Resolvendo problemas - 2. Realização espiritual

Caminhar para frente

Participante: um dia buscando um caminho para a minha elevação perguntei se havia um trilho que poderia me ser dado para chegar lá. O que ouvi como resposta é que o trilho é o que estamos vivendo. A nossa vida, seja ela qual for é o caminho para elevação, pois ninguém pode andar fora do trilho.

Perfeito.

Participante: só que eu às vezes sinto que não estou caminhando para frente.

Quem sente isso?

Participante: o ego, a mente ...

Então não é você que está sentindo isso. Não se deixe levar por esta informação, por esta emoção.

Não estou dizendo que o que a mente está lhe afirmando é mentira. Não use este argumento porque senão em algum momento ela encontrará um certo e isso não existe. O que precisa dizer é que não sabe se está caminhando para frente ou não.

Se queremos nos harmonizar com o mundo, há tudo que a mente disse precisamos responder se não sabemos se é verdade ou mentira. Nunca tenha um verdade sobre qualquer assunto. Vou lhe dar um exemplo.

Uma pessoa me disse que estava apaixonado por outra e que por isso não conseguia mais viver longe dela. Em resposta lhe disse: se isso é verdade, o que está fazendo aqui sozinho? Se não consegue viver longe de uma pessoa, mas está aqui sozinho neste momento, ou isso é mentira ou provavelmente você está morto.

O que é preciso ser feito para poder se conseguir alguma coisa no sentido da realização espiritual é preciso compreender que você não sente nada, não precisa de nada, não quer nada, não sabe nada. Tudo é criação mental.

É a mente dessa pessoa que estava criando a ideia de estar apaixonado e de que não consegui mais viver sem aquela pessoa. Isso não era algo sentido por ele. Afinal de contas, quem nunca ouviu alguém falar isso num dia para no outro já não sentir mais da mesma forma? Se aquela emoção era real, absoluta, porque acabou?

Se você não separa a mente de si mesmo, vai achar que está apaixonado, mas não está. Por não ter separado, vai viver todos os sofrimentos que a mente causar dentro da história desta relação. Separando as coisas, poderá libertar-se destes sofreres.

Aqui estamos falando a mesma coisa. Se não se separa da mente vai viver a ideia de que não está caminhando para frente, mesmo tendo recebido uma mensagem que diga que ninguém pode sair do trilho que leva à elevação. Por isso vai sofrer.