4ª conversa - Expectativas, Apego e Amor

Apegos - Todos procuram a sua paz

Porque a dependência física ou emocional de alguém ou de alguma coisa é danosa para a sua paz, para a sua felicidade? Sim, eu posso dizer que é porque todos os mestres ensinaram que devemos nos libertar da posse, que temos que nos desapegar. Então, porque ela é danosa?

Porque todo ser humano é individualista, egoísta, por natureza. Todo ser humano pensa a partir de um eu visando com que esse eu ganhe alguma vantagem. Isso não muda, não importa a pessoa. Todos vivem dessa forma.

Ora, isso quer dizer que a pessoa que você ama, a coisa que quer, prioriza a si mesmo e não a você. Ela não vive para você, mas para ela mesma.

Quando você se torna dependente da outra pessoa, física ou emocionalmente, espera que ela viva para você. A marca do apego é exatamente essa. Quem é apegado a alguém ou a alguma coisa espera que aquele a quem é apegado viva para ele.

Então, veja, o apego é uma armadilha. Isso porque vive dependente dos outros, vive querendo, precisando que os outros vivam para você, mas cada um vive para si mesmo.

‘Ah, Joaquim, o que você está falando não é verdade. Meu irmão, meu marido, meu pai e minha mãe vivem para mim, fazem tudo por mim, abnegam deles para me satisfazer’. Digamos que eles façam isso. Porque fazem? Porque querem, porque gostam, porque acham certo. Ou seja, eles continuam vivendo para eles mesmos. Se não gostassem, não faziam. Por isso quando fazem para você, estão fazendo para eles mesmos

Portanto, não caiam na ilusão de que o outro vive para você de uma forma apaixonada, sem esperar nada. Ele espera sim: que você aceite o que ele faz. Quando não aceita, quando reclama, ele mostra o quanto se sacrifica por você.

Portanto, o apego é uma armadilha que tira a paz porque é preciso que o outro lhe de paz para que tenha. Como o outro não está preocupado em lhe dar paz, mas em tê-la, apegar-se a alguém ou a alguma coisa é porta aberta para o fim da felicidade.

Este é o primeiro detalhe. Vamos adiante.