à medida que ele se depura; mas, para compreender certas coisas, são-lhe precisas faculdades que ainda não possui.

Vamos estudar daqui a pouco uma coisa chamada matéria e dentro deste tema vamos alcançar a compreensão que todos os elementos materiais existentes no planeta Terra, também existem no Universo como um todo. Por exemplo: se existe um elemento chamado mercúrio no planeta Terra, este mesmo elemento existe em todo Universo. Pode não se chamar mercúrio nem ter a mesma forma que possui no planeta Terra, mas todos podem ser chamados de mercúrio porque possuem a mesma finalidade.

Entenderemos isso mais tarde. Por agora foi necessário apenas citar esta informação para podermos comentar esta resposta do Espírito da Verdade.

Nela o mestre ensina: o espírito humanizado não conhece a totalidade das coisas existentes. Na realidade, o que ele conhece é apenas a “versão” terrestre de algo universal.

Juntando agora as duas informações, podemos afirmar que existe o mercúrio universal, mas, quando na Terra, este elemento é adaptado para as condições terrestres. O mercúrio é universal, mas a forma e propriedades terrestres deste elemento são individualizações do universal.

Mas o ser universal humanizado, o espírito que está vivendo (encarnado) neste planeta, conhece apenas o terrestre e acha que ele é o único do Universo. Imagina que o elemento mercúrio terá sempre a mesma forma e as mesmas propriedades em qualquer parte do Universo. Isso não é Real...

É este o aspecto que o Espírito da Verdade está se referindo quando diz que ao homem faltam conhecimentos para poder compreender todas as coisas na sua Realidade. Ou seja, falta a ele a visão universal...

O homem até hoje só conseguiu chegar na lua, que é aqui do lado, na esquina, mas imagina que tudo pode saber e conhecer. O Universo é infinito e o espírito que se encontra encarnado no planeta Terra conhece dele apenas a visão terrestre...

Portanto, o espírito humanizado não conhece as coisas. Mas, pode conhecer? Sim. Como? Se depurando. O que quer dizer depurar-se? Remover coisas, apagar coisas...

Participante: A depuração não se dá com a criação de coisas novas, mas com a eliminação de existentes?

Isso. Limpar-se: isso é uma depuração... Ela ocorre quando você tira coisas que estão sobrando.

A partir de tudo o que foi dito aqui, posso, então, afirmar que o espírito humanizado quanto mais se “limpa” (abandona) de suas verdades terrestres, mais se aproxima do Universo e, por isso, mais conhece da Realidade das coisas.

Vou dar um exemplo. Enquanto você não depurar o conceito hoje existente em sua memória sobre o que é mercúrio, não será capaz de reconhecer o universal deste mesmo elemento. É preciso desaprender o que é mercúrio terrestre para aí poder conhecer a Realidade sobre este elemento.

Mas, o que podemos aprender através da resposta do Espírito da Verdade não acaba com este exemplo simples. Vamos mais adiante na compreensão do ensinamento...

Você precisa eliminar o que acha de tudo: do mercúrio, da árvore, da água... Ou seja, você precisa eliminar os conceitos sobre as coisas da Terra. Você precisa deixar de ser terráqueo e se universalizar.

Essa é a depuração que está falando o Espírito da Verdade. Você precisa deixar de ser humano, terrestre, e passar a ser espiritual, universal. Enquanto você pensar pequeno (apenas nos valores terrestres), acreditar que o que conhece sobre os elementos deste planeta vale para todos os outros ou que somente esta vida é a única realidade do Universo, não compreenderá o que existe fora dela.

Quer ver outro exemplo? Os seres humanizados dizem assim: em Marte não pode haver vida por causa das condições daquele planeta... Por que dizem isso? Porque acham que a única forma de vida é aquela que eles conhecem na Terra....

Para que eles possam realmente conhecer o Universo é preciso eliminar o conceito de que é preciso haver as condições da Terra para que haja vida... Enquanto não eliminarem esta visão eles acharão que Deus fez todo o Universo apenas para embelezar seus dias e noites...

Viu como a prática dos ensinamentos muda nossa forma de viver? Vou dar outro exemplo prático do que o Espírito da Verdade ensinou nesta resposta...

O Livro dos Espíritos já fez mais de cem anos. Através dele todo relacionamento do mundo espiritual com o material foi explicado. Apesar disso, até hoje, mesmos os espíritas, ainda acreditam que podem ficar sós, sem a presença de espíritos não perceptíveis. E mais: até hoje imaginam que seus parentes que morreram, sumiram, apesar de estar ensinado a continuação da vida.

Ou seja, não adianta apenas estudar: é preciso aproveitar o ensinamento na prática. E a prática desta resposta é a ação de depurar-se.

Libertar-se da idéia de estar sozinho só porque os seus olhos não vêem os seres incorpóreos, da idéia que a morte separa só porque você não pode mais tocar aquele corpo... É preciso se apagar tudo o que sabe, o que acha sobre cada momento da existência para poder entender que a Realidade é muito diferente daquilo que você acha que está acontecendo.

É isso que está escrito, é isso que o Espírito da Verdade ensina...

Participante: Somos muito limitados e ignorantes?

Ignorante no sentido de desconhecer a Realidade, sim... Quanto à sua afirmação dos seres humanizados serem muito limitados eu diria que você foi modesta: vocês são totalmente limitados... Vamos entender isso...

Os espíritos que encarnam no planeta Terra estão no jardim de infância do Universo. Eles são tão limitados para conhecer e agir no Todo quanto é uma criança de quatro anos neste mundo.

Uma criança nesta idade não pode viver sozinha, como um adulto, pois desconhece a Realidade das coisas: ela não conhece o perigo de certas atitudes, não possui o conhecimento necessário para a sua subsistência...

Pois bem, os espíritos humanizados são tão limitados quanto ela: não tem a menor capacidade de viver na plenitude a sua vida universal. Eles não sabem o perigo que correm com algumas posturas sentimentais, que até, no fantasioso mundo humano, são consideradas como certas. Preferem comer o hambúrguer (prazer, felicidade condicionada) do que o alimento que nutre (felicidade incondicional).

Um exemplo disso é a postura de sentir pena dos outros: humanamente falando é sinal de bons sentimentos, mas o espírito liberto da materialização reconhece a realidade desta postura. Na verdade quem sente pena dos outros está o menosprezando, achando-se superior a esta pessoa...

Participante: Por que Deus não nos aparece uma única vez mostrando as Suas glórias e provando a Sua existência para que possamos mudar e com isso ter uma vida, espiritualmente falando, melhor? Se Ele fizesse isso, diversas coisas poderiam ser evitadas como, por exemplo, a guerra?

Porque aí você não se utilizaria mais a fé cuja prática é o objetivo da encarnação...

Neste caso, se os seres humanizados se mudassem, não seria pelo exercício da fé, mas pelo medo de Deus. Foi o que falamos anteriormente: Deus não deixa o ser humanizado conhecer a origem do seu carma... Se tudo lhe fosse descoberto, você deixaria de tomar determinadas atitudes porque teria a comprovação de que a guerra de hoje lhe traria um determinado carma amanhã...

Mas, aproveitando a sua pergunta, se a sua preocupação é acabar com as guerras, lhe pergunto: por que você não abre mão do seu individualismo? Por que não oferece a outra face como Cristo ensinou? Se você e outros praticassem o que foi ensinado poderiam acabar com as guerras.

Por que não colocam em prática? Porque não confiam em Deus e por isso não se entregam a Ele. Por esta forma de ver o mundo ainda acham que precisam defender suas posses (materiais, morais e sentimentais) para garantir seu bem-estar...

Para oferecer a outra face é preciso ter a fé – o que leva ao despojamento das coisas materiais – e a vivência dos acontecimentos da vida com esta postura é o objetivo da encarnação. Você encarna para poder provar que é capaz de viver somente a partir da fé, ou seja, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

019. Não pode o homem, pelas investigações cientificas, penetrar alguns dos segredos da natureza? A ciência lhe foi dada para seu adiantamento em todas as coisas; ele porém não pode ultrapassar os limites que Deus estabeleceu.

A partir do que nos ensina o Espírito da Verdade, pergunto: o homem pode conhecer o que quiser pela experimentação científica? Não...

O homem só conhecerá, quer seja pela experimentação científica ou qualquer outro meio, o que Deus lhe deixar conhecer. Isso é fundamental para se viver essa vida, para destronar o deus ciência que foi criado pela humanidade.

Hoje a admiração do ser humanizado pela ciência é tão grande que até para a própria vida espiritual se criou ciência. Pobre espírito que ainda se acredita capaz de conhecer o que quiser...

A resposta do Espírito da Verdade – aliás, em que se baseiam aqueles que fazem a experimentação científica espiritual – é bem clara: o ser humano só conhecerá o que Deus deixá-lo conhecer. Se Ele não deixar, jamais a humanidade aprenderá nada. Este é o primeiro detalhe.

Vamos ao exemplo: clonagem. O homem acredita ter aprendido a clonar corpos. Já criou corpos de bichos e até humanos – existem doze destes corpos escondidos em laboratórios no planeta.

Acontece que o homem não aprendeu nada realmente, mas apenas a Causa Primária agiu. Digo isso porque os bichos viveram, mas os corpos humanos não – não falo em não viver como não existir, pois estes corpos funcionam; falo em atividade intelectualizada, o que estes corpos não possuem.

Por que isso se a técnica para clonar um ou outro tipo de corpo é a mesma? Por que os corpos animais clonados possuem atividade e os humanos não?

Na verdade, nestes corpos feitos por clonagem não há atividade mental, intelectualização, porque o homem não é capaz de juntar espíritos a corpos e é este elemento quem dá a intelectualização ao corpo. Só Deus pode realizar esta junção.

Então, o homem acha que descobriu uma técnica e acha que pode realizar o que quiser aplicando-a, mas na verdade, todo o seu conhecimento é bloqueado pela ação da Causa Primária. Se ela não agir, o homem nada pode...

Aliás, a própria técnica não teria sido descoberta se Deus não a revelasse. Deixa eu contar uma história que reflete bem isso...

Os médicos resolveram, já que sabiam fazer um corpo humano, dizer para Deus que não precisavam mais Dele. Esta decisão foi tomada numa assembléia onde um deles foi escolhido para ser o porta-voz da notícia.

Ele foi e disse a Deus que a comunidade médica, face aos avanços da ciência, não precisava mais Dele e que Ele poderia se aproveitar. O Senhor respondeu:

- Em nome dos velhos tempos, apenas para Me despedir destas funções que venho exercendo há tanto tempo, vamos apenas fazer um jogo?

 - Qual, disse o médico...

- Vamos construir um homem... Se vocês ganharem o jogo Eu me aposento...

O médico, achando que a vitória já estava no papo, foi ao laboratório, pegou uma célula humana e voltou afirmando:

- Já estou pronto...

Deus então lhe respondeu:

- Mas isso não vale... Fazer o homem com a minha célula não vale. Crie primeiro a sua.

O homem não sabe criar nada: pode reproduzir. A ciência nada mais é do que reprodução – porque criar é a partir do nada – e o homem não consegue criar a partir do nada. Isso precisa ficar bem claro. O homem reproduz o que o Deus manda ele fazer, o que a Causa Primária o faz fazer...

Portanto, a humanidade só vai conseguir avançar na ciência de acordo com que Deus for lhe dando, ou seja, na hora que ela merecer receber. No caso da clonagem, até agora a humanidade só mereceu receber o ensinamento de como se produz corpos, mas a intelectualização só acontecerá quando Deus ligar um espírito ao corpo.

Enquanto isso, haverá muitos corpos que servirão de comida para bichos. Mas, porque isso? Porque Deus permitiu que a humanidade possuísse a técnica da clonagem mas não deixa este corpo intelectualizar-se? A resposta está na segunda parte da resposta do Espírito da Verdade: o avanço da ciência lhes é dado para o avanço em todos os campos. Inclusive na moral...

O homem precisa compreender que o avanço da ciência lhe é dado para o avanço na moral espiritual: o exercício da fé... Reparem uma coisa: por mais que a ciência evolua, ela não é capaz de fazer ou de conhecer a totalidade das coisas como a Natureza...

É pela constatação da superioridade da Natureza (que é o próprio Deus) sobre o conhecimento do homem que ele pode exercer a fé... Compreendendo esta superioridade o espírito humanizado entende que nada pode saber e que deve apenas entregar-se a Deus.

Aproveitando o conhecimento científico para a evolução moral, o espírito humanizado constata que não sabe fazer o que Deus faz e por isso deve dizer “louvado seja o Senhor” ao invés de propor uma aposentadoria ou pedir para Ele se apresentar para mudar as coisas na Terra....

Participante: Sem espírito não existe vida?

Existe vida no sentido do funcionamento do corpo: o sangue corre, os órgãos funcionam, etc. Mas não há intelectualização, que é realmente o que caracteriza a vida...

Pergunta: Porque o clone não tem consciência?

Porque não há espírito presente junto àquela massa corporal...

Compreensão de Kardec sobre o tema

Quanto mais consegue o homem penetrar nesses mistérios, tanto maior admiração lhe devem causar o poder e a sabedoria do Criador. Entretanto, seja por orgulho, seja por fraqueza, sua própria inteligência o faz de joguete da ilusão. Ele amontoa sistemas sobre sistemas e cada dia que passa lhe mostra quantos erros tomou por verdades e quantas verdades rejeitou como erros. São outras tantas decepções para o seu orgulho.

020. Dado é ao homem receber, sem ser por meio das investigações da Ciência, comunicações de ordem mais elevada acerca do que lhe escapa ao testemunho dos sentidos? Sim, se o julgar conveniente, Deus pode revelar o que à ciência não é dado aprender.

Qual a primeira coisa que os seres humanizados fazem quando um espírito revela alguma coisa não conhecida? Procurar confirmação do que foi dito na ciência terrestre... Mas veja, a explicação do espírito acontece justamente porque a ciência ainda não explicou determinadas coisas...

Mesmo os próprios espíritas (aqueles que se dizem seguidores de Kardec), agem dessa forma: confiam mais na ciência do que na manifestação divina. Afirmo isso porque submetem o que os mentores transmitem àquilo que eles sabem, seja no campo científico ou sobre detalhes da vida humana.

Não há condições de se viver desta forma e ao mesmo tempo querer promover a elevação espiritual. Isso jamais ocorrerá enquanto a humanidade materializar Deus e o mundo espiritual. Este trabalho só será levado a termo quando os seres humanizados espiritualizarem o que é material.

É o inverso... O conhecimento da Verdade e da Realidade chegará quando o homem fizer a sua ciência (o que sabe) partir das comunicações espirituais e não enquanto quiser submeter o que lhe é transmitido ao que já é conhecido...

É isso que o Espírito da Verdade está nos ensinando. O espírito humanizado precisa mudar o ângulo de visão da vida. Precisa começar a ver a vida terrestre sob o prisma espiritual e não querer o espiritual sob o material...

É o que me perguntaram agora a pouco: por que Deus não aparece? Porque, neste caso, o espírito humanizado estaria materializando Deus: tornando-O um elemento conhecido materialmente

A evolução espiritual é ao contrário: você tem que se espiritualizar. Você tem que partir para o desconhecido sem submetê-lo ao conhecido.

Participante: Para isso, temos que ter fé no que nos é dito.

Como eu disse a vida humana existe para o espírito provar a sua fé. Não há mais nada a ser realizado nesta vida, a não ser a fé...

Quando você duvida das coisas que são transmitidas pelos mentores, não exerce a fé...

Desculpe, cometi um engano. Quando você duvida das transmissões divinas exerce a fé sim... Exerce a fé em você, no que você sabe... Com isso comprova o seu individualismo, pois o que sabe é mais importante e Real do que o que Deus transmite...

Compreensão de Kardec sobre o tema

Por estas comunicações é que o homem adquire, dentro de certos limites, o conhecimento do seu passado e do seu futuro.