Senhor, Senhor

A vida humana e o livre arbítrio

Participante: mediunidade a gente pode desenvolver ou acontece quando tem que acontecer?

No Universo não existem espíritos de primeira classe, nem de segunda. O que um tem, todos têm. Agora, usa o que precisa para aquela prova, para aquela missão.

Então, se precisar usar da mediunidade nessa vida, você vai usar. Se não precisar, jamais vai usar. Mas médiuns todos são.

Participante: há alguma previsão da espiritualidade para que não haja mais livre arbítrio?

Alguma previsão para que não haja mais livre arbítrio aqui na Terra?

Primeiro, para cassar o livre arbítrio, não ter mais, ele teria de existir agora. Como ele não existe, não há nada para ser cassado.

O ser humano não faz o que quer. Se vocês conseguissem fazer o que querem, todo mundo viveria uma vida maravilha. Só aconteceria o que querem, nunca ficariam doentes, nunca ficariam sem dinheiro, nunca ficariam sem a mulher que querem.

Você consegue viver assim? Não, nem você, nem nenhum ser humano. Tudo que lhe acontece é determinado: vida, acontecimentos. Por que? Porque você não tem uma vida. Quem tem uma vida é o humano.

O humano tem uma vida para viver. Você é um espírito, por isso tem provas para fazer.

Participante: Joaquim, você disse que a vida não é feita de escolhas, mas pode se alterar a vida.

Impossível se alterar a vida. Isso segundo O Livro dos Espíritos. Depois de encarnado ser não pode alterar a programação que fez antes de encarnar.

Participante: por que, então, o homem nega a Deus. Na existência dele?

O homem não nega a Deus na sua existência. Alguns negam, mas hoje em dia são muitos poucos. O homem, na verdade, prende Deus no céu para não atrapalhá-lo aqui.

“Deus, você fica aí em cima que aqui mando eu. Agora, quando eu não conseguir o que quero, abro uma porta, chamada igreja, centro, e digo o que quero que Você faça”.

O ser humano reza todo dia o Pai Nosso, diz que quer que venha o Vosso Reino, mas somente se esse coincidir com o que ele quer. Se não for, ele não aceita.

Na verdade, o homem não nega a Deus. O que ele faz é escraviza-Lo. Quer mantê-Lo preso numa senzala no céu e na hora que não consegue dominar os acontecimentos de sua existência, O solta e manda fazer o que ele quer.