Encarnação - Textos

As formas individuais

Segundo programa gerador de formas do ego: as formas individuais.

As particularidades que são geradas pelo ego têm a sua codificação definida por Deus. Mas, se Deus dá a cada um segundo as suas obras, podemos dizer que elas são criadas dentro das necessidades de provação do espírito. Ou seja, as formas particulares geradas pela personalidade humana à qual o espírito se junta para a sua grande aventura são criadas atendendo-se às necessidades daquele ser.

Isso quer dizer que o corpo de uma personalidade humana, por exemplo, é codificado anteriormente nos mínimos detalhes, atendendo às necessidades de provação de um espírito. Por isso afirmo que quaisquer detalhes que envolvam uma forma individual foram desenhados atendendo aos gêneros de provas que o espírito pede antes da encarnação.

Portanto, o corpo de um ser humano é gerado pelo ego com características que atendem à provação do espírito. Mas, há mais um detalhe que precisamos aprender: a programação do corpo que estamos falando não se prende apenas ao original (aquele do nascimento), mas sim a toda a sua evolução, desde o nascituro até a velhice. Todas as mudanças que o corpo experimenta, sejam naturais ou criadas por algum acontecimento específico, são programadas antes da encarnação e geradas na hora certa pelo ego.

Portanto, os gêneros de provação escolhidos pelo espírito a cada etapa de sua grande aventura (vida humana) é que vão dizer como será o seu corpo no nascimento e todas as alterações que ele terá até a velhice.

Estas alterações dizem respeito à aparência (estética), bem como com relação à manutenção das partes do corpo. Pernas, braços, órgãos internos: tudo que a personalidade humana tirar ou perder foi programado por Deus de acordo com o gênero de provas escolhido pelo próprio espírito.

Outro detalhe: da mesma forma que no caso das coisas planetárias a elevação espiritual ocorrida durante a encarnação não influencia as formas do corpo ou de qualquer outra forma individual.

Portanto, o corpo – e todas as formas particulares da personalidade humana – é criado por Deus com a intenção de ser um instrumento útil para o espírito na hora da sua provação. Essa programação não pode ser alterada durante a vigência da encarnação.

Por quê? Porque o espírito, quando de posse de sua consciência espiritual possui um objetivo. Esse se altera quando o ser se liga ao ego. Movido por esse novo objetivo, se o ser promover mudanças em sua forma física que não estivesse prevista antes da encarnação, isso poderia afetar a grande aventura do espírito.

Por isso posso afirmar que o espírito não pode mudar as formas individuais da sua personalidade humana. Por quê? Porque antes de ligar-se a esta personalidade ele pediu para vivenciar determinas provações e Deus achou que aquela forma era o instrumento perfeito para tanto, era o instrumento útil para aquela aventura.

Saibam de uma coisa: se houver alguma mudança no corpo físico que aparentemente não tenha sido prevista, como, por exemplo, uma plástica ou enxertos, a ideia de que isso não foi previsto é ilusória. Mesmo que pareça que a mudança foi fruto de uma decisão depois de encarnado, na verdade essa foi tomada antes da encarnação.

Portanto, já vimos duas das três partes que compõem a realidade que a personalidade humana. As formas planetárias ou comuns, que são criadas pelos mentores do planeta e não podem ser alteradas, e as formas individuais que são pré-programadas por Deus de acordo com a necessidade de cada espírito durante a sua provação encarnatória. Vamos ver a terceira, mas antes tem um detalhe que preciso falar.