4ª conversa - Expectativas, Apego e Amor

Apegos - Dependência

Participante: como podemos amar de verdade, sem apego, sem insegurança com o futuro e o medo de perder. O que causa tanto sofrimento e atraso?

Sei que nós já conversamos sobre relações amorosas, mas como disse naquela época, quanto mais detalhado for o assunto para estudo, mais fácil se consegue argumentos para poder ficar em paz. Neste momento uma pessoa me faz uma pergunta sobre relação amorosa específica: a que contenha apego.

Será, então sobre o apego nas relações amorosas. Este tema é importante, porque o que vamos dizer hoje vale para o apego por qualquer coisa neste mundo.

A primeira coisa que temos que entender quando se fala de um tema desses é o próprio termo. Há mais de dezesseis anos falamos de apego. Vocês já me ouviram falar centenas de vezes sobre isso e lutam pelo desapego, mas se eu perguntar o que é apego, não sabem. Confundem apego com gostar, com querer, com amar.

Apego não tem anda a ver com isso. Trata-se de uma característica diferente. Trata-se de um gostar, mas de um gostar, amar e querer especial. Quando se ama com apego se dá uma característica diferente ao amor, ao gostar.

Que característica é essa? O apego dá ao apego a característica de dependência. Quem ama de forma apegada, quem tem apego a quem ama, tem uma dependência daquela pessoa que se ama, da coisa com o qual se convive.

O amor dependente é aquele onde existe uma incapacidade de se viver sem aquilo que se é apegado. Essa é a característica do apego: ele gera uma dependência. Por isso, o tempo inteiro em que falamos sobre apego nos últimos anos, estávamos falando de uma independência. Estávamos falando de se viver independente de pessoas ou objetos.

Será sobre isso, então, que falaremos agora. Iremos abordar as relações amorosas onde além do amor existe uma dependência física ou emocional.