Encarnação - Textos

Alterações do mundo

Preciso falar um detalhe importante para que não pairem dúvidas.

Disse que as coisas planetárias não podem ser alteradas, mas alguém pode me dizer: ‘o homem derruba uma montanha e com isso altera toda uma paisagem. Isso não alterou uma forma planetária’?

Não, a forma planetária é a forma de um morro e não um morro específico.

Aliás, se fossemos mais fundo na questão, nada aconteceu. Não houve morro algum que tenha sido alterado. Na verdade, a ideia da alteração foi gerada por um ego.

Para que tal fato acontecesse na realidade real, o monte precisaria antes existir. Mas, ele não existe: é apenas fluído cósmico universal. Como pode algo que não existe deixar de existir?

Portanto, o ato que estamos usando como exemplo, desmontar uma montanha alterando uma paisagem, não é uma alteração, mas uma presunção de ação.

Qual a diferença? Vivência se consiste na ideia que a personalidade humana cria de achar que a montanha será perpetuamente montanha. Quando isso acontece, ela acha que viverá eternamente com aquela realidade. Mas, isso não é real: a montanha permanecerá ali apenas enquanto isso for útil à grande aventura do espírito

Quando ela deixar de existir naquele lugar não houve alteração no programa, ou seja, o ser humano não mudou nada o que estava previsto. O que aconteceu foi uma sequência natural da programação.

Isso é uma coisa que precisa ficar bem clara. Não existe rio poluído, ou seja, nenhum rio alterou o seu estado de limpo para poluído: a poluição do rio já estava prevista e aconteceria inevitavelmente. Se já estava prevista, faz parte da programação da encarnações e, portanto, não houve alteração de programação, mas sim continuação da mesma programação. Na verdade há uma programação que dizia que até um dia aquele rio seria limpo e que a partir de determinada época ele se poluiria. Quando isso aconteceu não foi, portanto, a programação que se alterou, mas trata-se de etapas com formas diferenciadas da mesma programação.

Aliás, não sei porque estão surpresos com o que estou falando agora. A programação de alterações nas partes genéricas e particulares do mundo humano faz parte do ensinamento budista que fala da impermanência das coisas. A impermanência de todas as coisas está projetada e programada na parte técnica do ego.

O ciclo das coisas terrestres são programados e as mudanças que possam ocorrer nelas não se consiste em alterações daquilo que foi projetado para acontecer. Quis fazer essa ressalva para que isso ficasse muito claro.

Agora, este mesmo pensamento serve para as formas particulares. Se uma personalidade humana perde, por exemplo, uma perna, ou seja, o desenho do seu corpo passa a não contar mais como uma perna, isso não quer dizer que algo aconteceu errado durante a vivência da encarnação, mas que a alteração já tinha sido projetada por Deus antes da encarnação. Isso porque essa alteração é um instrumento de provação para o espírito.

Sendo assim, não posso dizer que aqueles que destruíram uma montanha, poluíram um rio ou causaram a perda de um membro do corpo humano são culpados de alguma coisa. Eles são apenas instrumentos para a criação da ilusão que os espíritos aventureiros precisam para suas provações.

Participante: dentro do tema que estamos conversando hoje, podemos dizer que o planeta terra está evoluindo?

Sim, o planeta Terra está evoluindo e irá evoluir mais. O novo mundo irá surgir e com ele muitas das formas planetárias e individuais serão alteradas. Só não posso dizer que a evolução seja o que você espera.

Por exemplo, você espera que a evolução traga rios mais limpos, menos emissões de gases que causam alteração no tempo. Isso não é real. A evolução, se este for o desígnio de Deus para as provações dos espíritos, pode ser marcada pela poluição de mais rios ou pelo aumento da emissão de gases.

Eu trato a questão de evolução como mudanças que levem às provações necessárias para os espíritos; você trata a mesma questão como algo bom para a os anseios humanos. Por isso lhe digo que o planeta está evoluindo, mas pode ser que você não veja do mesmo jeito.

Participante: dentro das programações que o senhor citou, podemos dizer que a segunda guerra mundial estava programada e ela aconteceu para a evolução do planeta?

A segunda, primeira e todas as sem números também. Não só a guerra de exércitos, mas a guerra urbana (os assaltos, os sequestros). Tudo é programado para a evolução do planeta.

É sobre isso que vamos falar agora.