O novo acordo - Carta aos Coríntios 2

Amizade com Deus por meio de Cristo

Reproduzir todos os áudiosDownload
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Parte 9

Sabemos o que quer dizer temer ao Senhor e por isso procuramos levar as pessoas à verdade. (Capítulo 05 – versículo 11)

O que quer dizer temer a Deus?

Participante: agora eu entendo que é saber que Ele vai nos dar de acordo com a nossa justa medida.

Ele vai lhe dar de acordo com a sua necessidade e não de acordo com os seus desejos. Sendo assim, se para a sua elevação espiritual você precisa perder o emprego, Ele lhe dará o desemprego. Se Ele, para a sua elevação espiritual, compreender que você precisa mudar de cidade ou de país, fará isso. Se para a sua elevação espiritual Ele compreender que você precisa ser assaltada, fará isso. Ele faz o que precisa ser feito e não o que você quer.

 O ser humano, como ainda tem desejos, tem querer e sonha que tudo isso deve ser acontecer, deve ter medo de Deus, deve temer ao Senhor, pois quanto mais forte o ser humano desejar uma coisa, mais Deus vai ter que agir contra isso. Ele age assim não por maldade, mas para provar ao ser humanizado que não adianta só desejar: é preciso trabalhar para Deus para receber qualquer coisa.

É isso que Paulo já havia compreendido há dois mil anos.

Deus nos conhece completamente, e espero que em seus corações vocês nos conheçam também. Não estamos querendo nos recomendar outra vez a vocês. Ao contrário, queremos dar motivos para terem orgulho de nós a fim de que possam responder aos que se sentem orgulhosos por causa da aparência e não pelo caráter. Pois, se estamos loucos, é em favor de Deus; e, se temos juízo, é em favor de vocês. Porque somos dominados pelo amor que Cristo tem por nós, pois reconhecemos que um homem morreu por todos, o que quer dizer que todos tomaram parte na sua morte. (Capítulo 05 – versículo 11 a 14)

Um homem morreu por todos nós... Jesus Cristo não morreu e nos deixou uma carta em banco dizendo: 'você pode pecar à vontade que eu já paguei a conta'. Não é isso...

Cristo ter morrido pela humanidade quer dizer que ao morrer daquele jeito ele mostrou o caminho para se alcançar a elevação espiritual. Passando e vivendo uma vida crística, passando pelas situações da vida com a consciência crística como ele passou, você alcança a elevação espiritual. É isso que Paulo nos fala quando diz que um homem morreu para nos salvar.

Na verdade um homem viveu aquela vida que culminou naquele desencarne para nos mostrar qual é o caminho para a elevação espiritual.

Ele morreu por todos para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que morreu e ressuscitou para o bem deles. (Capítulo 05 – versículo 15)

Jesus Cristo nunca viveu para si. Viveu para os outros, para nós, para nos ensinar... Nos ensinar o que? A não vivermos para nós, ou seja, para que não condicionemos a nossa felicidade. Para que não esperemos que aconteça aquilo que queremos para sermos felizes...

Este é o primeiro aspecto que podemos comentar sobre a morte de Jesus cristo. Mas há um outro...

Cristo morreu para nos ensinar o caminho, não é isso? Morreu daquele jeito para nos ensinar o caminho. Sendo assim, que culpa tem Pilatos? Que culpa tem Herodes? Que culpa tem os lanceiros que bateram nele? Que culpa tem Judas ao ser o instrumento da situação que levou Cristo à cruz?

Nenhuma... Não há culpa nenhuma na ação desses elementos... A culpabilidade deles só existem para aqueles que ao invés de aprenderem com Cristo, ainda querem não viver a mesma vida que Jesus Cristo viveu. Por isso acham culpados lá e aqui.

Vou repetir uma frase que eu digo sempre: no Universo não existem culpados de nada. Se há um culpado, esse chama-se Deus; se há uma culpa, a culpa é amar demais os seus filhos.

Participante: pode se dizer que a gente é culpado pelos sentimentos?

Não, não há culpa nem pelos sentimentos.

Veja, eu posso só ter raiva?

Participante: pode.

Não... Vamos entender isso...

Sempre que tenho raiva, nutro essa paixão por alguém ou alguma coisa. Apenas ter raiva ninguém tem. Seu eu tenho raiva, tenho raiva de uma pessoa, de você, etc.

Se eu tenho raiva de você é porque Deus já direcionou a minha raiva a você que precisava e merecia recebê-la. Portanto, tive raiva e Deus disse: tenha raiva daquela pessoa. Fez isso porque você merecia recebê-la. Se isso é verdade, eu não sou culpado de ter raiva de você. A culpa é sua, pois foi você quem mereceu.

Mas, você também não é culpada, pois você não fez nada para receber raiva. Culpado é Deus que direcionou a minha raiva para você. Mas, por que Ele fez isso? Tudo é prova... Deus direcionou a minha raiva para que você ao recebê-la pudesse exercer o seu livre arbítrio: servir a Ele ou servir a você mesmo e nesse último caso, me acusar de ter raiva de você.

Ele não fez isso para lhe machucar, mas por amor. Receber esta raiva é uma chance de realizar a elevação espiritual. Quando alguém lhe tiver raiva, é uma chance que Deus está lhe dando. Na verdade Ele está dizendo assim: 'aproveite este momento. Sinta-se amada, sirva ao próximo'...

Este momento é uma oportunidade de ouro para você se elevar.

Participante: quando eu sentir raiva ou quando eu receber?

Quando você receber a raiva.

Participante: e quando eu sentir?

Quando sentir, você pode também aproveitar para se elevar. Para isso, logo depois de senti-la, deve calá-la ao invés de ficar pensando:' eu não gosto mesmo daquela pessoa, ela não vale nada mesmo, ela é uma safada'.

Você pode cortar a raiva dizendo: 'gritei naquela hora, briguei e tive raiva. Agora acabou aquela hora e não quero mais ser instrumento de Deus para isso'.

Participante: ainda existe a culpa por sentir a raiva

Na verdade, ao você escolher a raiva sentimentalmente, não é culpada, pois o que fez foi apenas seguir uma crença diferente. Isso não é erro. Isso pode quando muito ser uma má utilização do livre arbítrio e não culpa.

Má utilização do livre arbítrio: você escolher o sentimento de raiva.

Por isso daqui em diante não vamos usar mais regras humanas quando julgarmos alguém. E se antes julgamos Cristo assim, agora não faremos mais isso. Quando alguém está unido com Cristo, é uma nova pessoa; acabou-se o que é velho, e o que é novo já veio. (Capítulo 05 – versículo 16 a 17)

O que é julgar Cristo por regras humanas? É dizer assim: 'Cristo, você se esqueceu de mim! Você me deixou ficar desempregado... deixou o ladrão entrar em minha casa... deixou matarem meu filho'!

Quando você pensa assim, está julgando Cristo com regras humanas. Isso porque a regra humana diz que você nunca deveria ser assaltada, que é melhor empregado que qualquer outro e que por isso não merecia ser mandado embora. Os seus valores humanos que são utilizados para julgar Cristo.

Melhor seria não julgar, mas se quer fazer isso, você precisa julgar Cristo e Deus pelas regras universais. Nelas está escrito que na hora em que você está desempregado existe uma grande chance para você despossuir coisas materiais. Portanto, louvado seja Deus que lhe deu essa oportunidade de amar a sua situação de desempregado e com isso conquistar o Reino do Céu.

É isso que Paulo está nos ensinando. O ser humano julga a espiritualidade pelas regras humanas ou seja, julga a espiritualidade pelo condicionamento ao qual está submetido. Ele espera que seja atendido seus desejos.

Tudo isso é feito por Deus. Que, por meio de Cristo. nos transforma de inimigos a amigos Dele. (Capítulo 05 – versículo 18)

Tudo é feito por Deus e por intermédio do Cristo e com o que Ele faz, nos transforma de inimigos em amigo de Dele.

Quando Deus nos dá através do Cristo a situação negativa, nos dá uma oportunidade de deixarmos de ser inimigos de Deus. Ou seja, aquele que grita contra Deus, que se lamuria, que sofre deve se transformar em amigo de Dele. Para isso é preciso louvar todas as situações.

E Deus nos dá a tarefa de fazer que os outros sejam também amigos Dele. A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, Ele está fazendo que eles sejam os seus amigos. (Capítulo 05 – versículo 18 a 19)

Deus não leva em conta os seus pecados... Interessante...

Sendo assim, quando você não se utiliza do amor, quando não serve aos outros você se torna inimigo de Deus, mas Ele não é seu inimigo. Ele não lhe dá a próxima situação negativa como castigo, como um inimigo que pune o outro, mas lhe dá sim uma nova oportunidade de elevação.

Tudo que acontece na sua vida não é o castigo de Deus mas é o amor Dele que diz assim: 'meu filho eu sei que você é muito criancinha. Da última vez você errou, mas agora vou lhe dar uma nova chance. Você deve fazer como Cristo disse: perdoar sete vezes setenta...

E Deus nos mandou entregar a mensagem sobre a maneira como Ele faz com que eles se tornem seus amigos.

Portanto, estamos aqui falando em nome de Cristo, como se o próprio Deus estivesse pedindo por meio de nós: em nome de Cristo, deixem que Deus os transformem de inimigos em amigos Dele. Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, tenhamos a vida santa que Deus quer.

Portanto, nós, como companheiros no serviço de Deus, pedimos o seguinte: não deixe que se perca a graça de Deus que vocês já receberam. Escutem o que Deus diz: 'Quando chegou o tempo de mostrar a minha bondade, Eu atendi o seu pedido e o socorri quando chegou o dia da salvação. Escutem! Esse é o tempo em que Deus mostra a sua bondade! Hoje é o dia de ser salvo!'. (Capítulo 05 – versículo 19 a 21, Capítulo 06 – versículo 01 a 02)

Todo dia, toda hora, todo o momento é o dia de você ser salvo. Todo momento é uma chance, uma oportunidade para cada um ser salvo.

Temos que deixar de levar a vida em cima das ondas e começar a aprender a mergulhar no mar. Passamos por cima da vida porque estamos sempre presos no futuro, sempre esperando chegar o amanhã para realizar a elevação espiritual. Mas Deus nos deu o hoje, o agora, esse momento para fazer...

Esse é o momento que você tem para realizá-la, seja ele qual for. Esse é o momento para buscar a sua elevação espiritual.

Por favor, pare de fazer com a busca a Deus a mesma coisa que se faz com regime: começo na segunda feira... Não dá certo, nem o regime você consegue começar na segunda feira...

Não queremos que alguém encontre defeito no nosso trabalho e por isso procuramos não atrapalhar ninguém. Ao contrário, mostramos em tudo que somos servos de Deus, suportando com muita paciência as aflições, as necessidades e as dificuldades. Temos sido surrados, presos e maltratados nas agitações populares. Temos trabalhado demais, temos ficado sem dormir e sem comer. Por meio da nossa pureza, conhecimento, paciência e delicadeza, mostramos que somos servos de Deus. Temos mostrado isso por meio do Espírito Santo, do nosso amor verdadeiro, da mensagem da verdade e do poder de Deus. Para atacarmos e para nos defendermos, usamos como arma aquilo que é certo diante de Deus e das pessoas. (Capítulo 06 – versículo 03 a 07)

O que é certo diante de Deus e das pessoas?

Participante: o amor

Então, vamos dizer em palavras de hoje o que Paulo falou. Paulo nunca foi santo. Aquele que recebia calado certas coisas, brigava com as pessoas por outras. Isso pode ser comprovado com a leitura da carta aos Coríntios 1: ela é cheia de brigas.

O que eu chamo de brigar é dizer que o que vocês estão fazendo está errado...

Só que Paulo faz tudo por amor. Mesmo quando brigava com os outros, usava o amor como intenção e não a crítica com a intenção de defender seu ponto de vista, para provar que ele estava certo.

Recebemos honras e desonras, insultos e elogios. Somos tratados como mentirosos, mas dizemos a verdade; como desconhecidos, embora estejamos bem conhecidos de todos; como se estivéssemos mortos, mas como vocês estão vendo continuamos vivos. Às vezes temos sido castigados, mas não estamos mortos. Às vezes somos entristecidos, mas continuamos sempre alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitos. Parece que não temos nada, porém de fato possuímos tudo.

Queridos amigos da cidade de Corintos, temos falado francamente e abrimos nossos corações a vocês. Não temos fechado os nossos corações; vocês é que tem fechado os corações para nós. Falo com vocês como se fossem meus filhos. Mostrem o mesmo sentimento que temos para com vocês e abram os seus corações. (Capítulo 06 – versículo 08 a 13)